Recíproco: o que significa e como pode ser usado no vocabulário?


O significado da palavra recíproco é extenso e sua definição tem variantes na língua portuguesa.

Neste artigo, vamos considerar o significado da palavra recíproco segundo o Dicionário Online de Português e quais são as ramificações da palavra em nosso vocabulário.

Veja também o significado de Ego.

Significado da palavra segundo o dicionário:

  • Como adjetivo:

Que se realiza ao mesmo tempo em que; em retribuição, em troca de algo semelhante; mútuo: elogios e afagos recíprocos.

Observado entre duas pessoas ou entre duas coisas que atuam uma sobre outra; correspondido: amizade recíproca.

  • Na gramática:

Diz-se do verbo que recebe e pratica, ao mesmo tempo, a ação: os dois abraçaram-se.

  • Sentido lógico:

 Diz-se de duas proposições das quais uma implica, necessariamente, a outra.

  • Na Matemática:

Diz-se de uma transformação tal qual: se b é o transformado do elemento a, este é o transformado de b. Proposição recíproca (de outra). Aquela que se deduz de uma proposição inicial, quando se permutam a hipótese e a conclusão.

  • Origem da palavra: Do latim reciprocus.
  • Sinônimos de Recíproco: alternativo, mútuo, bilateral.
  • Antônimo: unilateral
  • Classe gramatical: adjetivo e substantivo masculino
  • Separação silábica: re-cí-pro-co
  • Plural: recíprocos
  • Feminino: recíproca
Recíproco

Recíproco e seu uso no dia a dia

A forma mais comum de se usar a palavra recíproco é quando uma parte concorda plenamente com outra. Vamos ver alguns exemplos que se pode utilizar a palavra “recíproco” no vocabulário do dia a dia?

Exemplos:

  • Alice amava muito João. A recíproca era verdadeira. (Significa que João amava Alice também, e correspondia ao mesmo grau de sentimento).
  • Fechamos um acordo recíproco. (Significa que ambas as partes que assinaram um acordo estão em comunhão com o que foi dito e se submetem ao contrato estipulado).
  • O ódio é recíproco. (Significa que o sentimento é partilhado com a mesma intensidade por duas pessoas, ou dois grupos).

Sinônimos:

  • Mútuo
  • Correspondente
  • Bilateral
  • Correspondido
  • Mutual
  • Retribuído

Geralmente, a palavra “recíproco” é muito utilizada ao expressar sentimentos. Recíproco tem suas raízes em reciprocidade que parte do princípio da boa convivência, semelhança, concordância.

Recíproco também é muitas vezes utilizado para dar ênfase à palavra “verdadeiro”. Uma confirmação de que ambas as partes pensam iguais, sentem iguais e concordam entre si.

Mas a palavra “recíproco” também pode ser utilizada, geralmente em sua forma feminina, relacionando coisas que não sejam sentimentos e nem pessoas. Vamos analisar um exemplo?

“A criança brinca com o cachorro. A recíproca é verdadeira.”

O exemplo acima demonstra a relação que a palavra tem com a troca. A criança se diverte com o cachorro, mas o contrário também é verdade, o cachorro se diverte com a criança.

No sentido de negação, a “recíproca não é verdadeira” significa que alguma das partes não está de acordo com o assunto. Como, por exemplo, na frase de Ulysses Franco: “Atitudes compensam palavras, mas a recíproca não é verdadeira“.

Recíproco utilizado no Direito

Denominado princípio da reciprocidade, a palavra é muito utilizada quando se trata das mesmas regras aplicadas entre diferentes países. Isso se dá através de assinaturas de Tratados ou Convênios internacionais e refere-se à garantia de cumprimento de regras em comum acordo entre países.

Além de ser um auxílio que garante cumprimento de regras, o principio da reciprocidade garante a boa convivência entre países e facilita o entendimento entre diferentes nações. Este princípio é especialmente importante nos dias de hoje, onde a migração de um país para outro se torna uma constante. 

Cidadãos que estabelecem moradia em um país diferente do seu de origem, pode receber igual tratamento, igualdade de direitos, simplificação de processos, e fácil integração na nova nacionalidade, graças ao princípio da reciprocidade.

Então, em suma, se vários países assumem um acordo de reciprocidade, assinando um Tratado Internacional sobre um determinado tópico, todos os membros que assinaram o pacto devem respeitar as mesmas medidas determinadas no Tratado.

Recíproco de um número

Na matemática dois números são considerados recíprocos quando o produto final da multiplicação entre eles é igual a 1 (um).

Veja este exemplo: 4 e 1/4 são números recíprocos porque 4 x 1/4 = 1.

Índice Ponderal

O novo nível de medição de obesidade é o Recíproco do Índice Ponderal (RIP) que surge paralelamente ao tradicional IMC Índice de Massa Corporal. Para calcular o Recíproco do índice Ponderal, é necessário utilizar a seguinte fórmula:

  • Altura (em centímetros) dividida pela raiz cúbica do peso (quilos).

Para a fórmula de cálculo do IMC é utilizado a seguinte fórmula:

  • Peso (quilos) dividido pela altura (metros) ao quadrado.

O Recíproco do índice Ponderal considera o peso em quilos na proporção cúbica, que é a forma em que ocorre a variação de peso do ser humano. Portanto, vem sendo mais utilizado para a medição do nível de obesidade.

Em inglês

Em inglês, a tradução de recíproco é “reciprocal” ou “mutual”, e podemos verificar o seu uso numa frase no seguinte exemplo:

“I loved Patty so much, but the feeling was not reciprocal / mutual” – “Eu amava muito a Patty, mas o sentimento não era recíproco / mútuo”.

A tradução para o inglês seria a expressão the opposite is true, ou the reverse is true, assim como a palavra likewise, esta última no sentido de “da mesma forma”.

Recíproco em inglês é reciprocal e têm como sinônimos:

  • Mutual;
  • Reciprocative;
  • Interchangeable;
  • Alternate.

O antônimo de recíproco em inglês é unreciprocated.

Análise de espaço recíproco

A análise de espaço está associada com a física de raios-x aplicada à cristalografia, nanotecnologia e oftalmologia.

Geralmente, esse tipo de análise é amplamente utilizada por cientistas e engenheiros em uma ampla variedade de setores e organizações.

O mapeamento de espaço recíproco é um método de difração de raios X de alta resolução para medir um mapeamento de espaço recíproco (RSM). Segundo a Malvern Panalytical, esses mapeamentos ao redor dos pontos de cela recíprocos podem revelar informações adicionais além das fornecidas por análises de linha única, como curva de oscilação de alta resolução. Os RSMs são normalmente usados para auxiliar na interpretação do deslocamento, do alargamento ou da sobreposição do pico.

O que é Recíproco?

Para descobrir o que significa a palavra reciprocidade fique atento aos próximos posts.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.