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Rotina Escolar

Rotina Escolar

Rotina Escolar

Rotina Escolar – Escolher e estabelecer uma rotina é importante e necessário para o desenvolvimento da independência e autonomia infantil.

Uma rotina escolar estável, clara e compreensível permite que as crianças a incorporem, podendo antecipar o que irá acontecer em seguida. Isso oferece uma sensação de segurança a elas, o que, por sua vez, permitirá que elas atuem com maior autonomia e tranquilidade no ambiente escolar.

Veja também:

A rotina diária, coerente ao longo do tempo dá as crianças uma forma específica de “compreender o tempo”. A criança começa a compreender o horário da escola como uma série previsível de acontecimentos. Uma rotina coerente e estruturada auxilia a criança na sua organização pessoal interferindo positivamente em seu desenvolvimento emocional.

A rotina escolar deve ser estabelecida, porém, deve ter flexibilidade, permitindo, por exemplo, o prolongamento, interrupção ou alteração de uma atividade para serem adaptadas as mudanças e necessidades do grupo.

A rotina proposta de forma coerente oferece à criança estrutura básica para que se organize e se responsabilize pelas próprias ações, adquira confiança no ambiente e na situação uma vez que sabe o que vai acontecer e pode preparar-se para isso.

Fichas com Rotina Escolar para imprimir

Fichas com Rotina Escolar para imprimir e colorir. Folhas ilustradas com os personagens da Turma da Mônica de Mauricio de Souza.

Filme;

Rotina Escolar (Regrinhas e Combinados) para imprimir

Confira a seguir algumas ficas de Rotina Escolar ilustrada com personagens da Turma da Mônica para imprimir e com desenhos para colorir.

Recomendamos também: Projeto Volta às Aulas.

Atividades que ajudam a se apropriar da rotina envolvem:

Fazem parte da rotina escolar com horários fixos, as atividades de higiene, alimentação e repouso, proporcionando uma organização de tempo/espaço e dimensionando o direito das crianças a essas atividades de forma organizada e planejada, possibilitando atendê-los em suas necessidades básicas, respeitando o ritmo próprio de cada uma.

Ainda na rotina escolar de cada turma, organizada conforme as próprias necessidades fazem parte as atividades de:

Higiene Pessoal

Vygostsky, Piaget e Wallon desafiam-nos a buscar na educação infantil “um espaço-tempo” no qual educar e cuidar estejam no mesmo patamar de importância, compreendendo que as crianças estão em constante construção de conhecimento sobre o mundo que as cercas, na interação que estabelecem com as pessoas e com o meio em que vivem.

Segundo R.C.N.E.I “… para cuidar é preciso antes de tudo estar comprometido com o outro, com sua singularidade, ser solidário com suas necessidades, confiando em suas capacidades”.

“Na escola, a promoção e a manutenção da higiene pessoal das crianças devem estar sempre presentes. É interessante que sejam desenvolvidas ações que favoreçam a construção dos conhecimentos necessários para que a criança comece a cuidar de si, do outro e do ambiente. Assim, ela irá aprendendo a limpar o nariz, a lavar as mãos após o uso do banheiro e antes das refeições etc.” (Proposta Curricular – Rotina escolar)

Reforçando o conceito de que o adulto é modelo e que deve preservar a saúde  do outro e a sua própria, é importante que sua higiene pessoal seja observada como parte de sua identidade.

Orientações Didáticas

Acompanhar as crianças sempre que necessitem usar o banheiro, auxiliando-as na higienização, ensinando-as a se limparem e quando não conseguirem, o educador deverá fazer por elas. Orientá-las quanto à utilização do vaso sanitário, verificando a limpeza do mesmo sempre que utilizar.

O educador deve sempre lembrar a criança de lavar as mãos depois de utilizar o banheiro.

As crianças devem estar calçadas sempre que forem ao banheiro.

Troca de fraldas

  Banho

Lavar as mãos – Educadores

 Crianças

Nariz

Hora das Refeições

Roupa de cama/mesa/banho

Organização dos pertences pessoais

Armazenamento das chupetas

Brinquedos

RODA DE CONVERSA

Na roda de conversa, os alunos interagem, conhecem-se e desenvolvem habilidades da língua falada, a capacidade de esperar a vez para falar e ouvir o que o outro está falando, a compreensão, a oralidade, a pronúncia através da escuta, apossam-se do direito à voz, à sua identidade como integrante do grupo, conquistam segurança para se expressarem e participarem também como ouvinte observador,  tendo os educadores como mediadores, promovedores, provocadores e condutores do diálogo e sempre proporcionando oportunidades para  todos Assim, a roda de conversa é um momento muito importante dentro da rotina escolar.

OBJETIVOS:

Desenvolver a oralidade, a argumentação, o questionamento e a articulação.

Promover a conversa e a atenção em grupo, de modo organizado, trocando experiências, contando novidades, falando, perguntando, respondendo, expondo idéias, dúvidas, descobertas e inquietações – dessa forma, compartilhando e adquirindo conhecimentos;

Favorecer o diálogo e o intercâmbio de idéias, que promovam a ampliação das capacidades comunicativas, aumento do vocabulário e, principalmente, ensinem as crianças a valorizarem o grupo como um lugar seguro para a troca e aprendizagem;

Suscitar o respeito às diferenças individuais e à vez da voz do outro;

Possibilitar oportunidades para que a criança se expresse, situando-a  dentro do grupo;

Incentivar, com intervenções cuidadosas, a fala daquelas que pouco ou nunca se manifestam oralmente;

Constituir a disposição de ouvir enquanto um outro fala, provocando o exercício da espera necessária;

Ajudar a iniciar um trabalho, projeto ou aula, para verificar conhecimentos e também avaliá-los. Pode-se fazer uma avaliação prévia do que a turma sabe antes de iniciar um conteúdo, e sondar o que aprenderam com o que foi disponibilizado para ela;

Combinar ou apresentar atividades e programações;

Socializar notícias, idéias e assuntos;

Tomar decisões que envolvam a todos;

 Demonstrar interesse por qualquer assunto que a criança disponha (para o qual o educador deve se colocar como um interlocutor real, atencioso para as trocas comunicativas com as crianças. Para tanto, ele precisa permanecer atento às colocações delas, ouvi-las, buscando atribuir sentidos e significados dentro dos contextos e experiências da realidade delas. Não podemos esquecer que todas as colocações infantis trazem consigo uma intenção, por vezes, não as compreendemos, mas precisamos ouvi-las buscando significados e viabilizando a comunicação. Muitas vezes, as crianças conversam segundo uma lógica própria, regulada por uma forma de pensar específica, denominada pensamento sincrético).

ESPAÇO:

Proporcionar um momento de conversa prazerosa que conquiste ou fortaleça vínculos para a afirmação de todos, cada qual com sua individualidade, como um grupo.

Optar por um ambiente fechado e restrito ao grupo para o momento da roda de conversa, mas que seja familiar às crianças, que apresente aconchego, conforto e passe segurança (para o qual elas já tenham um conhecimento prévio do território). Exemplo: sala de aula; sala de leitura, “brinquedoteca” e espaços afins. Sempre quando  possível, salientar a importância da não interrupção por parte de outras pessoas da escola, deixando um recadinho ou uma placa na porta com um aviso. Fazer desse momento uma hora peculiar do grupo, com sua prioridade e importância, evitando assim, dispersão e desinteresse por parte da criança.

Estruturar a roda no espaço de forma que todos se enxerguem e exercitem a aprendizagem de postura, tanto para ser ouvido como para poder ouvir.

TEMPO:

A roda de conversa deve acontecer todos os dias, na hora que o educador achar apropriada. Sua duração obedecerá a fatores como: circunstâncias, interferências, incidentes e, diante do tema, assunto, proposta, que estarão em roda, considerar o envolvimento da criança; ou seja, respeitar o tempo que se fará necessário para o desenvolvimento da conversa.

Higiene da escola

Na rotina escolar desta instituição buscamos criar um ambiente de cuidados que consideram as diferentes faixas etárias, desenvolvendo atividades diárias que visam além do educar, o bem estar da criança, a manutenção da saúde e prevenção de doenças

Portanto, faz parte da nossa rotina escolar os seguintes procedimentos: lavar as mãos antes da oferta de alimentos ou após o uso dos sanitários ou de alguma atividade que assim o exija; fazer a higiene bucal, considerando os movimentos corretos da escovação de dentes e língua; uso adequado dos sanitários, papel higiênico; uso correto da torneira; cuidados de higienização das “cubas” após cada banho.

Além do trabalho de higiene com as crianças, é realizada a limpeza dos ambientes coletivos: banheiros infantis e adultos; sala referências; sala de artes; refeitório; sala de vídeo; sala de leitura; áreas de circulação; pátio externo, areia; cozinha; diretoria; secretaria; sala dos professores; almoxarifados; lavanderia e lactário.

Todas as atividades são realizadas buscando um princípio maior: o da autonomia que leva em conta a necessidade da criança, permitindo e incentivando gradativamente seus desejos/necessidades de realizar por si só algumas ações. 

O pessoal de apoio responsável pela limpeza da escola é parte integrante da equipe escolar, sua importância é evidenciada entre outras contribuições, pelo fator de sua função estar ligada diretamente a saúde e bem estar das crianças pequenas.

O grupo participa das Reuniões pedagógicas de forma efetiva e não como ouvintes, sendo as reuniões planejadas e tematizadas considerando a participação de todos os segmentos de funcionários da escola.

 No início do ano letivo ou sempre que ocorre alguma mudança estrutural o grupo se reúne com a Equipe Gestora para analisar as tarefas, avaliar a rotina escolar e fazer as atribuições de cada um, essa rotina escolar é passada para um quadro permanecendo uma cópia no mural da dirigente e outro afixado em local de acesso aos funcionários. São realizados combinados e orientações a respeito de horários sem prejuízos a dinâmica da escola ou sobrecarregar o colega.

Os horários de trabalho são definidos distribuindo o grupo de forma que sempre tenha funcionário para:

É de responsabilidade deste grupo:

Rotina escolar da Equipe de Limpeza

Segue abaixo detalhamento sobre a rotina escolar do pessoal responsável pela limpeza. Na escola temos limpezas diárias, semanais e quinzenais.

No período da manhã, são executadas diariamente limpeza nas áreas:

Período da tarde:

Atividade semanal:

Atividade quinzenal:

Obs.: 1 – Qualquer atividade descrita deverá ser realizada sempre que necessário mesmo que exceda a rotina pela pessoa responsável ou por outra disponível.
         2 – Caberá a Dirigente avaliar e determinar as atividades não descritas na rotina escolar, porém necessárias por urgência, emergência ou mudanças estruturais que deverão ser realizadas.

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