Paisagem Natural

Paisagem natural é o termo utilizado para se referir àquelas paisagens onde há ausência de elementos culturais e para se referir aos aspectos naturais de uma paisagem.


A paisagem natural é aquela onde não houve interferência pela ação humana, ou seja, é um lugar onde se encontra elementos naturais, como, árvores, montanhas, rios, geleiras, desertos, dentre outros. Esse contexto está cada vez mais ameaçado, pois até nos lugares mais inóspitos já ocorreram algum tipo de transformação proveniente da ação humana. Um exemplo disso é o desmatamento da Floresta Amazônica.

As paisagens naturais estão passando por várias mudanças, cada vez mais rotineiras, e assim está perdendo suas formas naturais, sua evolução natural. Devemos nos atentar a isso, pois é algo que dependemos para sobreviver, necessitamos de todos os elementos naturais, todos nos seus determinados lugares, das árvores constituindo as florestas, das geleiras na Antártica, dos rios cheios de água e sem poluição. Cada aspecto natural tem sua função especifica, agindo frequentemente para que o ciclo natural aconteça de forma ideal.

Vale ressaltar que os homens tem sua culpa pelo acontecimento de muitas catástrofes naturais, porque a poluição, queimadas, desmatamento, entre outros, colaboram para que elas aconteçam, como o derretimento das geleiras do Ártico e da Antártica que sucederam com o aquecimento global do planeta. Com isso, a terra terá impactos, sendo eles, escassez de água doce, inundações, extinção de lugares e animais, desaparecimento de recifes de corais, retorno de doenças letais e muitos outros danos irreversíveis.

Veja também: O que é Paisagem?

Paisagem Natural e Paisagem Modificada

Como descrevemos a cima, caso ocorra alguma alteração na paisagem natural pelo ser humano ela é denominada de paisagem modificada, humanizada ou artificial. Logo, quando o homem desmata um local ele estará modificando aquela paisagem, seja para construção de uma casa ou para fazer uma estrada.

Cabe lembrar que cada pessoa descreverá uma paisagem de um jeito particular, porque cada um de nós temos um olhar individual, somos diferentes um dos outros e por isso apresentamos particularidades distintas dos outros. Assim sendo, eu posso olhar para uma mata e dizer que ela é linda, que nela consta muitas árvores, que é um ambiente calmo, etc. Já meu amigo disse que o lugar é feio, apresentando uma mata sem vida, um lugar úmido. Esse exemplo distingue como as pessoas tem suas perspectivas.

Paisagem Estática e Paisagem Dinâmica

Tanto a paisagem natural quanto a paisagem modificada são classificadas de dois modos, sendo eles:

Paisagem Estática: está paisagem pode ser relacionada a um ambiente parado, estagnado, como por exemplo, uma cachoeira (paisagem natural) ou um edifício (paisagem modificada).

Paisagem Dinâmica: está paisagem está associada com ambientes dinâmicos, como, animais correndo na floresta (paisagem natural) ou a movimentação dos automóveis em uma rua (paisagem modificada).

Paisagem Estática e Dinâmica

Atividade sobre Paisagem Natural

Uma atividade para que os alunos consigam fazer a diferenciação de desastres que foram ocasionados com a “ajuda” humana e aqueles que de fato são desastres naturais, onde a sociedade não tem controle sobre eles. Um desastre causado pela ação humana que você professor poderá usar de exemplo é o do rompimento da barragem de brumadinho, onde deixou vários mortos.

Sugira que os alunos se reúnam em duplas ou grupos e selecione dois desses desastres, sendo um natural e outro provocado pelo homem e desenhe ou cole figura dos mesmos.

Após isso, discuta o tema em sala, podendo ser numa roda de conversa ou de apresentação de trabalho.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.