<

Atividades de Interpretação de texto volta às aulas

Selecionamos nesta postagem diversas sugestões de Atividades de interpretação de texto volta às aulas, para trabalhar com alunos das series iniciais. Também recomendamos essas Atividades de Produção de Texto para Volta às Aulas.

Atividades de Interpretação de texto volta às aulas para imprimir

Atividades de Interpretação de texto volta às aulas para imprimir Atividades de Interpretação de texto volta às aulas para imprimir Atividades de Interpretação de texto volta às aulas para imprimir Atividades de Interpretação de texto volta às aulas para imprimir

Não deixe de ver: Atividades volta às aulas para Alfabetização.

Atividades de Interpretação de texto volta às aulas para imprimir Atividades de Interpretação de texto volta às aulas para imprimir


Atividades de Interpretação de texto volta às aulas para 4º e 5º ano

Atividades de Interpretação de texto volta às aulas para imprimir

Atividades de Interpretação de texto volta às aulas – Este ano será um sucesso se…

Este texto é perfeito para trabalhar no primeiro dia de aula porque é um texto motivacional e reflexivo. Nos faz pensar sobre a importância da amizade e o querer bem ao outro, sabendo que é impossível alcançar o sucesso sozinho.

No final do texto tem uma sugestão de atividade.

Este ano será um sucesso se…

Este ano será um sucesso se…
houver um sorriso de otimismo,
um sonho de beleza em seu coração e
poesia nas pequenas coisas: na simplicidade da flor,
na inocência das crianças, no silêncio interior,
na amizade, no momento presente,
na oportunidade de ser bom, ser amigo e compreensivo;
sensível ao sofrimento alheio,
grato ao passado que lhe proporcionou experiências para o futuro.

Este ano será um sucesso se…
você for franco sem ferir,
tiver fé em si, no próximo e em Deus e,
acima de tudo, expressar o que pensa do outro
com uma palavra de carinho, de apoio,
de reconhecimento, de bondade e encorajamento.

Este ano será um sucesso se…
você souber vencer a preguiça, o orgulho,
a indiferença ao sofredor, a tentação da riqueza, da intriga e da inveja,
da intolerância ao ignorante, ao que tem ideias diferentes das suas,
ao menos inteligente, ao egoísta, ao mesquinho.

Este ano será um sucesso se…
você socorrer a quem precisa, aconselhando-o,
estendendo-lhe a mão, dando-lhe ajuda no momento certo,
economizando bens materiais,
esbanjando amor e solidariedade,
entendendo a criança e o idoso,
o adulto que não teve infância e aquele que não sabe amar.

Este ano será um sucesso se…
você der um “bom dia” de coração e
enfrentar com esportividade as desventuras, semear a paz e o amor,
vibrar com a felicidade alheia, com a beleza do sol acordando o dia,
com a gota de orvalho na flor.

Este ano será um sucesso se…
você valorizar cada vitória e o mundo de oportunidades
que se abrirem diante de você e,
começar cada dia com Deus!

Se você for sensível a tudo isso,
então este ano será um sucesso para você e
para os que viverem ao seu redor!

(autor desconhecido)

Atividade sobre o texto. Pense no texto, no ano que começa e responda:

  1. O que você fará para que seu ano e o das pessoas que o rodeiam na escola, na família e amigos seja um sucesso?
  2. Para você, que atitudes e sentimentos podem fazer com que o ano não seja um sucesso?
  3. Explique o a segunda estrofe do texto com suas palavras. No texto diz que “este ano será um sucesso se você enfrentar com esportividade as desventuras…” O que será que o autor quis dizer com esta expressão?
  4. Na sua opinião, é possível vivenciar todas as atitudes descritas no texto, no dia a dia? Justifique.
  5. Procure no dicionário o significado das seguintes palavras: (intriga –   intolerância – mesquinhez – solidariedade) – Agora escreva frases com cada uma delas.
  6. Escolha um verso do texto e faça uma ilustração.

Confira outras atividades para ensino fundamental:

Atividades de Interpretação de texto volta às aulas – Camila e a Volta às Aulas

Atividades de Interpretação de texto volta às aulas para imprimir

Camila está muito feliz. Daqui a alguns dias recomeçam as aulas: ela vai reencontrar todos os seus colegas e ainda uma nova professora.

– Vai ser legal, eu vou rever Berenice, Vítor, Mariana, Léa e Teodora!

– Será que a minha mochila nova, lindinha, vai estar pronta?

– Sim, tudo estará pronto! – Responde a mamãe, sorrindo.

– Sabe, para o lanche, eu gostaria muito de biscoitos de chocolate. Não daqueles com laranja, eles são bons, mas eu não gosto muito deles.

– Sim, não se preocupe – diz mamãe. – Eu sei bem do que você gosta.

– Ah, eu não estou preocupada, porque agora eu já sou grande. Miguel é que tem um pouco de medo da volta às aulas, não eu.

-É verdade – diz a mamãe. – A tia Natália está muito contente de vocês estarem na mesma escola.

– Eu vou cuidar bem dele, prometo! Ah! Eu não posso esquecer do Ursinho. Ele também está doido para ir à escola.

No dia da volta às aulas, mesmo não sendo a primeira vez que ela vai à escola, Camila aperta bem forte a mão da mamãe.

Com a outra mão, ela aperta o Ursinho sobre o seu coração.

Mas assim que ela vê a Berenice, o Vítor, a Mariana e a Léa, Camila abraça rapidamente a mamãe e corre para seus amigos, perto do escorregador.

No mesmo momento, tia Natália e tio Guilherme chegam com Miguel que se agarra à sua mãe.

Camila desliza pelo escorregador e, toda feliz de ver o seu primo, corre na sua direção gritando.

– Miguel! Venha logo brincar comigo! Você vai ver, vai ser muito legal!

O garotinho olha a sua mãe, o seu pai e a prima. Ele hesita, e então, timidamente, vai até Camila.

– Eu tenho um pouco de medo – diz ele baixinho para a sua prima. – Tem muita gente.

– Não se preocupe, eu estou com você – diz Camila, muito orgulhosa de cuidar do Miguel.

– Olhe, aí está a Mônica, a sua professora. Ela é muuuito legal. E, além disso, ela nunca fica zangada.

Miguel olha para a moça que vem na sua direção.

– Bom dia, como você se chama? – pergunta ela, gentilmente.

– Ele se chama Miguel – diz Camila.

– Você vem comigo, Miguel? – diz Mônica dando-lhe a mão.

– Não se preocupe, você vai voltar para brincar com a Camila. Eu só quero lhe mostrar a sua sala de aula. Enquanto isso, Camila, você pode ir dizer bom dia à sua nova professora.

Um pouco decepcionada por não acompanhar Miguel, Camila vai com os seus amigos abraçar a sua nova professora, Isabel.

– Bom dia, crianças – diz ela – Vamos passar algum tempo juntos este ano. Venham, eu vou levá-los para conhecerem a sua sala de aula.

As crianças, um pouco tímidas, entram prudentemente na nova sala e lá dentro descobrem muitas coisas: livros, potes com lápis, material de pintura, um canto com bonecos, u outro com carrinhos, outro com cubos. Agora tem mais coisas interessantes do que na sala de aula antiga.

– Vocês podem brincar – diz Isabel.

Enquanto brincam, Camila pensa no Miguel.

“Espero que ele não tenha medo” pensa ela.

No recreio, ela reencontra o primo.

– E então? Você está gostando? – pergunta.

– Sim, é muito legal. É cheio de jogos! Eu posso até mesmo brincar com os bonecos, como na sua casa.

– Oh não! – exclama Miguel ao desembrulhar o seu lanche.

– Mamãe mandou o meu lanche com doces de goiaba!

– Hum, são os nossos preferidos, meu e do Ursinho.

– Vamos trocar?! – gritam os primos ao mesmo tempo.

– A escola é mesmo super legal! – comentam a Camila e o Miguel, enquanto comem os seus lanches, sentados um do lado do outro, antes de irem juntar-se aos seus amiguinhos.

(**Retirado do livro Camila volta às aulas, de autoria de  Aline De Pétigny e Ilustrações de Nancy Delvaux)

Sempre pensando em facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar o Texto Camila e a Volta às Aulas, mostrado acima para download em PDF, confira o link a seguir e baixe:

As atividades abaixo podem ser feitas por escrito ou oralmente com os alunos.

  1. Você gostou da historinha?
  2. Qual é o título?
  3. Quem escreveu essa historinha ?
  4. A autora da historinha é brasileira ou francesa?
  5. Quantos filhos ela tem?
  6. Como se chama o primo de Camila ?
  7. Quantos coleguinhas Camila vai rever no primeiro dia de aula? Como se chamam os coleguinhas de Camila ?
  8. Qual o nome da professora (tia) ?
  9. Qual a opinião de Miguel e Camila sobre a escola ? Eles acham legal ou não ?
  10. E você, qual a sua opinião sobre a sua escolinha?  Conte-nos tudo.

Também confira: Atividades volta às aulas para imprimir


Atividades de Interpretação de texto volta às aulas – Promessas

Atividades de Interpretação de texto volta às aulas para imprimir

Promessas – Pedro Bandeira

Primeiro dia de aula,
como é bom recomeçar!

Mala nova,tudo novo
caderno,lápis no estojo,
tudo encapado,
tudo ajeitado,
tudo arrumado,
tudo prontinho.

Não conheço a professora,
também ela vai ser nova.
Sei que dela vou gostar,
e ela vai gostar de mim.

Prometo estudar bastante,
vou ser o primeiro da classe.
Não vou ficar de castigo,
nem vou brigar no recreio.
Tudo novo, vida nova
Novos colegas também.
Mas eu prometo: este ano,
eu não vou emprestar a minha borracha.

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

  1. Qual o título do texto?
  2. Quem é o autor do texto?
  3. Retire do texto a parte que mostra: o entusiasmado criança pelo primeiro dia de aula.
  4. Quais os materiais escolares que a criança irá levar para a escola?
  5. Como esses materiais estão?
  6. O que a criança espera da sua professora?
  7. E, você o que espera da sua professora?
  8. O que você pretende fazer nas aulas durante o ano? Quais as suas promessas?

Mais em: Atividades passa tempo para volta ás aulas


Atividades de Interpretação de texto volta às aulas – Meu primeiro dia de aula

Atividades de Interpretação de texto volta às aulas para imprimir

Meu primeiro dia de aula

No primeiro dia de aula, chegamos à escola muito alegres e ansiosos. Foi um dia especial.
Nós revimos os amigos, reencontramos a nossa professora que foi a mesma dos anos anteriores, as auxiliares e fizemos novos amigos.
Na sala de aula, encontramos balões multicolores e um cesto na mesa da professora cheio de flores e chupas, que no final do dia saboreamos. Falamos com muito entusiasmo das nossas férias! Também fizemos uma pintura coletiva, utilizando várias técnicas, onde pudemos expressar livremente os nossos sentimentos.
A pintura ficou espetacular e nós gostamos tanto de fazer que ficamos todos sarapintados. Foi um dia bem diferente!
Espero que este ano seja cheinho de novidades como este dia!

Professor, leia o texto e depois faça perguntas para uma conversa com os alunos:

  1. Como você acha que o personagem deste texto se sente ao escrever sobre em seu primeiro dia de aula?
  2. O personagem do texto espera o que de seu novo ano letivo?
  3. Como você se sente ao iniciar um novo ano escolar? Por quê?
  4. O que você espera de seu primeiro dia de aula? Por quê?
  5. Dos seus amigos de sala, o que você espera? Por quê?
  6. Com relação à professora, o que você espera? Por quê?
  7. O que você deseja alcançar neste novo ano letivo? Por quê?
  8. O que você deseja alcançar, conseguir, também pode ser desejado a seus amigos de sala?
  9. O que você desejaria a seus amigos de sala?
  10. Você tem ideia do que seus pais ou responsáveis desejam para você neste novo ano escolar? O quê?
  11. Num grupo grande como o do ambiente escolar (nossa sala de aula, por exemplo), você acha que é importante ter companheirismo, amizade e respeito? Por quê?
  12. Quais os sentimentos ou atitudes que você acha que devem existir dentro de uma sala de aula?

Também seria interessante conferir: Sugestões de Dinâmicas para Volta às Aulas