<

Principais constelações


As constelações são um conjunto de estrelas e corpos celestes que se encontram em uma determinada região do universo e muitas podem ser vistas do céu.

As principais constelações que existem no universo e que podem ser vistas do nosso planeta são:

  1. Andrômeda
  2. Cruzeiro do Sul
  3. Ursa Maior
  4. Ursa menor
  5. Cão maior
  6. Cão menor
  7. Pégaso
  8. Fênix
  9. Constelação de Órion

A constelação mais importante do hemisfério sul, a constelação Cruzeiro do Sul, é vista somente do hemisfério sul, fazendo parte das constelações austrais.

Já as constelações vistas do hemisfério norte que seriam a Ursa maior e Ursa menor, são denominadas constelações boreais.

Cada constelação tem sua estrela mais importante, a estrela polar na Ursa menor é um exemplo e também a estrela sírus da constelação Cão maior. Por sua importância, são as mais brilhantes do céu.

Há constelações equatoriais além das austrais, do hemisfério sul e constelações boreais, do hemisfério norte. Estas constelações equatoriais estão situadas próximas ao Equador celeste (Órion).

Kit de Alfabetização Só Escola

E as constelações zodiacais estão próximas aos limites entre norte e sul celestes.

Muitas dessas constelações podem ser vistas com nitidez dos dois hemisférios, como por exemplo a constelação de Escorpião e a Constelação de Órion.

Nomes

Os nomes das principais constelações vêm da representação imaginária que surgem no céu quando ligamos as estrelas próximas ao observamos toda esta vastidão estelar.

Kit Educação Especial

Daqui da terra elas parecem estar próximas, mas na verdade, estão bem distantes no espaço celeste. Os nomes podem significar a formação das estrelas que podem ser pessoas, animais, objetos ou seres da mitologia.

Constelação como guia

Até nos dias de hoje os navegantes, pescadores e afins, se baseiam nas constelações como referência marítima. O cientista grego muito conhecido Ptolomeu no ano II a.C. listou 48 constelações na obra Almagesto.

Outros importantes pesquisadores foram os astrônomos Johann Bayer, Johannes Hevelius e Nicolas Louis de Lacaille.

Kit Educação Especial

Constelações do Zodíaco

Na astrologia há 12 constelações que são correspondentes aos 12 signos, que são divididos nos 12 meses do ano e sã conforme a posição dos astros na data de nascimento. São eles:

  • Aries (Áries)
  • Taurus (Touro)
  • Gemini (Gêmeos)
  • Cancer (Câncer)
  • Leo (Leão)
  • Virgo (Virgem)
  • Libra (Libra)
  • Scorpius (Escorpião)
  • Sagittarius (Sargitário)
  • Capricorn (Capricórnio)
  • Aquarius (Aquário)
  • Pisces (Peixes)

Conforme dizem os astrólogos, as pessoas têm influências em sua personalidade sob o signo ao qual é regido. A constelação do Zodíaco é visto dos dois hemisférios.

E estudos recentes foi acrescentada a constelação zodíaca chamada Serpentário (Ophiuchus) fica próxima as constelações de Libra, Escorpião e Sargitário.

Kit Educação Especial

A palavra zodíaco vem do grego e significa círculo de animal, visto que muito signos fazem referência a animais.

Na bandeira do Brasil aparecem 9 constelações e têm 27 estrelas em representação a cada uma das unidades da Federação. As principais constelações destacadas ali são:

  1. Cruzeiro do Sul
  2. Escorpião
  3. Triângulo Austral
  4. Cão Maior
  5. Cão Menor