Handebol


O handebol é um esporte cujo objetivo é marcar gols com as mãos, sendo que apenas o goleiro tem permissão de manipular a bola com os pés, sem jamais sair de sua área durante o jogo. No jogo, a bola é movimentada com as mãos dos jogadores e disputada através de passes, até que seja possível lançá-la contra o gol adversário.

Cada jogador pode dar apenas três passos com a bola nas mãos, tendo que lançá-la ou arremessá-la em direção ao gol.

Num jogo de handebol, cada time possui sete jogadores, que disputam dois tempos de meia hora cada. É um esporte que exige grande condicionamento muscular e cardiovascular, com alto gasto calórico.

História do handebol

Existem vários relatos que remetem à origem do handebol, desde um esporte praticado na Grécia e na Roma Antigas, que utilizava uma pequena bola que era jogada com as mãos. Também existem relatos de um jogo com as mesmas características do handebol sendo praticado na França no século XVI.

Apesar destes relatos antigos, considera-se, modernamente, que o handebol surgiu oficialmente em 1919, crido pelo professor alemão Karl Schelenz, que inclusive renomeou a modalidade com o nome de Handball.

Neste época, o esporte se popularizou e era jogado em campos abertos, como os de futebol, por dois times formados por onze jogadores cada. Cerca de cinco anos depois, o esporte começou a ser disputado em quadras fechadas, devido às baixas temperaturas europeias, e o número de jogadores foi modificado para sete por equipe.

Em 1936, o handebol se tornou uma modalidade dos Jogos Olímpicos de Berlim; já em 1946, fundou-se a Federação Internacional de Handebol, responsável por organizar torneios mundiais femininos e masculinos.

Fundamentos técnicos do Handebol

Os principais movimentos e técnicas praticados nos jogos de handebol são:

  • Recepção, que é o modo correto de receber a bola;
  • Arremesso, que é o modo correto de lançar a bola contra o gol adversário;
  • Passe, que é o modo correto de passar a bola para um jogador da mesma equipe;
  • Finta, que é uma manobra que objetiva enganar o adversário, indicando movimentos falsos;
  • Drible, que é o modo correto de fazer a bola quicar no chão;
  • Empunhadura, que é o modo correto de segurar a bola com as mãos.

Como é jogada uma partida de handebol

Num jogo de handebol, os jogadores têm como abjetivo marcar gols no time adversário através de passes e manobras com as mãos.

Jogadores de Handebol

Cada time é posicionado de um lado da quadra, e organizado de acordo com as funções dos jogadores, que podem ser de ataque, defesa, marcação ou goleiros.

Os times de handebol podem ser formados por até dezesseis jogadores, sendo que sete jogadores entram em campo e onze são posicionados na reserva, podendo ser escalados para jogar ao longo da partida.

O jogo é vencido pelo time que fizer mais gols na partida, após serem jogados dois tempos de trinta minutos separados por um intervalo de dez minutos.

Em caso de empate e necessidade de se declarar um vencedor, pode-se prorrogar o jogo através de dois tempos de cinco minutos cada, separados por um intervalo de um minuto.

A bola utilizada num jogo de handebol é confeccionada em polímeros sintéticos ou em couro, e seus tamanho e peso dependem da categoria de disputa dos times.

Na modalidade feminina, a circunferência da bola tem circunferência de 54 a 56 centímetros e peso de 525 a 375 gramas. Já na modalidade masculina, a circunferência da bola tem circunferência de 58 a 60 centímetros e peso de 425 a 475 gramas.

Uma quadra de handebol consiste de uma estrutura retangular de 40 metros de comprimento e 20 metros de largura. A quadra é dividida em uma área central de jogo e duas áreas de gol nas extremidades.

A linha de tiro é uma região tracejada localizada a três metros da área do gol.

A linha de sete metros é uma região localizada a sete metros da área do gol, em que são cobradas as penalidades máximas.

Partidas oficiais de handebol são acompanhadas por dois árbitros, um secretário e um cronometrista. Estes profissionais são responsáveis por marcar gols, faltas e o tempo da partida.

Ao longo da partida, é proibido que um jogador tome a bola de outro jogador. Também é proibido jogar a bola abaixo dos joelhos de um jogador adversário. Quando um time comete uma falta como as citadas anteriormente, o time adversário ganha o direito a um lance livre, que é realizado no local da falta/infração.

Regras do Handebol

  • Um jogador pode andar até três passos quando estiver um posse da bola, tendo que lançá-la para outro jogador após estes passos;
  • Um jogador pode permanecer com abola na mão por apenas três segundos;
  • Um jogador de linha não pode encostar da bola com os pés, apenas o goleiro pode fazer isso;
  • Após segurar a bola com as duas mãos, o jogador é obrigado a passá-la ou arremessá-la;
  • Um jogador não pode trocar a bola de mão;
  • O goleiro não pode sair da área com a bola; pode apenas sair de sua área de gol sem a posse da bola;
  • Um jogador não pode empurrar ou agredir outros jogadores. Estas atitudes são consideradas faltas e podem ser punidas com cartões amarelo e vermelho;
  • Cada cartão amarelo é uma advertência, se um jogador receber três cartões amarelos numa partida, ele é desclassificado;
  • Cada cartão vermelho faz com que o jogador seja expulso, e seu time fica com um jogador a menos por dois minutos de jogo.

Posições dos jogadores de handebol

As principais posições dos jogadores de handebol são:

  • Armador central, que comanda os ataques do time da parte central da quadra, através de passes e jogadas;
  • Meia armador, que é responsável por arremessar a bola com força e armar os ataques;
  • Ponta, que é responsável por jogadas rápidas e arremessos em ângulos fechados;
  • Pivô, que é responsável por quebrar a defesa adversária.

Veja mais em:


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.