4º Ano, Plano de Aula

Planejamento anual 4 ano


Selecionamos nesta postagem algumas sugestões e dicas para o seu Planejamento anual 4 ano, do ensino fundamental.

O planejamento não é qualquer tipo de reflexão que se pretende e sim algo articulado. De acordo com o professor Nélio Parra (1972), planejar consiste em prever e decidir sobre: o que pretendemos realizar; o que vamos fazer; como vamos fazer e o que e como devemos analisar a situação a fim de verificar se o que pretendemos foi atingido.

Não deixe de ver:

O planejamento escolar inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. O planejamento é um meio para se programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação.

E foi pensando nisso que selecionamos essas ideias para o seu Planejamento anual 4 ano, confira:



Planejamento anual 4 ano em PDF

Planejamento anual 4 ano do Ensino Fundamental

Esse planejamento anual 4 ano que iremos compartilhar a seguir, foi elaborado pela CEVIVA .

A CEVIVA tem por finalidade uma ação educativa priorizando a formação de educandos preparados para o exercício da cidadania, mantendo como norteadores os princípios da responsabilidade, da criatividade, da autonomia, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais, assim como a prática de educação e cuidados que possibilitem a integração entre aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos, linguísticos e sociais da criança, além de desenvolver e assegurar a formação ao bem comum, para progredir no trabalho e em estudos posteriores, com as funções indispensáveis e indissociáveis: educar e cuidar.

O material é bem completo e contempla todas as disciplinas do 4º ano do Ensino Fundamental.


Planejamento anual 4 ano de Língua Portuguesa

Planejamento anual 4 ano do Ensino Fundamental

OBJETIVO GERAL:

Dar condições para que o aluno construa seu conhecimento linguístico, por sucessivas aproximações, relacionando e reorganizando hipóteses, instrumentalizando o aluno para obter informações, defender seu ponto de vista, compartilhar suas idéias e produzir seus próprios textos orais e escritos, com eficiência e em seus diversos contextos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Compreender o sentido nas mensagens orais e escritas de que é destinatário direto ou indireto;

  • Ler, interpretar, produzir textos diversificados com coerência;
  • Conscientizar o aluno da irregularidade na escrita e consultar o dicionário para extinguir dúvidas;
  • Distinguir fatos principais e secundários em textos, identificando e caracterizando personagens;
  • Os objetivos específicos envolvendo ortografia e gramática serão contextualizados e de acordo com o tema a ser estudado.

1- GÊNEROS TEXTUAIS

  • Textos que se sabe de cor conforme interesse da turma: (trava-línguas, canções, parlendas);
  • Textos extras  verbais: imagens, fotos e pinturas;
  • Contos;
  • Cartazes;
  • Entrevista;
  • Biografia;
  • Lendas;
  • Fábulas;
  • Poesias;
  • História em quadrinhos;
  • Cartas. Bilhetes, convites e receitas;
  • Textos científicos e históricos;
  • Instrucional: regras de jogos, bulas de remédios;
  • Informativos: notícias, anúncios, artigos, classificados, relatórios, manual de instruções;
  • Leitura de textos diversos;
  • Leitura dramatizada;
  • Relatos com seqüência lógica (começo, meio e fim);
  • Debates, opiniões, entrevistas;
  • Leitura em voz alta;
  • Variedades linguísticas (aspectos regionais) gírias, sotaques, etnias…
  • Produção de textos dos gêneros acima citados;
  • Parágrafos;
  • Reescrita;
  • Revisão de textos produzidos pelos alunos;
  • Reconhecimento das idéias globais do texto;
  • Identificação do autor, ilustrador e portador dos textos trabalhados e lidos;
  • Noção de textos;
  • Intenção do autor;
  • Interpretação de frases e expressões;
  • Sentido próprio e figurado;
  • Relação tema e título;
  • Resenha: Personagens, ambiente, coesão (inicio, meio e fim), conflito (fatos que ocorrem durante a história), análise e opinião do livro.

2- GRAMÁTICA

  • Encontro vocálico e consonantal;
  • Separação silábica para entendimento das regras de acentuação gráfica e também para utilização correta no final da linha
  • Acentuação gráfica: oxítona, paroxítona e proparoxítona;
  • Substantivos: próprios e comuns, simples e compostos, derivados e coletivos, gênero, número e grau;
  • Uso de sinônimos nas produções textuais;
  • Uso de adjetivos nas produções textuais, com o propósito de deixar os textos mais bonitos e interessantes de ler, de acordo com a situação e gênero trabalhado;
  • Artigo definido e indefinido em substantivos sobrecomuns;
  • Uso dos pronomes;
  • Verbos (presente, passado e futuro), concordância verbal;
  • Pontuação associada ao gênero textual que está trabalhando;
  • Procedimento de uso do dicionário e procedimento de busca para pesquisa em enciclopédia, listas, etc…

3- ORTOGRAFIA

  • Regulares diretas: f/v,t/d,p/b,m/n;
  • Regulares contextuais;
  • Regulares gramaticais;
  • Irregulares: x/ch, sons do x, c/SS, g/j, s/z, c/ç, SS/SC, gue/que.

Confira mais em: A importância do planejamento escolar


Planejamento anual 4 ano do Ensino Fundamental em PDF

Planejamento anual 4 ano do Ensino Fundamental

Esse maravilhoso Planejamento anual 4 ano do Ensino Fundamental, foi elaborado pelo colégio Imaculada Conceição, confira o link a seguir para baixar em PDF:


Planejamento anual 4 ano de Artes para imprimir

Planejamento anual 4 ano do Ensino Fundamental Planejamento anual 4 ano do Ensino Fundamental


Planejamento anual 4 ano de História para imprimir

Planejamento anual 4 ano do Ensino Fundamental Planejamento anual 4 ano do Ensino Fundamental


Planejamento anual 4 ano de Geografia para imprimir

Planejamento anual 4 ano do Ensino Fundamental Planejamento anual 4 ano do Ensino Fundamental


Planejamento anual 4 ano de Ciências para imprimir

Planejamento anual 4 ano do Ensino Fundamental Planejamento anual 4 ano do Ensino Fundamental Planejamento anual 4 ano do Ensino Fundamental Planejamento anual 4 ano do Ensino Fundamental


Planejamento anual 4 ano de Matemática para imprimir

Planejamento anual 4 ano do Ensino Fundamental Planejamento anual 4 ano do Ensino Fundamental Planejamento anual 4 ano do Ensino Fundamental Planejamento anual 4 ano do Ensino Fundamental


Planejamento anual 4 ano de Português para imprimir

1º Bimestre

Planejamento anual 4 ano do Ensino Fundamental

2º Bimestre

Planejamento anual 4 ano do Ensino Fundamental

3º Bimestre

Planejamento anual 4 ano do Ensino Fundamental

4º Bimestre

Planejamento anual 4 ano do Ensino Fundamental


Planejamento anual 4 ano de Geografia

Planejamento anual 4 ano do Ensino Fundamental

O principal objetivo da geografia é o estudo das relações entre sociedade e natureza, oferecendo subsídios para que o aluno compreenda o espaço em que vive. A abordagem da geografia parte do olhar da geografia e por essa razão, preocupa-se em desenvolver adequadamente os conceitos, os procedimentos e as formas de raciocinar próprios da disciplina.

OBJETIVOS

  • Orientar-se no espaço e no tempo em que vivemos ampliando sua participação espacial;
  • Perceber-se como ser integrante e transformador do meio em que vive;
  • Orientar-se no tempo, usando o sol como ponto de referencia e nomear os pontos cardeais;
  • Manifestar pensamento crítico diante dos problemas sociais, econômicos e políticos;
  • Reconhecer a importância da ação do homem no reaproveitamento dos recursos naturais e na preservação do meio ambiente;
  • Manusear mapas, localizando continentes, país, estado e cidades;
  • Conhecer as teorias da origem do universo;
  • Trabalhar noções de tempo, espaço e relações sociais;
  • Compreender cultura como conjunto e experiências acumuladas pelo homem ao longo do tempo;

CONTEÚDOS

  • Sistema solar;
  • O universo;
  • Brasil;
  • Santa Catarina no Brasil;
  • Curitibanos em Santa Catarina;
  • Leitura cartográfica.

ORIENTAÇÃO GEOGRÁFICA ESPACIAL:

  • Pontos cardeais;
  • Orientação pelo sol;
  • Orientação pela bússola e demais aparelhos;
  • Orientação pelo cruzeiro do sul.

MUNICÍPIO (localização):

  • Situar o município no estado, na região, no país, no continente e no mundo;
  • Planta do município (bairro, ruas, pontos de destaque e distritos);
  • Limites do município;
  • Espaço urbano.

MUNICÍPIO (aspectos físicos):

  • Noção de relevo;
  • Conceitos de relevo e formas de relevo;
  • Relevo do município;
  • Conceito de clima;
  • Clima do município;
  • Conceito de vegetação;
  • Vegetação do município;
  • Conceito de hidrografia;
  • Hidrografia do município;
  • Inter-relação homem X natureza.

MUNICÍPIO (aspectos econômicos):

  • Conceito de agricultura;
  • Agricultura do município;
  • Conceito de pecuária;
  • Pecuária do município;
  • Matéria prima e industrialização;
  • Indústria e comercio do município;
  • Conceito de importação e exportação;
  • Importação e exportação do município;
  • Turismo no município e região.

Veja também: Modelos de planejamento escolar anual do 1° ao 5° Ano


Planejamento anual 4 ano de Matemática

Planejamento anual 4 ano do Ensino Fundamental

OBJETIVO GERAL

Desenvolver raciocínio lógico, oportunizando a construção de conceitos fundamentais, contribuindo para a melhoria do meio interagindo e trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Ampliar o significado do número natural pelo seu uso em situações-problemas e pelo conhecimento de relações e regularidades;
  • Ampliar os procedimentos de cálculos mentais, escritos, exatos e aproximados pelo conhecimento dos fatos fundamentais;
  • Relacionar a multiplicação a adição de parcelas iguais, construírem tabuada, reconhecendo e facilitando as técnicas operatórias;
  • Reproduzir desenhos geométricos;
  • Identificar números pares e impares;
  • Dominar as quatro operações e prova real;
  • Fazer a leitura e escrita dos números identificando antecessor e sucessor;
  • Resolver expressões numéricas seguindo a ordem das operações (sinais);
  • Representar frações de figuras ou de objetos representando em forma de desenhos lendo e escrevendo as frações mais comuns;
  • Conhecer a unidade monetária brasileira, distinguindo seu valor e resolvendo situações problemas;
  • Construir o significado de números racionais e de sua representação fracionária;
  • Determinar o sucessor e antecessor de diferentes números.

CONTEÚDOS

HISTÓRIA DOS NÚMEROS – Sistema de numeração decimal:

  • Unidade simples, milhar;
  • Leitura e escrita;
  • Valor posicional, antecessor e sucessor;
  • Ordem crescente e decrescente;
  • Composição e decomposição;
  • Par e ímpar.

NUMERAIS

  • Números ordinais (leitura, escrita e emprego no cotidiano);
  • Números romanos.

OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS

  • Adição, subtração, multiplicação e divisão;
  • Prova real e terminologia;
  • Expressão numérica com as quatro operações (simples-parênteses);
  • Situações -problema com as quatro operações – interpretação, formulação e resolução;
  • Multiplicação e divisão por 10, 100 e 1000;
  • Dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo;
  • Exercícios mentais;
  • Sistema monetário.

NÚMEROS RACIONAIS

  • Frações (conceito, termo de uma fração, leitura e escrita e tipos de frações).

NÚMEROS DECIMAIS

  •  Reconhecer quantidades, leitura e escrita, operações e problemas (noção).

SISTEMA DE MEDIDAS

  • Produção e histórico cultural;
  • Tempo;
  • Comprimento;
  • Capacidade.

GEOMETRIA (sem aprofundar)

  • Simetria e outras características das formas geométricas na natureza, nas artes e nas edificações;
  • Ponto, reta, segmento de reta, linhas;
  • Polígonos;
  • Ângulos;
  • Círculos, triângulos, quadriláteros;
  • Construção e análise de gráficos (leitura e interpretação).

ESTATÍSTICA

  • Produção histórico cultural;
  • Leitura, interpretação e construção de gráficos e tabelas.

Veja mais: Planejamento Anual


Planejamento anual 4 ano de Ciências

Planejamento anual 4 ano do Ensino Fundamental

Favorecer o desenvolvimento de uma postura reflexiva e investigadora sobre a vida e sua condição na natureza, percebendo-se como um todo dinâmico que interage com o meio e o transforma, visando a melhoria das suas condições de vida e da sua comunidade, tendo uma relação de harmonia com os demais seres vivos e outros componentes da natureza.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Compreender o processo de evolução da terra, identificando seus movimentos;
  • Distinguir o meio biótico e abiótico;
  • Comparar as diferentes misturas na natureza, identificando a presença da água, solo, ar, rochas;
  • Conhecer os recursos naturais e compreender a importância de sua preservação para a manutenção da vida na terra, evitando seu desperdício;
  • Reconhecer a importância da água, discriminando suas propriedades;
  • Despertar para o problema da poluição do ar e sua solução;

CONTEÚDOS

  • Higiene e saúde;

O AR:

  • Importância do ar para os seres vivos;
  • Elementos que poluem o ar;
  • Doenças transmitidas e/ou provocadas pela contaminação ou poluição do ar;
  • Experiência com o ar e sem ar;
  • Curiosidades sobre o ar.

A ÁGUA:

  • Água: composição química, propriedades, estados físicos, ciclo da água na natureza;
  • Importância para os seres vivos.
  • Elementos que a poluem.
  • Estados físicos da água.
  • Aquífero Guarani.
  • O ecossistema em relação aos recursos: ar, água e solo.
  • A água como elemento essencial à vida;

SOLO:

  • Práticas conservacionistas;
  • Saneamento básico em relação ao município;
  • Solo característico do município;
  • Doenças que podem ser adquiridas pela poluição ou falta de saneamento básico. 

TRABALHAR EM TODOS OS CONTEÚDOS OS TEMAS:

  • Higiene.
  • Saúde.
  • Economia ( o cuidar ) dos recursos naturais.


Planejamento anual 4 ano de História

Planejamento anual 4 ano do Ensino Fundamental

Oferecer ao aluno instrumentos essenciais para a compreensão e intervenção na realidade social, ampliando, assim, sua capacidade de observar, conhecer, ampliar, comparar e compreender as características do lugar em que vivem e de diferentes paisagens e espaços geográficos. Possibilitando assim ao aluno condições necessárias à aquisição de conhecimentos que leva a compreender e questionar o mundo e a sociedade em que vivemos, através de estudos das sociedades humanas onde o homem é visto como ser histórico, que se constrói através de sua produção, situado historicamente no seu tempo e espaço.

OBJETIVOS

  • Registrar e conceituar informações sobre o município (clima, vegetação, relevo, atividades econômicas, etc…);
  • Relacionar as condições de vida no campo e na cidade;
  • Relacionar a agricultura, pecuária, indústria, comercio e serviços envolvendo meios de transporte e comunicação no município;
  • Reconhecer a evolução dos fatos históricos, sociais, econômicos e culturais do bairro, município, estado e país;
  • Conhecer os fatos que deram origem a Curitibanos, através de documentos, história, relatos e informações;
  • Caracterizar as semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais que delimitam as ações do homem curitibanense;
  • Identificar as autoridades do município e sua organização política;
  • Conhecer os símbolos do município.

CONTEÚDOS – Pré – colonização:

  • Povo indígena: tribos e cultura;
  • Colonização;
  • Fundação (ocupação);
  • Linha do tempo;
  • Os primeiros habitantes;
  • Grupos étnicos que o formaram;
  • Cultura, tradições e lendas;
  • Tropeirismo e passagem de gado;
  • Origem do nome, famílias pioneiras, cotidiano, organização social (escola e igreja);
  • Emancipação do município;
  • Atividades desenvolvidas no município: comércio, indústria, lazer, turismo, meios de comunicação, transporte e moradia;
  • Organização política municipal: eleições, prefeitos, vereadores;
  • Os serviços públicos;
  • Símbolos e hinos;
  • Legislação municipal;
  • Guerra do contestado (causas e conseqüências);
  • Revolução farroupilha;
  • Datas cívicas.

Não deixe de conferir: O Planejamento e recepção na adaptação da Educação Infantil


Planejamento anual 4 ano do Ensino Fundamental – Geografia

Planejamento anual 4 ano do Ensino Fundamental - Geografia

Planejamento anual 4 ano do Ensino Fundamental – História

Planejamento anual 4 ano do Ensino Fundamental - História

Planejamento anual 4 ano do Ensino Fundamental – Ciências

Planejamento anual 4 ano do Ensino Fundamental - Ciências


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *