Esportes

Badminton


Badminton é uma modalidade esportiva que pode ser praticada por dois ou quatro jogadores, com grande semelhanças com o tênis, uma vez que são utilizadas raquetes para se jogar uma peteca, numa quadra dividida por uma rede. A peteca usada no badminton é chamada de volante ou birdie, chegando a atingir uma velocidade de até 300 km/h, superior à velocidade atingida por uma bola de tênis.

Estima-se, também, que um jogador de badminton corra duas vezes mais do que um jogador de tênis por partida.

A raquete utilizada no badminton é confeccionada em materiais resistentes e leves, como fibra de carbono e titânio, e seu peso é cerca de 100 gramas. A raquete mede no máximo 68 centímetros de comprimento e possui cordas entrelaçadas nas direções vertical e horizontal, podendo aguentar um impacto de até onze quilogramas de força.

Atualmente, o badminton é o segundo esporte mais praticado no mundo, sua origem é indiana e posteriormente se tornou popular na Inglaterra.

Uma partida de badminton começa quando o juiz joga “cara ou coroa”, o jogador vencedor pode escolher, então o lado da quadra em que jogará.

Depois de marcar primeiro ponto, existe a regra de que sempre que o resultado da partida for par, o jogador tem de ser posicionado no lado direito da quadra, já se for ímpar, o jogador tem de ser posicionado no lado esquerdo da quadra.

Recomendamos também este artigo: Atletismo.

História do badminton

A prática esportiva de jogar petecas com raquetes existe há centenas de anos na Índia, chamado de Poona. No entanto, o Badminton moderno foi desenvolvido no século XIX pelos ingleses.

Em 1934, um grupo de países europeus (Inglaterra, Irlanda, Escócia, Canadá, Dinamarca, França e Holanda) fundaram a Federação Internacional de Badminton, o que fortaleceu o esporte, popularizando-o, regulamentando-o e promovendo sua expansão.

Atualmente, o Badminton é um esporte Olímpico, com grandes jogadores vindos de países asiáticos, como China, índia, Indonésia e Coreia do Sul. A Federação Mundial de Badminton possui mais 130 países filiados.

Jogando badminton

Fundamentos do badminton

O jogo de badminton e baseia em movimentos de saque e defesa. Cada partida é composta por três sets de vinte e um pontos cada, o vencedor do jogo deve ganhar dois sets. Um ponto é marcado quando um jogador consegue fazer a peteca encostar no espaço do adversário.

A peteca utilizada no badminton é confeccionada com penas de ganso e possui um peso de 4 a 5 gramas, podendo ser também confeccionada em nylon.

A raquete utilizada no badminton tem o peso de 100 gramas.

Na modalidade simples, uma partida de badminton é disputada entre dois jogadores, enquanto na modalidade dupla a disputa ocorre entre duas duplas.

Uma partida de badminton é jogada em um total de três sets de vinte e um pontos, vencendo a partida o atleta que conseguir que ganhar dois sets primeiro. Se houver um empate de 20 pontos a 20 pontos, o vencedor deve buscar uma diferença de, pelo menos, dois pontos em relação ao adversário.

Faltas no badminton

  • No badminton, é marcada uma falta se um jogador tocar na rede, se a peteca tocar no corpo de um jogador ou se um jogador invadir o espaço do adversário;
  • É proibido que um jogador dê dois toques consecutivos na peteca;
  • Um jogador não pode Carregar a peteca antes de um ataque;
  • É marcada uma falta se um jogador realizar um movimento e não conseguir acertar a peteca;
  • É marcada uma falta se jogador recebedor da bola, em uma disputa em duplas, não a recebe, cedendo-a ao seu parceiro de dupla.
  • O serviço, no badminton, tem que ser feito obrigatoriamente na diagonal, caso contrário, o adversário é beneficiado com um ponto;
  • Se o serviço, no badminton, for realizado do lado errado, é marcada uma falta e o adversário do jogador que errou é beneficiado com um ponto.

Principais tipos de batidas do badminton:

Drop shot, que é uma batida mais curta, na qual a peteca cai próxima à rede;

Lob, que é uma batida mais forte e longa, na qual a peteca passa por cima do jogador adversário;

Drive, que é uma batida mais rápida e na qual a peteca passa paralela ao chão, muito rente à rede;

Smash, que é uma batida que tem semelhanças com a jogada de cortada do Voleibol. Trata-se de uma batida muito rápida e forte, que ocorre de cima para baixo.

Arbitragem do badminton

Um jogo de badminton é acompanhado por cerca de 12 juízes, distribuídos em diferentes funções:

O árbitro geral recebe o auxílio dos demais juízes e toma as decisões finais em relação ao cumprimento das regras e marcação de faltas ao longo do jogo.

Os juízes de linha, que são um total de dez, têm a responsabilidade de verificar se a peteca se mantém dentro dos limites do campo e também de comunicar o árbitro geral caso presenciem qualquer tipo de infração das regras.

Os juízes de serviço têm como função observar atentamente o instante do serviço a fim de certificar se este foi realizado de maneira correta, e se foram cumpridas de maneira correta as regras por todos os jogadores da partida.

A quadra de badminton

A prática do badminton pode ser realizada em quadras fechadas ou em quadras abertas.

Uma quadra de badminton é uma estrutura retangular com medidas aproximadas de treze metros de comprimento por seis metros de largura. Estas medidas podem variar de acordo com o número de atletas que jogarão a partida. A rede que divide a quadra fica posicionada a 1,5 metro do chão.

Existem, no chão da quadra, linhas exteriores laterais cuja função é marcar a largura do campo, enquanto as linhas interiores têm a função de marcar a largura do campo individual. Ao fundo do campo existe uma linha curta que indica o limite do campo de pares no momento do serviço.

A quadra também possui uma área de serviço, que fica localizada a 1,98m da rede. Esta área de serviço indica a área na qual o serviço pode ser realizado, bem momo onde deve cair o serviço adversário.

__

Também recomendamos este artigo: Tudo sobre o Voleibol.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x