<

Flor de lótus: qual é o significado e simbologia desse tesouro do oriente


A Flor de Lótus tem várias denominações: Padma, Lótus da Índia, Lótus sagrado e Lótus egípcio. Independente da nomenclatura, a Flor de Lótus é considerada sagrada em muitas culturas, dado ao seu significado de pureza espiritual.

Essa planta aquática floresce em águas lodosas e para o budismo, ela é sinônimo de pureza do corpo e da mente. Por ser acolhida por água suja, que podem ser comparados aos prazeres carnais, a Flor de Lótus desabrocha limpa e imaculada, buscando pela luz do sol que representa elevação espiritual.

Reza a lenda antiga que Buda, quando deu os primeiros passos, fez desabrochar flores de Lótus por onde quer que andasse. Geralmente, em regiões asiáticas, as divindades são representadas tendo algum tipo de contato com essa flor.

Já no âmbito da leitura, a Flor de Lótus é sinônima de beleza, elegância, inocência, graça perfeição, pureza e graça. Geralmente ela é associada à visão de mulher perfeita.

Para a ciência, a Flor de Lótus representa um enigma. Como essa misteriosa flor sobrevive a um ambiente sujo e é capaz de repelir partículas de pó e microrganismos? Essa é uma pergunta que ainda está procurando por respostas.

Flor de Lótus e suas cores

  • Branca: geralmente apresentada com oito pétalas, a flor branca de Lótus representa pureza, inocência, natureza imaculada;
  • Azul: Associada aos sentidos do corpo humano pode significar conhecimento e sabedoria. Como está quase sempre fechada, a Flor de Lótus azul raramente mostra o seu interior.
  • Vermelha: Esta cor da flor está intimamente associada ao coração. É sinônimo de paixão, amor e compaixão, qualidades e sentimentos que são provenientes de um coração apaixonado.
  • Rosa: É associada à divindade. Como existe a lenda relacionando a Flor de Lótus Rosa ao Buda, essa flor é considerada como a mais importante dentre as flores de Lótus.

Tatuagem Flor de Lótus e Yoga

Muitas pessoas tatuam o símbolo da Flor de Lótus por diversos significados diferentes. No Japão, por exemplo, quem tatua o símbolo da flor geralmente faz o desenho do conjunto com o peixe Koi. O significado dessa tatuagem é individualidade e força.

Muitas pessoas querem essa marca eterna em seus corpos simbolizando o caminho para a evolução pessoal, o que torna a tatuagem cheia de significado.

Na Yoga, a posição Flor de Lótus ou Padmásana é a postura de meditação tradicional da prática, onde a pessoa se senta e entrelaça as pernas, pousando as mãos sobre os joelhos.

Flor de lótus

Flor de Lótus na Mitologia Grega

Segundo a Mitologia Grega, a flor era ingerida por Lotógrafos, um povo que vivia em uma ilha e que a usavam como narcótico por causa do seu efeito que causa um sono pacífico e também amnésia.

Um episódio da Odisseia de Homero relata a história de três homens que têm a missão de investigar a ilha. No entanto, eles comem a Flor de Lotus e perdem a memoria, esquecendo-se de voltar ao barco. Ulysses então resgata os homens e amarra-os no navio para que eles não fujam de volta à ilha da Flor de Lótus.

Ela simboliza, segundo a raiz grega, paz, fertilidade, sol, prosperidade, nascimento, energia, renascimento, sexualidade e sensualidade.

Pétalas da Flor de Lótus

O lodo, onde a Flor reside, têm impurezas capazes de matar outros tipos de flor. Mas esse não é o caso dessa flor peculiar. A capacidade de autolimpeza dessa planta aquática é incrível, deixando suas pétalas livres de sujeiras e limpas de maneira imaculada. Para os budistas, essa autolimpeza representa o poder de auto cura.

As oito pétalas são comparadas as oito direções do espaço. Aparece em mandalas porque são símbolos de harmonia cósmica.

Lendas da Flor de Lótus

Lendas da Flor de Lótus

Cada cultura enxerga sua própria versão da flor. Vamos considerar cada uma nesse tópico.

Egito

Os egípcios acreditavam que a Flor de Lótus era relacionada à criação do mundo. Segundo é retratado em suas paredes, a flor de Lótus era o umbigo do deus Vishnu e dessa união nasceu Brahma, outra divindade egípcia.

É comum também os egípcios associarem a Flor de Lótus com o renascimento. Ra também já foi retratado como flor, onde suas pétalas se fecham durante a noite e brotam ao amanhecer, lembrando a Flor de Lótus.

Hinduísmo

Na índia, uma lenda conta a história do nascimento da Flor de Lótus. Ela fala sobre quatro irmãos representando os elementos naturais da criação: Fogo, Terra, Agua e Ar. Todos eles tinham um papel fundamental e contribuíam para vida.

Porém um dia, ao conversarem debaixo de uma árvore, discutiram sobre a ingratidão humana, que não valorizava a criação. A história conta que eles decidiram em uníssono que ao invés de punição, deixariam uma recordação do quanto á vida é importante e como cada um pode contribuir para melhorá-la.

No lago próximo, decidiram criar uma planta que tinha suas raízes fixas na terra, mas que crescia em meio à água. Ela também precisava respirar, por isso subia à superfície.

A terra cuidou de suas raízes e alimentou a planta. A água também contribuiu, fornecendo o que fosse necessário para o crescimento da haste. O vento limpava suas impurezas enquanto o fogo oferecia o calor do sol, fazendo a Flor de Lótus desabrochar. Essa lembrança pura foi deixada para que o homem pudesse valorizar a criação e se encantar ao mesmo tempo.

Frase simbólica sobre a Flor de Lótus por Silvia Kawanami

 “ (…) Muitas vezes nós só conseguimos enxergar o lado ruim das coisas, sendo pessimistas, reclamando da vida, porém sem fazer nada para mudar o destino. O segredo é seguir o exemplo da Flor de Lótus, que mesmo em meio ao lodo em que vive, não há nada que a impeça de florescer tão bela e formidável. Portanto, devemos deixar as mazelas de lado e se preocupar em produzir algo puro e belo, assim como a Flor de Lótus faz diariamente e com toda a tranquilidade. ”

Veja também: Miscigenação.