<

Projeto Carnaval Educação Infantil

Selecionamos nesta postagem algumas sugestões para o seu Projeto Carnaval Educação Infantil.

Carnaval ou entrudo são os três dias de festas que precedem a quarta feira de cinzas. É uma palavra que tem origem no latim “carna vale” e que significa dizer “adeus à carne”.

Veja ainda:

carnaval é uma celebração móvel, ou seja, ela não tem dia definido, mas que é obrigatoriamente comemorada numa terça-feira. O Brasil é mundialmente conhecido por essa comemoração, que todos os anos trazem diversos turistas ao nosso pais.

E foi pensando nisso que selecionamos essas sugestões para o seu Projeto Carnaval Educação Infantil:


Projeto Carnaval Educação Infantil e Ensino Fundamental

Projeto Carnaval Educação Infantil

Considerando-se o carnaval como fenômeno contribuinte para a formação da cultura brasileira e levando em conta sua importância como símbolo de identidade nacional, esse projeto busca desenvolver metodologias de trabalho que visam uma análise interdisciplinar do carnaval, promovendo novas possibilidades de conhecimentos a educadores e educandos de forma inovadora e educativa.

O Projeto Carnaval Educação Infantil e Ensino Fundamental tem como foco trabalhar a interdisciplinaridade do carnaval numa perspectiva de reconstrução do conhecimento, aliado aos recursos tecnológicos, como ferramenta fundamental para a socialização do conhecimento, disseminando informações e culturas e, sobretudo não apenas transmitir, mas reconstruir o conhecimento através da interdisciplinaridade.

Trabalhar o carnaval de forma interdisciplinar envolve a contextualização do conhecimento, evocando fatos da via pessoal, social e cultural, principalmente o trabalho e a cidadania.

Este projeto tem o intuito de ir além da simples justaposição de disciplinas, contando com a participação de educadores e educandos para que ambos possam interagir em busca de objetivos comuns.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver o tema carnaval de forma interdisciplinar e inovadora, aliado aos recursos tecnológicos, envolvendo educadores e educandos, proporcionando uma nova visão do carnaval sob prismas distintos.

Proporcionar aos educandos de constituírem relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos que já possuem, conseguindo aprendizagens que possibilitem a interferência em uma nova realidade, desencadeando novas ações.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
  • Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
  • Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;
  • Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
  • Desenvolver o gosto pela leitura;
  • Trabalhar o raciocínio e a memória;
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita;
  • Desenvolver o gosto por poemas e músicas;
  • Desenvolver a percepção e a coordenação motora;
  • Estimular o ritmo;
  • Despertar e educar a atenção e a observação;
  • Proporcionar liberdade de auto-expressão;
  • Possibilitar habilidades com as mãos;
  • Desenvolver o espírito criador.

CONTEÚDOS

  • O carnaval
  • Linguagem oral e escrita
  • O fazer artístico
  • Apreciação musical
  • Expressividade
  • Equilíbrio e coordenação
  • Estatística
  • DST’s
  • Efeito de bebidas e drogas

ESTRATÉGIAS

  • Trabalho em sala com músicas, poemas, parlendas, painéis e etc.
  • Pesquisa
  • Dança
  • Desenho
  • Pintura
  • Jogos diversos
  • Recorte e colagem
  • Vídeos
  • CD’s
  • Máscaras
  • Oficinas de máscaras e fantasias
  • Murais informativos

AVALIAÇÃO

  • Processual e contínua, valorizando a expressividade a criatividade e a integração de todos os envolvidos.

Projeto Carnaval Educação Infantil para imprimir

Projeto Carnaval Educação Infantil Projeto Carnaval Educação Infantil Projeto Carnaval Educação Infantil Projeto Carnaval Educação Infantil Projeto Carnaval Educação Infantil Projeto Carnaval Educação Infantil Projeto Carnaval Educação Infantil Projeto Carnaval Educação Infantil

Veja ainda: Atividades carnaval para educação infantil

Projeto Carnaval Educação Infantil

Projeto Carnaval Educação Infantil

Objetivo geral: 

  • Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social, formulando perguntas, imaginando soluções para compreende-lo manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias.

Objetivos Específicos: 

  • Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
  • Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
  • Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;
  • Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
  • Desenvolver o gosto pela leitura;
  • Trabalhar o raciocínio e a memória;
  • Desenvolver a linguagem oral e a escrita;
  • Desenvolver o gosto por poemas e músicas;
  • Desenvolver a percepção e a coordenação motora;
  • Estimular o ritmo;
  • Despertar e educar a atenção e a observação;
  • Proporcionar liberdade de auto-expressão;
  • Possibilitar habilidades com as mãos; desenvolver o espírito criador;
  • Estabelecer relações de quantidade/cor, quantidade total e formas;
  • Trabalhar com seqüência de numeração;
  • Desenvolver a percepção usual do número;
  • Trabalhar com psicomotricidade;
  • Estabelecer regras para o jogo.

Conteúdos:

  • O Carnaval;
  • Linguagem oral e escrita;
  • O fazer artístico;
  • Apreciação musical
  • Expressividade
  • Equilíbrio e coordenação;
  • Número e sistema de numeração

Estratégias: 

  • Música
  • Poemas;
  • Parlendas;
  • Painéis;
  • Pesquisa;
  • Dança,
  • Desenho;
  • Pintura;
  • Festa de carnaval;
  • Brincadeiras infantis;
  • Jogos diversos;
  • Ditado;
  • Recorte e colagem;
  • Carta enigmática
  • Literatura infantil;
  • Vídeos;
  • Cds;
  • Fantoches;
  • Máscaras;
  • Murais informativos;
  • Atividades explorando a escrita de letras e números.

Avaliação: 

A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do carnaval e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.

Cronograma:

Quinze dias.


Projeto Carnaval Educação Infantil – Para imprimir

Projeto Carnaval Educação Infantil

Recomendo também: Atividades Interpretação de texto sobre o carnaval

Projeto Carnaval Educação Infantil – Dançando com a magia do Carnaval

Projeto Carnaval Educação Infantil

O Projeto Carnaval Educação Infantil – Dançando com a magia do Carnaval nasce concomitante com a primeira semana de aula, mas conhecida como de adaptação. Neste período a criança necessita de um olhar especial, pois o novo mundo a sua volta causa-lhe insegurança, por isso o projeto pretende abordar a festa de carnaval a favor da experimentação e comunicação da criança com este novo mundo, oferecendo às crianças a oportunidade de conhecer e criar em meio à ludicidade. Sendo assim, a socialização da criança se desenvolverá harmoniosamente considerando o Carnaval como festa típica e rica em sua cultura, que encontra nos movimentos da musica e da dança a diversidade do Brasil.

OBJETIVO GERAL:

Promover atividades lúdicas que estimulem a compreensão da Festa do Carnaval como cultura, estimulando a socialização e desenvolvimento na primeira semana de aula.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

  • Trabalhar o tema através da ludicidade, utilizando a música e dança;
  • Explorar a criatividade utilizando materiais diversos;
  • Despertar na criança a participação através do seu imaginário, sua criatividade, sua liberdade para galgar sua interação e descontração estimulando o seu processo de ensino aprendizagem;
  • Desenvolver sua linguagem oral e escrita e seu raciocínio motor e físico.

ATIVIDADES DO PROJETO: Eixos a serem trabalhados

Linguagem Oral e Escrita:

  • Roda de conversa para a apresentação da professora;
  • Entrega dos crachás de identificação;
  • Trabalhar os nomes das crianças;
  • Contação de histórias sobre o Carnaval através de apresentações com fantoches;
  • Ouvir e reproduzir marchinhas de carnaval;
  • Identificar imagens que representam o carnaval;

Matemática:

  • Comparação de objetos, identificando as semelhanças e diferenças entre eles observando espessura (grosso-fino), tamanho (grande-pequeno) e formato (circular–quadricular).

Natureza e Sociedade:

  • “Seu Mestre Mandou”, sugerindo posições para fazerem: ficarem sentados, ficarem em pé, de joelhos, deitados, engatinhar pela sala (sem derrubar o mobiliário.);
  • Passeio pela escola, com o fim de conhecerem as dependências e funcionários;
  • Apresentação dos cantinhos, arrumando o espaço físico, procurando enfatizar a importância da constante organização para que possamos aproveitar ao máximo todas as oportunidades.
  • Elaboração junto às crianças os combinados com os direitos e deveres para um bom relacionamento na escola. Explique o que cada um significa e exponha na parede com ilustrações para que possam sempre ser lembradas.

Música e Artes Visuais:

  • Produção de painéis carnavalescos onde seja observada a transformação das misturas de cores;
  • Pintura facial de máscaras no rosto com tintas;
  • Confecção de máscaras usando diversos materiais, tais como: papel laminado, lantejoulas, purpurina, cola plástica colorida, bolinhas de papel crepom, canetas coloridas através do recorte, colagem, pintura e desenho com guache, giz de cera e lápis de cores etc.
  • Realização de um baile de máscaras de carnaval ao som de marchinhas e expressão corporal.

Movimento:

  • PÁRA A BOLA: em circulo, as crianças ficarão sentadas e ao som da música a bola será passada, quando a música parar, quem estiver com a bola na mão deverá pagar uma prenda.
  • CORRIDA DOS ANIMAIS: marcar com giz de quadro linhas de saída e de chegada. Dado um sinal, as crianças deverão atravessar a caminho delimitado, da forma como o animal se locomove.
  • ARRANJE UM PAR: de mãos dadas, formar pares com exceção de um participante que fique sozinho. Correr aos pares, e a um sinal combinado, largar às mãos e procurar outro par. A criança que está sozinha deverá aproveitar e arrumar outro par.
  • SIGA O CHEFE: formar duas fileiras, onde as crianças dançarão e andarão em fileira. O primeiro criará um movimento e ao som combinado, quem está em primeiro lugar passa a ser o último lugar e este cria um novo movimento que, todos deverão imitar.
  • DANÇA DA CADEIRA: Faz-se uma roda de cadeiras e outra de pessoas. Sendo que o número de cadeiras deve ser sempre um a menos. Toca-se uma música animada. Quando a música parar, todos devem sentar em alguma cadeira. Quem não conseguir sentar, é eliminado e tira-se mais uma cadeira. Ganha quem sentar na última cadeira.
  • CORRE COTIA: As crianças formam uma roda e sentam no chão, menos uma.. A criança que sobrou corre pelo lado de fora da roda com o lenço na mão, ao ritmo da ciranda:

Corre cotia | Na casa da tia  | Corre cipó  |  Na casa da avó  |  Lencinho na mão  | Caiu no chão  |  Moça(o) bonita(o) do meu coração  |  Criança: Posso jogar?  |  Roda: Pode!  | Criança: Ninguém vai olhar?  |  Roda: Não!

Neste momento, as crianças da roda abaixam a cabeça e tapam os olhos com as mãos. A criança que está fora da roda deixa cair o lencinho atrás de alguma outra que esteja sentada, pegador. O lugar vazio da roda é o pique. Quem perder fica fora da roda (ou dentro) e a brincadeira recomeça.

AVALIAÇÃO: 

A avaliação será continua levando-se em conta a evolução, participação, atenção e envolvimento com as atividades realizadas durante o período do mini projeto.


Projeto Carnaval Educação Infantil – “O Carnaval do Brasil”

Projeto Carnaval Educação Infantil

Desde pequenas, as crianças aprendem muito, sobre o mundo, fazendo perguntas e ouvindo fatos e histórias dos seus familiares, amigos até mesmo assistindo TV, vídeos e ou foliando e apreciando revistas e jornais.Vivenciam também experiências e interagem num contexto de: conceitos, gostos e costumes formando suas idéias e conhecimentos sobre o mundo que a cerca.
Através deste pensamento será trabalhado o tema “O Carnaval”, de forma integrada indo de encontro aos interesses das crianças respeitando suas necessidades, curiosidades e idéias.

Objetivo geral:

Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social, formulando perguntas, imaginando soluções para compreende-lo manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias.

Objetivos Específicos:

  • Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
  • Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
  • Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;
  • Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
  • Desenvolver o gosto pela leitura;
  • Trabalhar o raciocínio e a memória;
  • Desenvolver a linguagem oral e a escrita;
  • Desenvolver o gosto por poemas e músicas;
  • Desenvolver a percepção e a coordenação motora;
  • Estimular o ritmo;
  • Despertar e educar a atenção e a observação;
  • Proporcionar liberdade de auto-expressão;
  • Possibilitar habilidades com as mãos; desenvolver o espírito criador;
  • Estabelecer relações de quantidade/cor, quantidade total e formas;
  • Trabalhar com seqüência de numeração;
  • Desenvolver a percepção usual do número;
  • Trabalhar com psicomotricidade;
  • Estabelecer regras para o jogo.

Conteúdos:

  • O Carnaval;
  • Linguagem oral e escrita;
  • O fazer artístico;
  • Apreciação musical
  • Expressividade
  • Equilíbrio e coordenação;
  • Número e sistema de numeração

Estratégias:

  • Música
  • Poemas;
  • Parlendas;
  • Painéis;
  • Pesquisa;
  • Dança,
  • Desenho;
  • Pintura;
  • Festa de carnaval;
  • Brincadeiras infantis;
  • Jogos diversos;
  • Ditado;
  • Recorte e colagem;
  • Carta enigmática
  • Literatura infantil;
  • Vídeos;
  • Cds;
  • Fantoches;
  • Máscaras;
  • Murais informativos;
  • Atividades explorando a escrita de letras e números.

Avaliação:

A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do carnaval e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.

Cronograma: 1 a 2 semanas.

Desenvolvimento das atividades:

O Projeto Carnaval Educação Infantil – “O Carnaval do Brasil”, pode ser desenvolvido através da sua história.

Para tornar a história do carnaval do Brasil interessante levar para a sala de aula reportagens e fotos sobre o assunto. Observando o interesse das crianças pode-se propor para o grupo uma pesquisa como tarefa de casa.

O material que as crianças trouxerem poderá ser apresentado no momento da rodinha. Todos deverão ter a oportunidade de mostrar sua pesquisa para o grupo e falar sobre ela. Em seguida, poderão confeccionar murais ou cartazes informativos.

Os murais ou cartazes informativos chamam a atenção até dos pais ou responsáveis das crianças, que também param em frente para ler, observar e comentar sobre as informações contidas nos mesmos. E também poderão conferir a utilização da pesquisa feita por seus filhos.

Além das atividades específicas como: rodinhas informativas; hora de novidades e surpresas; pesquisas; comentários de gravuras e observações dirigidas; também poderão ser realizadas, com as crianças, atividades relacionadas que auxiliem no esclarecimento e fixação do assunto estudado, explorando a comunicação e expressão através de pantomimas, coro falado, poesias, jogos e recreação.

Explorar, também, a matemática com objetivo de desenvolver conceitos matemáticos. E cantar músicas de carnaval, pois é possível constatar que a maioria das crianças não conhece as músicas apresentadas, mas todas aprendem com facilidade.

É preciso, portanto, realizar momentos divertidos com muita música e dança.

Conclusão:

Durante a realização deste projeto é importante observar e perceber o interesse das crianças em aprender e participar das atividades propostas com atenção, criatividade, responsabilidade e muito dinamismo.


Projeto Carnaval

Projeto Carnaval Educação Infantil

O carnaval é uma festividade que vale a pena ser aprofundada e bem trabalhada com as crianças. Apesar de ser um referencial na cultura brasileira, sua origem é muito antiga. Originado na Roma Antiga, foi incorporado ao cristianismo marcando um período de festividade entre o Dia de Reis e a quarta-feira anterior à Quaresma. A maneira como é comemorado sofreu variações no decorrer dos tempos e o que temos hoje sofreu uma grande influência das comemorações ocorridas durante a Idade Moderna com os bailes de máscara, as fantasias e os carros alegóricos.

Minha sugestão é bem simples com duração de uma semana. Poderá ser aprimorada se desenvolvida em um período maior de tempo ou pode-se escolher apenas um dia e desenvolver o tema profundamente.

1º Dia

Em uma roda de conversa perguntar para as crianças o que é o carnaval. Anotar sua impressões em um grande cartaz e pedir que façam desenhos sobre o tema.
Obs.: Com crianças do Ensino Fundamental e Ensino Médio, vale a pena entrar nas questões relacionadas à origem e sua relação com a religião. Com os alunos da Educação Infantil podemos ficar apenas com os símbolos.

2º Dia

Trazer imagens do carnaval de diversas partes do Brasil e do mundo, discutir suas diferenças e semelhanças, comparar com as informações colhidas no dia anterior. O trabalho poderá ser enriquecido com os respectivos estilos musicais.

3º Dia

Construir material refente ao tema para a decoração da escola e uso das crianças. Máscaras, sombrinhas de frevo, instrumentos musicais

4º Dia

Confecção de fantasias, alegorias e adereços.
Obs.: Com crianças do Ensino Fundamental e Ensino Médio, confeccionar apenas alegorias e adereços. Com os alunos da Educação Infantil incluir as fantasias.

5º Dia

Para a Educação Infantil: Festa com direito a confete, serpentina e muita música. As crianças deverão estar trajadas normalmente e irão utilizar as fantasias, alegorias e adereços confeccionadas por elas.
Para o Ensino Fundamental e Ensino Médio: Exposição com o material construído.
Mais sugestões de atividades em: Diversas atividades de carnaval.