<

Leis de Kepler


As leis de movimento planetário definidas por Johannes Kepler, são chamadas de Leis de Kepler, conheça elas neste artigo

O ser humano no momento em que criou a habilidade de plantar seu próprio alimento, se baseava nos astros como sol e a lua para ter sucesso em sua lavoura.

E também a noção de tempo foi feita através destes astros. Com isso, começou uma pesquisa que está em constante observação para entender o universo.

A primeira conclusão foi de que o sol e os planetas giram em torno do sol. Este modelo foi chamado de Modelo Geocêntrico. Apresentou falhas que incentivou outros pesquisadores a encontrar a perfeição.

O astrônomo Nicolau Copérnico no século 16, desenvolveu um modelo heliocêntrico onde o sol está no centro do universo e os planetas tem órbitas circulares ao redor deles.

Já no século 17, o astrônomo, matemático e astrólogo Johanes Kepler, mostrou leis que regem o sistema planetário e usou as anotações do astrônomo Tycho Brahe para formular seu estudo.

Kit de Alfabetização Só Escola

Ele criou três leis:

Leis de Kepler

1ª – Lei das órbitas

Os planetas têm órbitas elípticas em torna do sol que ocupa um dos focos da elipse.

2ª – Lei de Kepler – Lei das áreas

O sistema que une o sol a um planeta tem áreas iguais em intervalos de tempo também iguais. 

3ª – Lei dos períodos

Sabendo que o movimento de translação de um planeta equivale ao tempo que ele demora para fazer uma volta em torno do sol.

Chega-se à conclusão que quanto mais longe do sol, mais longe vai ser o tempo de translação deste planeta, o que prolonga seu ano.

Veja ainda: Teoria do Big Bang

___

Exercício resolvido sobre as Leis de Kepler

Johannes Kepler

Johannes Kepler

Johannes Kepler foi um astrônomo, astrólogo e matemático alemão. Considerado figura-chave da revolução científica do século XVII, é todavia célebre por ter formulado as três leis fundamentais …

Também recomendo: Velocidade média.