Dinâmicas para o primeiro dia de aula educação infantil

Confira as melhores dinâmicas com objetivo de apresentar, socializar, quebrar gelo e proporcionar a descontração e integração entre os alunos.


Selecionamos nesta postagem diversas sugestões de dinâmicas para o primeiro dia de aula educação infantil na escola.

São excelentes sugestões de brincadeiras para apresentar-se para os alunos e conhece-los também, levando-os a interagir com o grupo.

O primeiro dia de aula é um momento muito importante para os alunos e professores, principalmente nas series iniciais. Neste dia evidenciamos uma troca de alegria e as vezes medo, manifestada pelo encontro ou reencontro os alunos.

Com as dinâmicas para o primeiro dia de aula educação infantil, podemos estabelecer vínculos afetivos que podem contribuir de maneira significativa com o processo de ensino e aprendizagem das crianças.

Lembre-se de não prolongar muito este momento de acolhimento, mas não deixe de ser intenso para que os alunos se sintam bem dentro da escola, (espaço escolar).

Veja a seguir algumas sugestões de dinâmicas volta as aulas que podem colaborar e muito na hora de criar um momento de conquista, em que o seu aluno vai se sentir aceito e confiante.

Dinâmicas para o primeiro dia de aula educação infantil

Confira a lista de dinâmicas para o primeiro dia de aula educação infantil que tem como objetivo principal conhecer o professor, interagir e socializar os alunos, gerar confiança e espirito de equipe:

Trabalhando a autoestima

Com o objetivo de identificar qualidades e valores, favoreces a descontração dos alunos e também conhecer e reconhecer qualidades nos colegas, a dinâmica da arvore da qualidade é uma excelente recurso para o primeiro dia de aula.

Materiais: Tronco de árvore confeccionado em cartolina, fita adesiva, flores previamente confeccionadas com miolo e cinco pétalas.

  • Colar o tronco na parede ou no quadro;
  • Explicar que agora iremos pensar em qualidades que temos(explicar o que é qualidade);
  • Explicar que essas qualidades nos deixam felizes e fazem com que os outros também fiquem felizes com isso, amigos, professores, família;
  • Pedir que escrevam uma qualidade em cada pétala e no centro(miolo) o nome; após todos terminarem a parte escrita, iniciar a montagem da árvore, chamando um a um no painel, para colarem a flor, falando o nome e as qualidades que tem; ao final, fechar ressaltando que todos nós temos qualidades e elas devem ser preservadas para o nosso bem e nossa felicidade.

_____

Apresentação

Com objetivo principal de integrar a turma, aprender e fixar o nome dos colegas, esta dinâmicas para o primeiro dia de aula educação infantil é muito divertida e o único material necessário é a sala de aula.

Passo a passo: Solicite que o grupo, em pé, forme um grande círculo; a seguir, inicia-se o exercício: dê um passo à frente, diga seu nome de forma diferente;

Acompanhado de um gesto com as mãos, ou com todo o corpo, quando então, as pessoas do grupo repetem em coro o nome do professor e fazem o mesmo gesto; prosseguindo, a pessoa à direita do professor diz seu nome e cria um novo gesto.

O grupo repete o nome e o gesto do colega, e assim sucessivamente, até todos se apresentarem.

_____

A importância de ter responsabilidade.

O objetivo desta dinâmica para o primeiro dia da aula para educação infantil é sensibilizar as crianças sobre a importância de ter responsabilidade.

Vamos precisar de TNT, em uma quantidade suficiente para todos os alunos.

  • Dividir a turma em duplas; entregar uma venda para cada dupla; pedir que decidam quem vai ser o primeiro a usar a venda;
  • Explicar que o colega que está vendado deverá ser conduzido pelo seu par que poderá dar informações sobre o trajeto: escadas, declive, buraco…;
  • Depois de alguns minutos, inverter os papéis; ao final, iniciar uma reflexão sobre sensações e pensamentos que surgirão enquanto estava vendado depois quando conduzia o colega.

Reflexão: Como você se sentiria se seu condutor não agisse com cuidado e responsabilidade? Deixar que as crianças falem.

Veja ainda: Atividades para imprimir.

_____

O Nome (Quebrando o gelo)

Esta dinâmicas para o primeiro dia de aula educação infantil propõe um Quebra-Gelo entre todos os alunos da classe. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para a memorização dos nomes de cada um.

  • O professor ou educador deve fazer um círculo com os alunos, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer, ou uma mímica.
  • Em seguida todos devem dizer o nome do aluno e repetir o gesto feito por ele.
  • Dinâmica para quebrar o gelo com muitos elementos para auxiliar o aprendizado e a integração da classe.

Observações:

  • Essa dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pessoa, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto… e assim por diante.
  • Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo após o 8º deve começar um outro ciclo de 1 a 8 alunos.

_____

Proporcionar a descontração e integração

O nome desta Dinâmicas para o primeiro dia de aula educação infantil é sorriso milionário, ela tem como objetivo proporcionar a descontração e integração entre os grupos de alunos de forma lúdica e divertida.

Você vai precisar para esta atividade de pequenas bolinhas de papel amassado (5 para cada aluno da classe).

Cada bolinha vale R$ 1.000,00.

  • O professor distribuirá para cada pessoa do grupo 5 bolinhas de papel, essas deverão estar dispersas no local onde será realizada a brincadeira.
  • Dado o sinal os alunos deverão sair e procurar um companheiro, em seguida devem parar em sua frente, olhar fixamente nos olhos desse companheiro que por sua vez não pode sorrir.
  • Quem sorrir primeiro paga uma bolinha para a pessoa a quem sorriu.
  • Vence quem terminar a brincadeira com mais “dinheiro”, que será o milionário.

_____

A arvore do conhecimento

Conhecer os participantes do grupo e suas opiniões relacionadas aos assuntos apresentados na árvore.

Cada participante se levanta e vai até a árvore, apresenta-se para o grupo, estoura uma bexiga e lê a pergunta para os demais participantes e responde de acordo com sua opinião.

Material: Árvore com perguntas dentro da bexiga

_____

Dinâmicas para o primeiro dia de aula educação infantil em PDF

Sempre pensando em facilitar para vocês, (leitores do educação e transformação), nós resolvemos disponibilizar todo as Dinâmicas para o primeiro dia de aula educação infantil para download em PDF.

Para ter acesso ao material, confira o link a seguir e baixe:

 


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.