Ciclo do Oxigênio

Confira o que é, características, importância, curiosidades e ameaças.


Sabe o ar que respiramos diariamente para sobreviver?  Esse ar é o oxigênio (O2) o mesmo precisa de um processo chamado biogeoquímico para se movimentar e garantir o ar para o meio ambiente e os seres vivos.

CARACTERÍSTICAS DO OXIGÊNIO

O oxigênio tem uma grande importância no processo de respiração celular além da formação da camada de ozônio e a combustão. O ciclo do mesmo é extremamente essencial, o composto do oxigênio aparece de varias formas na natureza, como (O2) (na forma de gás) na molécula da água (H2O) e por fim no ciclo do carbono (CO2), ambas estão comumentes relacionadas com o ciclo do oxigênio.

É muito importante salientar que 21% da atmosfera terrestre são compostos pelo oxigênio molecular, além de ser encontrado na atmosfera também pode ser visto na biosfera e na litosfera.

Veja também: Ciclo do nitrogênio

COMPONENTES DO (O2):

Os componentes do (O2), como já foi estudado, é existente em dois processos de extrema importância, como a fotossíntese e a respiração celular, além desses dois processos, há a transpiração e decomposição de organismo, todos liberam moléculas que podem ser quebradas formando assim outras moléculas para que ocorra a liberação de oxigênio, vamos estudar cada uma delas?

Fotossíntese (síntese utilizando a luz): A fotossíntese é uns dos processos mais importantes de toda ação, quando respiramos produzimos gás carbônico, a fotossíntese age na captura desse carbono e realiza a fixação do mesmo nas moléculas orgânicas, ou seja, o (CO2) fica presente nas moléculas orgânicas e com o processo da fotossíntese libera o oxigênio novamente para a atmosfera (meio)

Para fixar melhor a ideia da fotossíntese:

  • Os organismos fotossintetizantes são as algas, planta, e procariotos,
  • Esses organismos mencionados utilizam do gás carbono e luz solar para liberar o oxigênio que estamos estudando 
  • Esse oxigênio que é solto no ar é utilizado por todos os seres vivos, incluindo os seres humanos, processo esse de respiração celular
  • Não podendo esquecer que o processo de fotossíntese vai alem disso, é o processo que as plantas se utilizam da energia solar para pode sobreviver, ou seja, se alimentar, diferente de nós seres humanos que nos alimentamos através de diversos alimentos para obter energia, já as plantas utilizam do processo da fotossíntese

Segue a imagem do processo da fotossíntese para melhor entendimento:

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ciclo-do-oxigenio.htm

Respiração celular: As células do organismo (organismos que respiram o oxigênio) utilizam a molécula (O2) para produzir energia, o oxigênio chega à organela formando um ciclo de cadeia transportadora de elétrons ou cadeia respiratória, essa energia (íons da molécula de glicose) é adicionada a um fósforo nas moléculas gerando a energia, energia essa que o organismo está habituado a usar. O oxigênio e o aceptor final de elétrons liga a molécula de água utilizada em outros organismos, ou podem ser eliminadas no mesmo.

A respiração retira o oxigênio da atmosfera e transforma em moléculas de água, ou seja, a relação do ciclo da água e o oxigênio. O oxigênio que foi utilizado na respiração volta para o ambiente em forma de moléculas de água e gás carbônico

Não podemos deixar de mencionar que o oxigênio é utilizado no processo de decomposição e combustão, durante o processo final são liberados substancias importantes como a água e o gás carbônico.

IMPORTÂNCIA DO CICLO DO OXIGÊNIO

Depois de todo processo aqui mencionado, sabemos que a importância do ciclo do oxigênio é enorme, pois sem ele não há sobrevivência em nenhum espaço da terra, ele é essencial para quase tudo, principalmente para nossa respiração celular, o mesmo tem uma grande contribuição na formação da camada de ozônio, e está presente em duas etapas de grande importância, a decomposição e combustão.

CURIOSIDADES E AMEAÇAS

Você sabia que a camada de ozônio faz parte de um processo feito pelo oxigênio? Sim, essa ação acontece através de raios ultravioletas do sol, essa ação propicia no surgimento da camada de ozônio, o oxigênio funciona como uma espécie de filtro, ou seja, diminui a radiação solar ultravioleta na camada terrestre.

Outro ponto interessante, é que a camada de ozônio funciona como um filtro solar natural, ou seja, ele protege da radiação solar, se não houvesse todo esse processo, o risco de se ter doenças de pele, como por exemplo, o câncer de pele, seria bem maior.

Infelizmente a camada de ozônio e o ciclo de oxigênio sofrem constantes ameaças pelo homem, no tecer do oxigênio, o homem produz grande aumento da liberação de gás carbônico, através de queimas de combustíveis fosseis desmatamento, queimadas diversas afetando diretamente o ar que respiramos, ou seja, o ar trazendo poluentes que afetam diretamente o sistema respiratório, ocasionando doenças.  A camada de ozônio não fica por fora, os gases destrói os níveis de ozônio da atmosfera, gases esses chamados de clorofluorcarbonos (CFCs), esses gases eram utilizados em sprays e refrigeradores, nos dias atuais o uso é de total proibição.

Outros artigos:


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.