Atletismo


O atletismo é considerado o conjunto de práticas esportivas mais antigo da humanidade, também chamado de esporte base. Este conjunto de práticas é composto por modalidades praticadas desde a Antiguidade, como corrida, saltos, lançamentos e arremessos.

Atualmente, o atletismo é considerado o principal esporte olímpico, e suas provas são realizadas em diversos locais, como campos, estádios, montanhas e até mesmo em ruas.

História do atletismo

As práticas esportivas conhecidas como atletismo remontam às primeiras Olimpíadas promovidas na Grécia Antiga, na cidade de Olímpia, no ano de 776 A.C., nas quais foram realizadas provas nas modalidades de corrida e arremesso de pesos. Os gregos chamavam este evento de Stadium.

O primeiro vencedor conhecido de uma prova da modalidade de corrida olímpica, de aproximadamente 190 metros, foi Coroebus.

A forma como o atletismo é praticado atualmente e sua diversidade tem origem no século XIX, na Inglaterra, que adotou as práticas atléticas como treinamento em escolas militares, que foram adotadas posteriormente por ouros países.

Em 1912, foi criada a Associação Internacional de Federações de Atletismo.

O atletismo se tornou popular no Brasil no século XX, e a primeira medalha de ouro de atletismo foi conquistada por Adhemar Ferreira da Silva, em 1952 na Finlândia, na modalidade de salto triplo.

Atualmente, a organização de competições de atletismo é responsabilidade da Confederação Brasileira de Atletismo.

O atletismo moderno é composto por mais de vinte modalidades de provas oficiais, como:

  • Marcha atlética;
  • Corridas rasas, com barreiras e obstáculos;
  • Saltos;
  • Combinada;
  • Revezamentos;
  • Arremessos;
  • Lançamentos;

Estas competições são realizadas em estádios, campos e pistas, com diversas provas de diferentes modalidades ocorrendo simultaneamente. Cada modalidade necessita de equipamentos, espaços e demarcações específicas para sua execução.

Modalidades do atletismo

Pista de Atletismo

As principais modalidades do atletismo são corridas, revezamento, marcha atlética, salto, arremessos, lançamentos, decatlo e heptatlo.

Corridas

As corridas podem ser classificadas em várias modalidades, como de curta distância (tiro rápido), rasas e com barreiras. O tamanho de seus percursos varia de acordo com cada categoria e com o gênero dos participantes. As provas de corrida têm início com um tiro de largada; se um participante de adianta ao tiro e sai antes, ele é desclassificado da prova.

Corridas de pista

As corridas de pistas são divididas em várias categorias:

Corridas em pistas ovais são as corridas mais tradicionais e disputadas com cada atleta em uma faixa, com percursos de 100 metros rasos, 200 metros rasos ou 400 metros rasos.

Corridas de meio fundo são disputadas com os atletas fora da raia, com percursos de 800 metros e 1.500 metros.

Corridas de Fundo também são chamadas de corridas de média distância, e são disputadas dentro de pistas, com percursos de 5.000 metros e 10.000 metros.

Corridas de rua também são chamadas de maratonas, com percursos de oficiais de 42,19 km.

Corridas com obstáculos apresentam obstáculos a serem superados pelos atletas e têm suas provas disputadas em estádios e podem ser divididas nas seguintes modalidades: 100 metros (que são provas femininas), 110 metros (que são provas masculinas), 400 metros (que são modalidades masculinas e femininas) e 3.000 metros (que são modalidades masculinas e femininas).

Corridas de revezamento são disputadas em equipes de quatro atletas, sendo que cada um tem a responsabilidade de percorrer uma parte do trajeto com um bastão, entregando-o para o próximo atleta a percorrer o trajeto.

Maratonas são uma modalidade de corrida de longa distância, disputada em locais públicos, como ruas e estradas. Seu trajeto tem, oficialmente, 42 quilômetros.

Revezamentos

Em provas de revezamento, o trajeto pode medir 100 ou 400 metros, sendo realizadas por equipes formadas por quatro atletas cada. Assim, cada atleta executa um quarto da prova, entregando, após o término de seu percurso, o bastão para o próximo atleta.

Marcha atlética

A marcha atlética é uma modalidade na qual os atletas têm de correr sem tirar completamente os pés da pista. Para atletas do gênero masculino, o percurso pode ser de 20000 ou 50000 metros, enquanto que para o gênero feminino o trajeto é de apenas 20000 metros.

Saltos

Provas de saltos em distância são realizadas em uma pista de pelo menos 40 metros de comprimento, e o atleta pula sobre uma tábua de 20 centímetros de largura, buscando saltar a uma distância maior do que seus adversários.

Provas de saltos em altura são realizadas em uma pista de no mínimo vinte metros, e o atleta salta com uma vara por cima de uma barra horizontal. O vencedor da prova é o atleta que conseguir saltar mais alto, sem derrubar a vara. Nesta modalidade, o comprimento das varas varia de 2,80 a 3,40 metros, para homens e para mulheres.

Arremessos e Lançamentos

As provas de arremesso e lançamentos podem ser classificadas como lançamentos de peso, lançamentos de martelo e lançamentos de disco e dardo. Os objetivos destas provas é arremessar, com apenas uma mão, o objeto da modalidade e mais longe possível, superando a distância dos adversários.

O peso dos objetos a serem lançados varia de acordo com os gêneros masculino e feminino.

No arremesso de peso, por exemplo, a esfera a ser arremessada pesa sete quilogramas na modalidade masculina e quatro quilogramas na modalidade feminina.

Já nos arremessos de discos, os discos pesam dois quilogramas na modalidade masculina e um quilograma na modalidade masculina. Os dardos, da mesma forma, pesam 800 gramas na modalidade masculina e 600 gramas na modalidade masculina.

Decatlo

Decatlo é uma modalidade praticada apenas por homens, e em uma única prova são praticadas dez modalidades de atletismo. As modalidades praticadas no decatlo são: corrida de 100 metros, saltos em distância, saltos em altura, lançamento de pesos, corrida de 400 metros, corrida de 110 metros com barreira, lançamento de discos, lançamento de dardos, saltos com vara e corrida de 1500 metros, sendo que em cada prova o atleta acumula pontos, que são somados no final da prova.

Heptatlo

Heptatlo é uma modalidade praticada apenas por mulheres, e e em uma única prova são praticadas sete modalidades de atletismo: 100 metros com barreira, lançamentos de pesos, lançamentos de dardos, saltos em altura, saltos em distância, corridas de 200 metros e corridas de 800 metros. Vence a atleta que conseguir maior quantidade de pontos no geral, sendo que em cada prova a atleta acumula pontos, que são somados no final da prova.

Veja também: Tudo sobre o Voleibol.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.