Datas Comemorativas, Educação Infantil, Plano de Aula

Plano de Aula Dia da Escola


Confira nesta postagem algumas dicas e sugestões para o seu Plano de Aula Dia da Escola, indicadas para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Você sabia que o Dia da Escola é comemorado anualmente no dia 15 de Março? Isso mesmo, esta data celebra uma das instituições de maior importância para a formação educacional da população: a escola.

Veja também:

É na escola que o indivíduo aprende e põe em prática vários conceitos essenciais para manter uma vida em sociedade. Além disso, também é na escola que as pessoas começam a desenvolver o senso crítico, importante para a construção de uma comunidade politizada e menos alienada.

E justamente por essa importância, resolvemos compartilhar com vocês algumas dicas e sugestões para o seu Plano de Aula Dia da Escola, veja:



Plano de Aula Dia da Escola – A história de minha escola e a minha história nessa escola

Objetivos:

  1. Conhecer a história da escola.
  2. Resgatar elementos de sua história na escola.
  3. Valorizar as situações vividas, as relações construídas, bem como as experiências de aprendizagem na escola.
  4. Reconhecer a escola como espaço de construção de conhecimento e de história de vida.
  5. Relembrar situações que tenham sido vividas pelo aluno na escola de forma prazerosa e desprazerosa.

Primeiro Momento:

1º Momento: Professor/a, introduza o tema da aula convidando os/as alunos/as para acompanharem a história: Turma da Mônica- Na escola.

2º Momento: Explore a história com os/as alunos/as: Na sua percepção, qual a expectativa da Mônica em relação à escola? Como a Mônica se sentiu ao ouvir de sua mãe que ela teria que esperar um pouco mais para entrar na escola? Quando a Mônica brincou de escolinha,  que imagem ela construiu da escola? Vocês acham que o que aconteceu na brincadeira da Turma da Mônica acontece de fato na escola real? Você se lembra quando entrou na escola ou já ouviu alguém contar sobre como foi esta experiência em sua vida?

3º Momento: Após essa exploração do vídeo, proponha aos/as alunos/as a seguinte reflexão sobre a escola em que estudam:

  1. Há quanto tempo eu estudo nessa escola?
  2. O que sei sobre a criação da minha escola?
  3. Qual a idade da minha escola?
  4. Quantos/as alunos/as tem em minha escola? Quantos professore/as e funcionários/as?
  5. De onde vem os/as alunos/as que estudam aqui?
  6. Qual é o/a professor/a mais antigo/a da escola?
  7. Quem são os professores que trabalham aqui?

4º Momento: Professor/a, peça aos/às alunos/as que registrem em folha separada as respostas às questões. No momento da socialização, registre as informações dos/das alunos/as na lousa. Divida a turma em trios e solicite que pesquisem em materiais on-line e impressos, informações sobre a escola em que estudam.

5º Momento: Após essa exploração inicial, solicite aos/as alunos/as que estruturem uma entrevista para ser realizada com o/a diretor/a da escola buscando as principais informações sobre a história da sua escola. Se a escola tiver fotos antigas, solicite a cópia de tal material para posterior utilização. Oriente os/as alunos/as a fazer um relatório da entrevista e arquivá-lo em uma pasta.

6º Momento: Montar um painel em papel pardo do tamanho de um “outdoor” ou no formato de um “banner” com todas as informações sobre a escola e cópias de fotos (caso tenham) para ser exposto posteriormente em lugar de fácil acesso. Sugere-se como título do Banner: “A história da minha escola”

Segundo momento:

1º momento: Convide os/as alunos/as para assistirem ao vídeo “A Escola- Paulo Freire”

2º Momento: Explore o vídeo com os/as alunos/as: O que o vídeo retrata? Na sua percepção, escola é lugar de gente? De que “gente” Paulo Freire está falando? O que o autor quis dizer com “Nada de ilha cercada de gente por todos os lados”? Quem são as pessoas que compõem a sua escola? Será que tenho amigos/as na escola em que estudo? Será que a minha escola é lugar de felicidade?

3º Momento: Proponha um passeio pela escola a fim de que os alunos/as observem tanto o espaço físico, quanto o funcionamento da mesma. Oriente os/as alunos/as a registrarem suas principais observações. Caso seja possível, solicite aos/as alunos/as que fotografem cenas e espaços que lhes chamarem à atenção.

4º Momento: Ao retornar à sala, solicite aos/as alunos/as que procurem se lembrar dos espaços e cenas da escola que mais lhes marcaram e façam ilustrações por meio de desenhos.

5º Momento: Professor/a, leve para a sala materiais diversos para a construção de maquetes da escola. Sugestão de alguns materiais: isopor, palito de picolé, caixas de fósforos, palito de churrasco, cola, tesoura, cartolina, papel crepom, papelão, tinta, canetas hidrocor, dentre outros.

Terceiro Momento:

1º momento: Proponha aos/as alunos refletirem sobre a sua história na escola em que estudam, a partir das seguintes questões:

  1. Como foi meu primeiro dia de aula nessa escola?
  2. Qual/is o/s nome/s do/s meu/s primeiro/s professor/es?
  3. Quais foram as situações prazerosas e não prazerosas que vivi nesse espaço?

2º Momento: Convide os/as alunos para conhecerem a letra da música: “A minha escola”– Bebê Lilly

A Minha Escola- Bebê Lilly

“Vou à escola aprender a ler, somar, contar e também escrever

Eu já sei: 1 e 1 são dois

O resto aprendo depois

Mamãe, mamãe na minha escola eu aprendi a escrever meu nome, soletrar Bebê Lilly

E também aprendi a ter educação

Já digo obrigada e perdão

E na cantina eu tomo vitaminas

Que fazem bem aos meninos e meninas

Dos materiais eu cuido direitinho

Pelos meus livros eu tenho muito carinho

Mamãe, mamãe na escola eu aprendi

A dizer o alfabeto do A até o Z

Com carinho para você uma carta escrevi

No fim mandei um beijo da Bebê Lilly

E na cantina eu tomo vitaminas

Que fazem bem aos meninos e meninas

Dos materiais eu cuido direitinho

Pelos meus livros eu tenho muito carinho

Mamãe, mamãe na minha escola eu aprendi

A escrever meu nome, soletrar Bebê Lilly

E também aprendi a ter educação

Já digo obrigada e perdão

Mamãe, mamãe na escola eu aprendi

A dizer o alfabeto do A até o Z

Com carinho para você uma carta escrevi

No fim mandei um beijo da Bebê Lilly”

2º Momento: Proponha aos/as alunos/as que façam um paralelo entre a letra da música e a sua experiência na escola em que estuda, a partir da seguinte questão: O que eu aprendo e aprendi na minha escola? 

  • Após essa reflexão, os/as alunos/as deverão escrever uma poesia sobre a sua escola com o título: “A minha história nessa escola”

3º Momento: Propor aos/as alunos/as que confeccionem um memorial, semelhante ao álbum de fotos que os pais geralmente montam para seus/suas filhos/as quando nascem, registrando os principais fatos sobre a história da criança por meio de fotos e registros escritos. Nesse caso, os/as alunos/as poderão utilizar fotos que tenham sido tiradas na escola em atividades específicas, caso tenham, ou fazer desenhos ou ilustrações com recortes de revistas representando momentos marcantes vividos na sua escola.

Plano de Aula Dia da Escola
Plano de Aula Dia da Escola

4º Momento: Organize juntamente com os alunos uma exposição intitulada “A história de minha escola e a minha história nessa escola”, onde serão apresentados os memoriais dos alunos, contendo todas as etapas desenvolvidas no decorrer das aulas. Afixe em um mural, no espaço destinado à exposição, o banner “A história da minha escola” e, se possível, disponibilize os vídeos para que os visitantes possam assisti-los. Convide toda a comunidade escolar para visitarem a exposição e conhecerem o trabalho realizado.

Avaliação

Professor/a a avaliação deverá ser contínua. Observe ao longo das discussões se os/as alunos/as conseguiram reconhecer a escola como espaço de construção de conhecimento e de história de vida a partir da lembrança de situações vividas na escola. Solicite a eles/as que respondam individualmente à seguinte questão: No texto de Paulo Freire, ” A escola”, o autor faz a seguinte afirmação: “E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão.”

Vocês concordam com essa afirmação? Se não, justifiquem a sua resposta. Se sim, respondam de que forma é possível efetivar o que Paulo Freire disse para que a escola seja melhor a cada dia.

Veja também: 15 de Março – Dia da Escola: Texto e Atividades


Plano de Aula Dia da Escola – Sugestões de Atividades diversas

Atividades sobre Dia da Escola
Atividades sobre Dia da Escola
  • Colorir desenhos sobre a escola;
  • Produção de Texto sobre a escola: (O que você mais gosta da escola?);
  • Monte lembrancinhas junto com os alunos em sala de aula
  • Confeccione um mural ou painel junto com os alunos;
  • Junte a turma e debata sobre (como pode ajudar a escola a ser um lugar melhor);
  • Debater sobre a importância da escola em uma roda de conversa;

Plano de Aula Dia da Escola – Conhecendo minha escola

Plano de Aula Dia da Escola - Conhecendo minha escola
Plano de Aula Dia da Escola – Conhecendo minha escola

Objetivos

  • conhecer o espaço físico da escola;
  • relacionar as atividades escolares aos ambientes e
  • perceber-se como parte integrante do todo escolar.

Conteúdos

  • Localização espacial
  • A escola
  • Relações sociais de trabalho e amizade

Material

  • Folhas de papel madeira (pardo), lápis de cor, giz de cera e hidrocor.

Desenvolvimento do plano de aula dia da escola:

1ª etapa:

  • 1- Converse com sua turma sobre a escola: se eles gostam da escola, qual é o lugar da escola que mais gostam, se acham a escola grande, entre outras características.
  • 2- Leve sua turma para passear pela escola. É importante que isso seja avisado antes aos funcionários e professores.

2ª etapa:

  • 1- Divida a turma em pequenos grupos e peça para que ilustrem um dos ambientes da escola e as pessoas que lá trabalham e estudam. Peça para que eles também desenhem a si próprios nesses ambientes.
  • 2- Organize uma exposição com os trabalhos feitos pelos alunos ressaltando a escola como espaço de convivência e aprendizado.

Mais em: 67 ideias para o Dia da Escola


Plano de Aula Dia da Escola – Eu e minha escola

Plano de Aula Dia da Escola – Eu e minha escola
Plano de Aula Dia da Escola – Eu e minha escola

Por serem pertencentes à primeira a etapa do ensino fundamental, as crianças da educação infantil podem apresentar maior dificuldade de adaptação, portanto é necessário todo um trabalho, que leve a criança a perceber o real significado de estar na escola, principalmente nos aspectos de: fazer novas amizades (socialização) e descobrir os diferentes espaços da área escolar, vivenciando neles brincadeiras e construção de conhecimentos.

Além disso, nesse primeiro momento é importante que a criança conheça seus colegas e a si própria, que a educadora conheça as potencialidades e as necessidades de cada criança e que a família se sinta segura com a instituição de ensino. Dessa forma, este projeto deseja promover a interação escola/família, educador/aluno e aluno/aluno, a fim de estimular o desenvolvimento de sentimentos como carinho, amor e respeito ao próximo tanto em casa, como na escola.

Considerando o período de adaptação decorrente na escola e que, tanto as crianças, quanto a escola e a família estão se conhecendo, este tema será desenvolvido a fim de tentar identificar e superar os desafios, trabalhando na criança a afetividade e a importância deste sentimento no convívio familiar e escolar, buscando na interação entre ambas as partes, uma formação das crianças como seres cidadãos.

OBJETIVO

Proporcionar as crianças maior conhecimento sobre o ambiente escolar, respeitando as regras e rotinas institucionais, assim como a individualidade de cada um dentro da comunidade escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Conhecer a rotina da turma;
  • Trabalhar, junto à turma, as regras de convivência;
  • Conhecer as particularidades de cada componente do grupo;
  • Respeitar as diferenças;
  • Facilitar a adaptação da criança na escola;
  • Tornar o processo de socialização mais rápido;
  • Despertar o interesse da criança pelo dia-a-dia na escola, facilitando o seu desenvolvimento em todos os aspectos: físico, emocional e intelectual;
  • Fazer com que a criança tenha zelo pelo patrimônio escolar;
  • Permitir que as crianças conheçam todos os ambientes da escola;
  • Oferecer materiais diversos para que possam expor sua criatividade;
  • Permitir que a família participe do processo de iniciação da vida escolar das crianças;
  • Valorizar os materiais escolares de uso individual e coletivo;
  • Introduzir as noções de medida de tempo, com a utilização de calendário;
  • Representar situações vivenciadas, através da verbalização e expressão corporal;
  • Utilizar o movimento como forma de comunicação, nas situações cotidianas ou em brincadeiras;
  • Participar de jogos e brincadeiras que estimulem a socialização e o convívio saudável;
  • Identificar e valorizar o papel de cada um dentro do grupo social em que convive;
  • Valorizar e incorporar atitudes que visem à manutenção de espaço onde circula;
  • Participar de atividades que envolvam produções coletivas;
  • Valorizar a prática de atitudes cotidianas que visem à manutenção da saúde;
  • Fazer uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, ideias, preferências e sentimentos;
  • Relatar as vivências nas diversas situações do cotidiano;
  • Despertar a autonomia.

CONTEÚDOS

  • Artes visuais através do uso de diferentes técnicas de expressão;
  • Identidade e autonomia através da percepção da diferença entre os pertencentes do grupo e do cuidado com o material próprio e com o corpo.
  • Matemática, através da inserção do uso dos painéis.
  • Movimento;
  • Música;
  • Sociedade; e
  • Linguagem oral e escrita.

MATERIAIS

  • Brinquedos afetivos e pedagógicos;
  • Tintas, papéis, canetinhas, lápis coloridos, pincéis;
  • Tesoura, cola, massa de modelar;
  • Livros, gibis, revistas, jornais, folhetos de propagandas; e
  • Outros materiais e objetos que serão descritos nas atividades.

AVALIAÇÃO DO PROJETO

  • Observação da criança durante as atividades;
  • Anotações em registros;
  • Trabalhos realizados pelas crianças;
  • Diálogo com a criança e seus familiares;
  • Reuniões com os pais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *