Selecionamos nesta postagem algumas sugestões para o seu Projeto Carnaval Ensino Fundamental.
O Carnaval é uma celebração de data móvel, mas que é obrigatoriamente comemorada numa terça-feira. Apesar de tradicionalmente esse ser um dia de folga, o Carnaval não é um feriado nacional.
Professores de todo o pais trabalham essa data comemorativa, e foi pensando nisso que selecionamos essas maravilhosas sugestões para o seu Projeto Carnaval Ensino Fundamental, confira:
Índice
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Nesta aula o aluno terá a oportunidade de:
- Trabalhar o código escrito a partir da escrita e apresentação de palavras relacionadas ao carnaval;
- Aperfeiçoar a oralidade através de conversas informais em sala de aula a respeito do carnaval;
- Desenvolver a escrita a partir da elaboração de frases coletivas e individuais sobre figuras de carnaval;
- Realizar atividades de segmentação de palavras em frases sobre carnaval.
Duração das atividades
- Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- O aluno deverá estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
Estratégias e recursos da aula
Momento 1
- O professor apresentará uma ficha colorida com a palavra CARNAVAL que deverá ser colada no quadro negro para os alunos tentarem lê-la. Logo após, trabalhará cada letra e cada silaba dessa palavra.
- Em seguida, ele perguntará aos alunos o que é CARNAVAL, deixando que eles falem o que sabem a respeito dessa festa. O professor instigará os alunos a pensarem coisas que lembram carnaval, como por exemplo: fantasia, festa, samba, etc..
- À medida que os alunos forem falando algumas palavras sobre o carnaval, o professor irá anotando-as no quadro.
Momento 2
- O professor, num segundo momento, apagará as palavras do quadro e convidará os alunos a uma brincadeira: um ditado de figuras, a qual consiste na apresentação de figuras para, a partir delas, os alunos escreverem palavras no caderno.
- As figuras que deverão ser mostradas para o ditado são as seguintes:
1) Máscara
2) Fantasias
3) Desfile
4) Samba
5) Folia
6) Confete
O professor mostrará as figuras, ditará as palavras uma a uma e as corrigirá uma a uma também. Primeiro os alunos escrevem, “do jeito que souberem” no caderno e depois, um aluno irá ao quadro escrever a palavra ao lado da figura colada. Após o aluno escolhido escrever a palavra, o professor e os alunos pensarão juntos se foi escrita de acordo com a regra ortográfica, observando cada letra.
Momento 3
O professor preparará para os alunos fichas individuais, xerocadas em folhas coloridas, as quais apresentarão frases sobre o carnaval, mas conterão as palavras unidas na frase, assim, o aluno separará as palavras com lápis de cor, colará a frase no caderno e a copiará embaixo da colagem com letra cursiva.
Essa atividade é muito importante para os alunos trabalharem a segmentação da fala e da escrita e reconhecerem a necessidade dos espaços entre as palavras.
Assim, a ficha com as frases poderá ser a seguinte:
- O carnaval é uma festa legal.
- Muitas pessoas se fantasiam.
- Tem muito samba no carnaval.
- Adoramos pular carnaval.
- As ruas ficam cheias no carnaval.
Momento 4
O professor entregará outras figuras de carnaval para as crianças e pedirá que eles colem uma de cada vez, pintem e que escrevam frases sobre elas.
Antes da escrita dos alunos, é importante que o professor escolha uma gravura e escreva uma frase como modelo, em seguida, as escritas serão individuais e o professor fará um atendimento individualizado, lendo e corrigindo as frases de cada aluno. Aqueles alunos que ainda não alfabetizados, lerão o que redigiram para que o professor escreva abaixo de suas frases aquilo que produziram. Ao final da atividade, alguns alunos poderão, caso queiram, ler suas frases para os colegas.
Avaliação
O professor deverá avaliar se o aluno já consegue codificar e decodificar o código escrito através da leitura de palavras e da escrita de frases e palavras sobre carnaval.
Confira também:
Considerando-se o carnaval como fenômeno contribuinte para a formação da cultura brasileira e levando em conta sua importância como símbolo da identidade nacional, este projeto busca desenvolver metodologias de trabalho que visam uma análise interdisciplinar do carnaval, promovendo novas possibilidades de conhecimentos a educadores e educandos de forma inovadora e educativa.
Introdução:
O projeto carnaval ensino fundamental tem como foco trabalhar a interdisciplinaridade do carnaval numa perspectiva de reconstrução do conhecimento, aliado aos recursos tecnológicos, como ferramenta fundamental para a socialização do conhecimento, disseminando informações e culturas, e sobretudo não apenas transmitir mas reconstruir o conhecimento.
A melhor maneira de fazer com que isso aconteça é através da interdisciplinaridade.
Trabalhar o carnaval de forma interdisciplinar envolve a contextualização do conhecimento, evocando fatos da vida pessoal, social e cultural, principalmente o trabalho e a cidadania.
Este projeto tem o intuito de ir além da simples justaposição de disciplinas, contando com a participação de educadores e educandos para que ambos possam interagir em busca de objetivos comuns.
Objetivo Geral
Desenvolver o tema carnaval de forma interdisciplinar e inovadora, aliado aos recursos tecnológicos, envolvendo educadores e educandos, proporcionando uma nova visão do carnaval sob prismas distintos.
Proporcionar aos educandos oportunidades de constituírem relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos que já possuem, conseguindo aprendizagens que possibilitem a interferência em uma nova realidade, desencadeando novas ações.
Metodologia
O projeto desenvolverá sugestões de metodologias de aulas para atender as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- História;
- Geografia;
- Química;
- Ciências;
- Artes;
- Biologia;
- Sociologia;
- Ed. Física.
Sugestões de Atividades relacionadas ao carnaval
Explore com os alunos os enredos de algumas escolas de samba. Geralmente, eles contam uma história. Ajude os alunos a estabelecer relações com o que é dito na música e a realidade. Se possível, depois dos desfiles, promova um debate com os alunos avaliando se a escola realmente conseguiu contar a história proposta, se foi fiel aos fatos, etc
Trabalhe a letra do samba Vai Passar, de Chico Buarque e Francis Hime. Essa música traz ricas informações históricas, sugeridas sob a forma de metáforas. (“Num tempo / Página infeliz da nossa história / Passagem desbotada na memória / Das nossas novas gerações / Dormia a nossa pátria mãe tão distraída / Sem perceber que era subtraída / Em tenebrosas transações(…)”. Apresente a música aos alunos e peça que eles escrevam ao lado das estrofes a que fato ou período Chico se refere. (Que tempo foi uma página infeliz da nossa história? Quais seriam as tenebrosas transações?) Essa atividade será riquíssima para relembrar o que foi estudado em História nos anos anteriores, além de ser uma oportunidade de se travar contato com uma música de qualidade, bem escrita e com conteúdo.
Analise os estereótipos mais comuns veiculados intensamente no carnaval. Pesquisando a história da comemoração, percebemos que a imagem feminina vem sendo bastante estereotipada, desde os primeiros anos de folia. Promova essa pesquisa e debata com os alunos como a mulher é encarada atualmente. Outra boa discussão é: “De que forma a mulher pode contribuir no combate à formação de estereótipos e à degradação de sua imagem – não apenas no carnaval?”. (Temas Transversais, Pesquisa na Internet e no Portal Positivo).
MATEMÁTICA: Estatística, porcentagem de índice de violência, bebida alcoólica e uso de droga.
CIÊNCIAS: DST’s – Efeito de bebidas e drogas.
ARTE, GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO FÍSICA.
Como é festejado o carnaval em Recife, Olinda, Manaus? Que outros Carnavais existem no mundo? Divida a classe em grupos e encarregue cada um de pesquisar um carnaval específico: Veneza, Recife, Olinda, Rio de Janeiro, etc. Os grupos podem apresentar sua pesquisa para os colegas utilizando músicas, danças, adereços e fantasias de acordo com o carnaval do local pesquisado. Uso de mapas para a localização de estados e países (internet – google maps).
HISTÓRIA
Incentive os alunos a pesquisar a história do carnaval e estabelecer um paralelo entre as antigas brincadeiras de rua e a comemoração atual.
Veja mais: Letras das marchinhas de Carnaval para imprimir
Este maravilhoso projeto carnaval foi elaborado pela professora Valéria, do blog Ensinando com Carinho.
Por esse motivo propomos uma ação recreativa sobre o carnaval dentro da sala de aula, indo de encontro aos interesses das crianças respeitando suas necessidades, curiosidades e ideias.
Objetivo Geral:
Levar para a criança a oportunidade de conhecer o carnaval, como se organiza, bem como, a importância e valor desta tradição na cultura do seu povo, do Brasil e do mundo, através das manifestações atrativas que a própria festa dispõe.
Detalhamento das ações:
- Explanação sobre o surgimento do carnaval e sua evolução;
- Apresentação de fotos da evolução da festa carnavalesca;
- Atividades de colagens e desenhos livres;
- Confecção de máscaras;
- Apresentação de vídeos de como é a festa em diversos estados;
- Criação de murais sobre o tema;
- Apresentações artísticas dos alunos;
- Apresentação de fotos dos trabalhos dos alunos;
- Trabalhos sobre as marchinhas de Carnaval.
Avaliação:
- Exposição de trabalhos desenvolvidos durante as semanas;
- Baile de Carnaval.
Confira mais em:
- Atividades e Desenhos para colorir.
- Carnaval: Continue a escrever o Texto
- SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CARNAVAL BRASILEIRO
Confira uma sugestão de projeto carnaval ensino fundamental na escola, pronto para imprimir e disponível para download em PDF: