Usina termoelétrica

Usina termoelétrica ou termelétrica ou central termoelétrica é uma instalação industrial usada para geração de energia elétrica a partir da energia liberada por qualquer produto que possa gerar calor, como bagaço de diversos tipos de plantas, restos de madeira, óleo.


A usina termoelétrica utiliza para produzir energia elétrica, a queima de combustíveis, renováveis ou não.

Esta maravilha da engenharia humana, cria a energia elétrica para termos a luz artificial e fazer aparelhos e máquinas criarem vida.

A matéria prima pode ser óleo combustível, gás natural, bagaços, madeira e óleo diesel e urânio enriquecido. Existem as usinas a óleo, a gás, carvão e nuclear.

Aqui no Brasil, a usina termoelétrica produz a energia de forma estratégica. Principalmente em estados onde ocorre os períodos sem chuva. Aqui existem 50 usinas termoelétricas.

Em capacidade alta, as usinas podem produzir 15 mil megawatts, ou seja, 7,5% do total consumido em todo o país.

Veja também: Carga Elétrica.

Como ela funciona?

A usina termoelétrica tem sua caldeira aquecida com água, produzindo vapor que em alta pressão move pás da turbina que fazem parte do gerador.

A energia nuclear é produzida através de várias reações nucleares que se torna uma fonte de energia para aquecer a água.

Após o movimento das turbinas acontecer, o vapor produzido pela água é conduzido para um condensador que na sequência é resfriado.

No caso da eletricidade, a energia é produzida através da energia cinética que também ocorre com o vapor que passa pelas turbinas. A energia mecânica se torna energia elétrica. Esta energia vai para cabos que são conduzidos para transformadores onde sua tensão é elevada ao nível seguro para utilização de seus consumidores.

Tipos existentes de turbinas

Turbina a gás

Funciona quando acontece a dilatação dos gases que vieram da queima do combustível e ativam a turbina gerando potência elétrica.

Turbina a vapor

Aqui o vapor, criado pelo reaproveitamento do calor dos gases, geram energia e recuperam o calor produzido na caldeira.

Recomendamos também: Propriedades do Ar

O lado bom e o lado ruim da termoelétrica

Ruim

Os gases residuais que ficam na usina termoelétrica quando são lançados na atmosfera se tornam poluentes nocivos que provocam o conhecido efeito estufa e podem se transformar em chuva ácida.

E também se torna uma tecnologia de alto custo pois precisa de muito combustível para ser queimado.

Outra sugestão: Modelo atômico de Bohr.

Bom

A usina termoelétrica pode ser construída em qualquer local, inclusive em área urbana. Pode suprir demandas emergências de energia tanto a longo como curto prazo.

A usina é a opção ideal para populações carentes que precisam desta energia para ter a eletricidade.

E para gerar combustível na usina, pode ser utilizado vários materiais como bagaços, palha de arroz, lixões e até material de aterros sanitários.

Aqui em nosso país a primeira usina termoelétrica começou a funcionar em 1883 em Campos de Goytacazes com potência máxima de 52 kW. As usinas aqui lançam 4,5 milhões de carbono na atmosfera.

Cerca de 60% da energia mundial é criada pelas usinas termoelétricas.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.