<

Aracnídeos


Alguma vez já passou pela sua cabeça que a palavra aracnídea é um grupo de animais invertebrados principais responsáveis de ocasionar vários acidentes com humanos? Se a resposta for não, borá descobrir quais animais são esses?

Características dos Aracnídeos

A Classe de aracnídeos inclui mais de 60 mil espécies, como aranhas, carrapatos, ácaros, escorpião, esses aracnídeos possuem características bastante importantes e até diria estranhas, por exemplo, os aracnídeos possuem quatro pares de pernas, denominados de cafalotorox, o mesmo possui olhos simples, e são totalmente terrestres, costumam viver lindamente em regiões quentes e tropicais, e alguns em região frias, exceto os ácaros, denominados de “diferentão”, eles podem também ser adaptáveis a água, tanto doce e marinha. A maioria dessas espécies são predadores, exceto o “diferentão”, que também pode ter em sua espécie um grupo de parasitas, que ataca plantas e animais, podendo ocasionar as famosas sarnas (Sarcoptes scabiel).

Alerta: Pelo fato de viverem no solo, muitos podem passar despercebidos pelas pessoas, como em plantas, troncos de arvores, na própria casa, travesseiros, lugares com muito acumulo de objetos, não esquecendo que aranhas e escorpião são predadores, por isso é de extrema importância estar sempre atento.

Os Aracnídeos, diferentemente do grupo artrópodes (Gafanhotos, caranguejos, centopeias, piolhos de cobra, aranhas- de outra espécie) não possuem antenas ou mandíbulas, por esse fato não conseguem triturar os alimentos, assim elas utilizam as quilíferas, que é uma estrutura ao redor da boca da espécie, desenvolvida especialmente para conseguir agarrar o alimento e triturá-lo, esse processo de digestão acontece normalmente, os resíduos são eliminados pelo anus, não tão incomum, não é?

Segue a Imagem de alguns aracnídeos:

Kit de Alfabetização Só Escola
Alguns aracnídeos

Agora vamos saber mais detalhes desses grupos de animais?

Veneno e a alimentação

Como são animais predadores, muitos possuem glândulas de veneno, como as aranhas e os escorpiões, essa glândula tem como principal função paralisar as presas. A glândula de veneno do escorpião se localiza no aguilhão, na volta da sua boca há os pedipalpos, que servem como garras para dominar a pressa, depois de pressa, são paralisadas pelo veneno.

Aracnídeos

Já as glândulas de veneno da aranha funcionam através das quilíferas, utilizadas para instilar o veneno na presa, deixando-a imóvel.

 As estruturas morfológicas da aranha também contem os pedipalpos, que alem de servir para dominar a presa, também funciona como armazenamento de espermatozoide nos machos maduros, para isso os pedipalpos tem que estar dilatados para haver a transferência.

Aracnídeos

Muitos desses venenos mencionados podem não ser tóxicos para os homens, mas é de grande alerta, pois algumas outras espécies podem representar um grande perigo em seu veneno, principalmente para as crianças, lembrando que se alguém for picado é de extrema importância procurar um pronto socorro e tomar o soro para se livrar de complicações graves.

Os acarinos trás com ele uma turminha boa, como carrapato, sarna, cravo de pele, ácaros, todos pertencentes da classe aracnídeos. O acaro “diferentão” pode ser encontrado facilmente dentro de casa, como em tapetes, cortinas, ar- condicionado, cobertas, e podem ocasionar também problemas respiratórios e alergia.

Se você ainda não conhece os ácaros, segue a imagem desse animal tão simpático:

ácaros

É mais de 50 mil espécies diferentes no mundo, sim, você não leu errado, 50 mil espécies, esses animaizinhos podem não ser vistos a olho nu, pois medem apenas 0,3 a 0,5 centímetros, é pouca coisa não? Mas com esse tamanho faz um estrago enorme, podendo ter mais de 100 mil ácaros em um tapete, e não são os tapetes inteiros não senhores, é apenas um metro quadrado, imagina dobrando esse numero com o resto do tapete, sim, pode ficar de boca aberta, é muito acaro para contar historia.

Ainda não foi contado o pior, sabe aquele colchão, aquele colchão que não é trocado há anos, que já faz parte da família, sabe? Então, especialistas dizem que há mais de 1,5 milhões de ácaros dormindo juntinho com a gente todos os dias, e não precisa ser muito tempo com o colchão, basta ter 2 anos, que 10% do cento do seu peso é contido de ácaros, sim, é de chocar e arrepiar, não deixando de lembrar do travesseiro, que também entra nessa onda, 1/3 do peso do travesseiro é dominado por ácaros e seus , digamos, excrementos. Tão juntinhos da gente, né?

No âmbito de alimentação, as aranhas e os escorpiões são carnívoros, as aranhas em sua grande maioria, se alimentam de animais vertebrados, sapos, pássaros, largatos, e pasme, o apetite da aranha pode ser ultrapassada da baleia, isso, da baleia, que geralmente se alimenta de 280 a 500 milhões de toneladas de comida por ano, das aranhas chega a ser o dobro, 800 milhões de toneladas por ano, disputando com nós, meros mortais, que consumimos 400 milhões. A aranha não é nada fraca.

Já o escorpião, gosta da noitada, ou seja, têm hábitos noturnos, nesses hábitos que consomem algum tipo de alimento, como cupins, baratas, grilos, moscas, e choquem novamente, quando falta algum tipo desse alimento na região em que habitam, praticam o CANIBALISMO, isso mesmo, comem animais da mesma espécie, o escorpião chega a medir 25 cm, e tem o tempo de vida de 4 anos. Podemos nos sentir escorpiões, pois sei que tem muita gente que ataca a geladeira a noite, não é?

E não podemos deixar de citar os ácaros, que se alimentam de células mortas da pele humana, são encontradas em travesseiro, colchões, sofás, almofadas.

Veja também: Amebíase, O que é?

Respiração dos aracnídeos

A respiração dos aracnídeos acontece pelo filotraqueal, podem ser denominados também por “pulmões foliáceos”, alguns pontos importantes do processo de respiração:

  • As estruturas dos pulmões foliáceos são formadas por lamelas irrigadas,
  • Lamelas Irrigadas tem a função de se comunicar com o exterior do corpo dos aracnídeos, a partir de um orifício, denominado de “estigma”
  • Nas lamelas há trocas gasosas, essas trocas resultam a liberação do oxigênio no sangue,
  • Por ultimo transportando as células respiratórias para o animal

Alem das aranhas terem as filotraqueias como meio respiratório, existe também as traquéias.  Já o escorpião possui apenas as filotraqueias.

Sistema Digestivo dos aracnídeos

 O processo digestivo dessas espécies é bem complexo e diria estranha, diferentemente de outros animais, o processo digestivo acontece antes de a espécie ingerir sua presa, sendo denominada de extracorpórea, isso acontece pelo fato dos aracnídeos consumirem alimentos liquefeitos, ou seja, o alimento derretido, reduzido a liquido, para tudo isso ocorrer, a espécie tem uma substancia digestiva que lança sobre a presa antes de ingeri-la, a presa se transforma nesse liquefeito, formando uma espécie de uma pasta.

O processo da aranha é menos complexo, acontece extra-intestinal, injetam o veneno na presa com seus sucos digestores, sugando o liquido dos órgãos das presas, isso acontece pelo fato da aranha ter um estomago com forte poder sugador.

Já o carrapato (ectoparasita) é o processo mais simples de todos, apenas retira o sangue da sua presa

Reprodução

Alguns pontos importantes da reprodução dos aracnídeos,

  • Fecundação acontece internamente, pois são espécies de sexo separadas
  • Os machos não possuem o órgão genitor para introduzir os espermatozóides na fêmea, mas conseguem através de outros mecanismos
  • Filhotes nascem com a cara do pai (até no mundo animal)

Aranhas:

  • Os machos armazenam os espermatozóides nos pedipalpo dilatado,
  • Os pedipalpos são usados no processo, acontecendo à fecundação na fêmea
  • Os ovos são fecundados em sacos de sedas, esses sacos de sedas são construídos pelas fêmeas, podem também ser chamado ovissaco

Em alguns, a fêmea pode matar o macho após o acasalamento, tornando-o uma presa para o seu consumo

Escorpião

  • Vivíparos, não produzem ovos
  • O escorpião deposita na fêmea (envoltório) massas de espermatozóides,
  • Essa massa é penetrada com os espermatozóides
  • Acontece Fecundação Interna
  • Filhotes nascem perfeitamente formados

É o mundo animal é bem estranho, não é?