<

Intestino Grosso


O intestino grosso no sistema digestório é a ultima parte do trato gastrointestinal inferior, o mesmo pode medir 6,5 de diâmetro e 1,5 de comprimento, não é um órgão tão comprido comparado com o intestino delgado. O intestino grosso possui funções importantes em nosso corpo, vamos conhecer alguns deles?

FUNÇÃO DO INTESTINO GROSSO

O intestino grosso em seu comprimento e localização no sistema digestorio se estende no começo do íleo, que é a parte que termina o intestino delgado e termina no começo do anus, ou seja, sendo a ultima parte do sistema digestorio inferior.

Podemos dividir o intestino em sua anatomia em 4 partes: Ceco, Colo que pode ser de modo transparente,  descendente , ascedente e transverso,  reto, e o canal anal

Ceco: O ceco no intestino grosso é a parte inicial, ou seja, a porção inicial do intestino grosso encontramos nele o apêndice vermiforme, que é uma estrutura que apresenta em seu núcleo tecidos linfóides. Sabe o apêndice que pode atacar durante em alguma fase da vida? A apendicite é a inflamação do apêndice vermiforme, a mesma ocorre pela obstrução do apêndice vermiforme por fragmentos por alimentos não digeridos corretamente.

O apêndice pode trazer sintomas como:

  • Febre sem causa aparente
  • Náuseas freqüentes
  • Vômitos
  • E dor na parte inferior direita do abdômen

Quando esses sintomas ocorrem é necessário procurar um atendimento medico para remoção cirúrgica do apêndice vermiforme para assim evitar sua ruptura e a disseminação da inflamação pelo corpo, podendo levar o paciente a óbito.

Color: É maior parte do intestino grosso, é no color que ocorre a absorção de água e de sais minerais, que reduz o volumes dos resíduos formando uma espécie de um bolo fecal, o color pode se dividir no intestino em 4 partes super importantes:

Color ascedente, se localiza na região direita do abdômen, o color transversos, como o próprio nome diz, atravessa o abdômen do lado direito para o lado esquerdo, e o color descente desce pelo lado esquerdo do abdômen, e o color sigmóide, que é a ultima porção, antes de chegar ao reto.

O reto é seguido do canal anal, que é a parte terminal do trato gástrico intestinal, a abertura canal anal é chamada de anus, é nela que saem os excrementos mais conhecidas como fezes e gases intestinais.

Algumas doenças podem afetar os anus, como as hemorróidas e câncer de anus, que é muito comum acometerem bastantes pessoas atualmente, infelizmente.

PAREDE INTERNA DO INTESTINO GROSSO

O intestino grosso em sua parede interna não possui vilosidades, mas a mesma em sua estrutura possui muitas células que absorvem principalmente a água, na parede interna encontramos células importantes para o bom funcionamento do órgão, como caliciformes, que produzem muco e lubrifica a parte interna do intestino grosso.

O intestino o grosso não produz enzimas e o final da digestão fica a cargo de bactérias, isso mesmo, as mesmas processam uma espécie de fermentação nos carboidratos e degrada aminoácidos restantes.

As fezes ou bolo fecal permanecem no intestino grosso por um período de 10 horas, o bolo fecal em sua estrutura vai se tornando solido pelo fato da absorção da água freqüente, com isso as fezes são eliminadas pelo anus.

CÂNCER COLORRETAL

O câncer colorretal é um tipo de câncer que afeta o intestino grosso, em sua estrutura é subdividido no colon e reto, ou seja, o anus, o câncer forma pequenas elevações na parede interior do colon e no reto, o crescimento dessas elevações demoram certo tempo para se tornarem malignas, pois o crescimento é lento e os sintomas podem aparecer apenas tardiamente, mas se caso forem identificados bem no inicio do câncer , há chances maiores de cura e recuperação do paciente.

Os fatores de riscos são variados, principalmente em uma alimentação cheia de carne vermelhas como salsinhas, mortadelas, tabagismo, sedentarismo, o consumo excessivo de álcool, e acometem principalmente pessoas acima dos 50 anos de idade e o fator hereditariedade é muito presente.

Os sintomas presentes nesse tipo de câncer:

  • Sangramento ao evacuar
  • Anemia sem razão aparente
  • Diarreia intensa
  • Dor abdominal
  • Fraqueza
  • Falta de apetite, entre outros sintomas

É importante observar os sinais dos indícios da doença, lembrando que os mesmos podem ser sintomas de outras doenças, como hemorroidas. É de grande importância procurar um médico para melhor avaliação de cada caso.

Outros artigos:


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.