<

Diretas já


Diretas já, foi um movimento de agitação civil que, em 1984, exigiu eleições presidenciais diretas no Brasil.

Participantes do movimento

O movimento reuniu diversos elementos da sociedade brasileira.

Os participantes vieram de um amplo espectro de partidos políticos, sindicatos, lideranças civis, estudantis e jornalísticas. Entre os políticos envolvidos estão Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, André Franco Montoro, Fernando Henrique Cardoso, Mário Covas, Teotônio Vilela, José Serra, Luiz Inácio Lula da Silva, Eduardo Suplicy e Leonel Brizola, entre outros. Além de políticos, o movimento também incluiu artistas como Milton Nascimento, Fernanda Montenegro, Gilberto Gil, Bruna Lombardi, Fafá de Belém e Chico Buarque de Holanda. Jornalistas como Henfil, Osmar Santos e Eliel Ramos Maurício cobriram as assembleias para os periódicos Diário de Sorocaba e Folha de Itapetininga. Setores da Igreja Católica Romana, assim como outras religiões, também apoiaram o movimento.

Localização do primeiro protesto público

O primeiro protesto público para as Diretas ocorreu na cidade emancipada de Abreu e Lima, em Pernambuco, em 31 de março de 1983. Os periódicos do estado de Pernambuco, na época, organizaram membros do partido do PMDB na cidade, que foram seguidos por protestos na capital do estado de Goiás, Goiânia, em 15 de junho de 1983, bem como o Charles Miller Plaza, em frente ao Estádio do Pacaembu, em 27 de novembro de 1983, em São Paulo.

Situação econômica

O crescimento do movimento coincidiu com o agravamento de uma crise econômica (com uma inflação anual de 239% em 1983). Isso levou à mobilização de entidades de classe e sindicatos. O movimento ligou representantes de diversos meios políticos sob a causa comum de eleições diretas para presidente. Muitos políticos pró-status quo, sensíveis à sua base, também formaram um bloco de desacordo dentro da “ARENA”, o partido pró-governo, quando o PDS foi fundado.

Kit de Alfabetização Só Escola

No ano seguinte, o movimento ganhou massa crítica e conseguiu mobilizar-se abertamente. No aniversário da cidade de São Paulo (25 de janeiro), a primeira grande assembleia da campanha de eleições diretas para presidente foi possível graças a André Franco Montoro, então governador de São Paulo, na Praça da Sé, uma grande praça pública. adjacente à Catedral de São Paulo (Catedral da Sé).

A essa altura, o regime militar havia perdido muito prestígio com a maioria da população. Membros de baixo escalão do exército, com seus salários diminuídos devido à inflação, começaram a expressar seu descontentamento para seus superiores.

Em 16 de abril, pouco antes da votação no Congresso, que permitiria eleições diretas para presidente, uma manifestação final aconteceu em São Paulo. Com medo de que a Praça da Sé fosse pequena demais, o Vale do Anhangabaú foi escolhido, onde uma multidão estimada de mais de 1,5 milhão de pessoas compareceu, naquela que foi a maior manifestação política já vista no Brasil.

Durante o mês de abril de 1984, o então presidente Figueiredo aumentou a censura à imprensa e promoveu prisões e violência policial. No entanto, a emenda Diretas Já (conhecida como lei de Dante de Oliveira, após sua autora) foi votada em 25 de abril de 1984. Apesar de 298 votos a favor, com 65 contra, 112 deputados pró-governo se abstiveram, deixando a Câmara sem quórum. Como resultado, a conta morreu.

Apesar do fracasso do projeto, o movimento provou ser um catalisador para várias forças da oposição e uma voz para o descontentamento popular. O processo de redemocratização terminou com o retorno do poder civil em 1985 e a aprovação de uma nova constituição em 1988, que exigia as primeiras eleições presidenciais diretas em 1989. O Brasil elegeu Fernando Collor de Mello, seu primeiro presidente democraticamente eleito desde 1961.

O palco desta revolta teve também presenças importantes como os atores e músicos Chico Buarque, Milton Nascimento e Fernanda Montenegro. Este momento foi importante porque a serviu como incentivo para outros comícios em diferentes regiões do Brasil, sempre com grandes números de participantes.

Fora as ruas, os participantes eram capazes de acompanhar a intenção de voto dos congressistas à emenda de Dante Oliveira. Foi no mês de fevereiro que se instalou um placar e que também se iniciou a Marcha para Brasília, a qual tinha a intenção de acompanhar a votação no Distrito Federal para gerar mais pressão.

Porém, é importante sinalar que o ato de maior concentração de apoiadores pelas diretas foi no Rio de Janeiro, no dia 10 de abril. Este ato juntou, em seis horas, um milhão de pessoas que ouviram os apoiadores da retomada do voto direto na Candelária.

Embora tenha sido uma derrota, os articuladores do movimento foram capazes de enxergar o poder da gente e a quantidade de pessoas que estavam lutando pela causa. O que ajudou a posteriormente contribuir com o fim do regime militar. A partir da articulação de governadores da região do Nordeste, foi nesse momento que Tancredo Neves foi indicado como possível presidente. O que gerou uma disputa interna contra o candidato paulista, Paulo Maluf.

A eleição indireta do mineiro Tancredo Neves ocorreu no ano de 1985, o que marca o fim da ditadura militar que se iniciou em 1964. Porém, Tancredo nunca chegou a assumir, já que morreu antes da posse. O que levou a que José Sarney governasse em seu lugar.

Com o fim do governo de Sarney ocorreram novas eleições presidenciais no ano de  1989 Este pleito teve como principal destaque a vitória de Fernando Collor de Mello. E o governo de este presidente foi marcado por uma série de escândalos de corrupção, o que fez com que o Brasil se mobilizasse mais uma vez e os atos públicos enchessem as ruas com um movimento que recebeu o nome de caras pintadas.

É desde o movimento de Diretas Já que o povo brasileiro entende e sabe quão poderosa pode ser sua presença nas ruas como método de negociação com o governo. E é de lá até os dias de hoje que podemos mencionar diversos atos importantes que foram decisivos para a política nacional, o que continua reafirmando a força dos brasileiros perante os seus governantes, mesmo correndo riscos em algumas situações.

___

O que foi a campanha das diretas já?

Veja também: Leis de Kepler.