<

Projeto Copa do Mundo para Ensino Fundamental

Selecionamos nesta postagem diversas sugestões, ideias e modelos prontos para o seu Projeto Copa do Mundo para Ensino Fundamental, prontos para copiar, e imprimir. O material Também está disponível para download em PDF.

A Copa do Mundo é um evento, ou melhor dizendo, um espetáculo de proporções gigantescas. Movimenta bilhões de dólares e milhões de espectadores pelo mundo afora. Neste ano de 2018, na Copa do Mundo da Russia, lá vai o Brasil em busca de mais um título mundial.

Por ser um assunto tão atual e mobilizador, é fácil conseguir dados e informações que podem ser aproveitados por professores e alunos como fontes de pesquisa e projetos que ajudam a ampliar o repertório dos estudantes por meio de atividades que contam, de saída,com o envolvimento e o interesse de grande parte deles.

História das Copas do Mundo

Copa do Mundo de Futebol da FIFA se iniciou em 1928, durante um congresso da entidade, quando Jules Rimet conseguiu a aprovação para criar um torneio internacional.

A copa cumpre com os objetivos da FIFA de sensibilizar o mundo, desenvolver o esporte e construir um futuro melhor de diversas maneiras diferentes.

A Copa do Mundo é um torneio de futebol realizado a cada quatro anos pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). Maior evento de futebol do planeta e segunda maior competição esportiva do mundo em audiência, atrás apenas dos Jogos Olímpicos, a Copa do Mundo mexe com bilhões de pessoas e atinge os cinco continentes do globo.

Projeto Copa do Mundo para Ensino Fundamental – Artes e Educação Física

Projeto Copa do Mundo para Ensino Fundamental

Participar de atividades corporais e artísticas respeitando seus limites e dos outros; adotar atitudes de respeito mútuo e repudio à violência; conhecer e valorizar a pluralidade da cultura corporal.Capacitar o indivíduo a refletir sobre suas possibilidades corporais e,com autonomia, exercê-las de maneira social e cultural significativa e adequada.

Objetivos:

  • Difundir atitudes de respeito à diversidade cultural
  • Difundir atitudes de repúdio à violência
  • Conhecer diferentes aspectos da formação cultural e dos costumes dos países participantes da Copa
  • Contribuir para a valorização do trabalho coletivo e de atitudes de respeito e cooperação

Habilidades e Competências:

  • Organização
  • Habilidades manuais e corporais em geral

Atividade:

Organizar pequeno campeonato de futebol inter-salas. Cada equipe deverá ter:

  • Um time
  • Um nome
  • Uma bandeira
  • Um hino/grito de guerra
  • Definir costumes, vestuário, dança, comida etc., típicos

Também confira: Atividades de Interpretação de Texto Copa do Mundo


Projeto Copa do Mundo para Ensino Fundamental – Artes e Educação Física em PDF

Projeto Copa do Mundo de Artes e Educação Física em PDF

Sempre pensando em maneiras de facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar o “Projeto Copa do Mundo para Ensino Fundamental – Artes e Educação Física em PDF”, mostrado acima para download em PDF. Para ter acesso completo ao material, confira o link a seguir e baixe:


Projeto Copa do Mundo para Ensino Fundamental de Ciências e Geografia

Objetivos:

  • Compreender a unicidade do planeta Terra, identificando as diferenças inerentes da diversidade de sociedades;
  • Conhecer e comparar problemáticas ambientais em contextos distintos;
  • Introduzir conceitos como os de recursos naturais, exploração econômica e preservação ambiental.

Habilidades e Competências:

  • Leitura e Pesquisa;
  • Análise e relações;
  • Formulação de conceitos.

Atividade: Problema – Será que o Brasil e a Russia tem algo em comum?

  • Apresentar reproduções fotográficas sobre o solo Brasileiro e Russo. Na lousa, enumerar semelhanças e diferenças observadas nas fotos a respeito das vegetações ali representadas;
  • Apresentar o conceito de bioma e o que o caracteriza, tendo em • vista a comparação entre os dois;
  • Propor pesquisas sobre: aspectos naturais (vegetação, auna, clima • etc.) e humanos (preservação, exploração, problemas sociais etc.)e levantar as seguintes questões: Quais os problemas ambientaisenrentados pelos dois ecossistemas? Como cada um é explorado e aproveitado economicamente pelos distintos países?

Projeto Copa do Mundo para Ensino Fundamental de Ciências e Geografia em PDF

Projeto Copa do Mundo de Ciências e Geografia em PDF

Sempre pensando em maneiras de facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar o “Projeto Copa do Mundo para Ensino Fundamental de Ciências e Geografia”, mostrado acima para download em PDF. Para ter acesso completo ao material, confira o link a seguir e baixe:


Projeto Copa do Mundo para Ensino Fundamental de História e Línguas

Objetivos:

  • Introduzir ou aprofundar os conceitos de cultura e de colonização;
  • Conhecer diferentes aspectos da formação cultural do povo;
  • Compreender a língua como expressão cultural e perática social;
  • Reconhecer a Copa do Mundo como o importante evento esportivo e fonte de divulgação e integração da cultura e dos costumes de todos os países;

Habilidades e Competências:

  • Leitura de diferentes gêneros de texto
  • Pesquisa e formulação de conceitos
  • Análise, inferências e intertextualidade

Atividades:

  • Dividir os alunos em grupos;
  • Propor um debate sobre os costumes, culturas, idiomas, etc
  • Propor uma produção textual individual ou coletivamente sobre o tema.

Projeto Copa do Mundo para Ensino Fundamental de Geografia e Matemática

Este material é uma boa oportunidade para envolver os alunos num trabalho que abrange várias áreas e disciplinas do currículo, garantindo a interdisciplinaridade, com um enfoque diferenciado e atual.

Abordagens atuais da Geografa têm buscado práticas pedagógicas que permitem colocar aos alunos as diferentes situações de vivência com os lugares, de modo que possam construir compreensões novas e mais complexas a seu respeito.

A partir destas reflexões é possível elaborar, em conjunto com a classe, um novo mapa a partir de um interesse comum. Neste sentido a matemática permite o desenvolvimento do raciocínio lógico para aferição de dados, cálculo de estatísticas e organização de tabelas.

Objetivos:

  • Introduzir ou aprofundar os conceitos de país e continente
  • Compreender a linguagem cartográfica. Identificar o título do mapa, legendas, escala.
  • Utilizar o raciocínio lógico e a linguagem matemática para aferição, geração e organização de dados;
  • Confeccionar um novo mapa temático.

Habilidades e Competências:

  • Pesquisa, análise e relações;
  • Raciocínio lógico, resolução de problemas matemáticos:
  • Formulação de conceitos, organização de dados.

Atividades: 

Identificação/localização:
  • Localizar no mapa os países participantes. Reconhecer a bandeira e as informações básicas de cada um. Identificar a que grupo cada pais pertence. Localizar os grupos no mapa. Comparar com o mapa da divisão continental. Refletir sobre diferentes representações num mapa aparentemente igual.
Matemática:
  • Geração de dados, tais como relações de porcentagem a partir das tabelas e dados encontrados. Por Exemplo: Relação entre países participantes, ou probabilidades de classificação em cada grupo. Organizar os dados obtidos em tabelas.

Cartografia:

  • Elaborar novos mapas a partir dos dados obtidos com os cálculos matemáticos.

Veja também:

Projeto Copa do Mundo para Ensino Fundamental de Geografia e Matemática para imprimir

Projeto Copa do Mundo para Ensino Fundamental
Projeto Copa do Mundo de Geografia e Matemática para imprimir

Projeto Copa do Mundo para Ensino Fundamental de Geografia e Matemática em PDF

Projeto Copa do Mundo de Geografia e Matemática em PDF

Sempre pensando em maneiras de facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar o “Projeto Copa do Mundo para Ensino Fundamental de Geografia e Matemática”, mostrado acima para download em PDF. Para ter acesso completo ao material, confira o link a seguir e baixe: