Ícone do site Educação e Transformação

Ebola

Ebola

Ebola

Ebola é uma doença que ainda trás muitas preocupações e duvida no âmbito atual, a mesma é transmitida pelo vírus ebola e acomete principalmente as pessoas que vivem na região africana,  é grave e em alguns casos pode até levar a morte.

COMO SURGIU a Ebola?

Os primeiros casos de ebola tiveram seu primeiro indicio na áfrica em meados de 1976, o seu aparecimento se deu em duas cidades, republica do congo e Sudão, o nome dado a doença ocorreu pelo fato de ambas estarem localizadas próximas ao rio ebola, ou seja, é através do rio que vem o nome da doença tão temida por muitas pessoas.

O agente causador da doença é o ebola vírus da família Filoviridae, os morcegos foram os primeiros infectados com o vírus, mesmo com a doença presente no corpo, o morcego não apresentou nenhum sintoma e continuou em sua estado normal, ou seja, não progrediu a doença, mas há um detalhe  importante ,esse vírus não apenas passou para o morcego, mas também  para outros animais da cadeia alimentar, chegando até a espécie humana.

A transmissão para a espécie humana pode ter ocorrido devido ao habito de algumas cidades africanas se alimentarem desses animais infectados, como o morcego, chimpanzés, gorilas, macacos, enfim, com isso o vírus foi transmitido para a corrente sanguínea.

Existem mais de 5 espécies de vírus da doença, cada vírus representa um nome da cidade já afetada pela mesma: O próprio vírus ebola, Vírus Reston, o vírus reston é importante mencionar que não afeta humanos, apenas animais, vírus Sudão, Vírus tai Forest e vírus bundibugyo.

O vírus ebola é o mais letal de todos os outros vírus mencionados, a taxa de morte pode chegar até 90% dos casos, isso mesmo, 90% dos casos, ou seja, é muito pouco a taxa de pessoas que conseguem se curar da doença com os tratamentos adequados

TRANSMISSÃO DA EBOLA

A transmissão pode ocorrer de algumas formas, como o compartilhamento de sangue por meio de seringas, secreções, como nasais, sexuais, transmissão pelas fezes, pela urina, e até mesmo pelo suor, sendo que nesse ultimo caso ainda não foi comprovado com precisão se acontece mesmo à transmissão.

O período de incubação, ou seja, quando a doença ainda não se desenvolveu completamente e ainda não houve nenhum sintoma não há possibilidade de transmissão, a transmissão só ocorre com os sinais da doença.

SINTOMAS DA EBOLA

Os sintomas podem ser variados e costumam aparecer em torno de 21 dias depois do aparecimento da doença no corpo:

Se houver complicações serias da doença, em alguns casos há descamação da pele, diarréias de níveis agravantes, perda de consciência, hemorragias internas e externas, como olhos, nariz, ouvido, ocasionando sérios danos celebrais, e principalmente o comprometimento de alguns órgãos importantes do nosso corpo, como os rins e fígado como já mencionado

Quando houver qualquer suspeita da presença da doença ebola em alguma região, principalmente em regiões da áfrica, deve ser comunicado rapidamente, pois a mesma é de nível de notificação compulsória.

Também recomendamos a leitura do artigo: Hanseníase

TRATAMENTO

O tratamento ainda não é totalmente especifico, mas já surgiram duas grandes vacinas para a prevenção da doença, sendo que a ultima ainda está em desenvolvimento, à preocupação é voltada também para o alivio dos sintomas. O exame realizado para detectar a doença é o PCR, nesse exame é avaliado o sangue em duas coletas e devidamente encaminhado para analise.

Como mencionado, ainda não há um tratamento especifico para a ebola, mas ela pode ser controlada e até mesmo neutralizada com tratamentos paliativos e vacinas já disponíveis em algumas cidades afetadas.

PREVENÇÃO DA EBOLA

O Brasil ainda não apresentou nenhuma notificação de casos de ebola, porem é de extrema importância ficar atento aos fatores de riscos que podem ocorrer:

VACINAS DA EBOLA

Durante bastante tempo ainda não havia nenhum sinal de vacina que poderia afetar diretamente a doença, em maio de 2018, essa vacina teve sua fase experimental no congo, sendo uma área bastante afetada pela doença.

A pesquisa realizada da eficácia da vacina, segundo a OMS, foi testada em mais de 16 mil pessoas que se voluntariaram de livre e espontânea vontade, divididos entre a Europa, Estados unidos e principalmente a região da áfrica. Felizmente a vacina demonstrou grandes avanços no combate da doença.

A mesma já teve seu processo de teste em 2015, na cidade de Guiné, em 2018, a estratégia utilizada foi à vacinação em anel, ou seja, as pessoas que tinham alguma suspeita de terem a doença eram rastreadas e recebiam a vacina, o objetivo era e continua sendo a prevenção do vírus evitando que o mesmo se espalhe. 

FATOS IMPORTANTES

Segundo a ONU, na cidade do Congo, houve mais de 1000 sobreviventes da doença devido o tratamento correto com a vacina ainda em fase experimental.

Os dados mostram que a doença ainda é muito presente e crescente, segundo a OMS, entre os meses de setembro e outubro, foram mais de 20 casos já confirmados do vírus e mais 29 na semana interior, esses casos foram identificados na província de Kivu Norte e Ituri. Com esse numero, elevou para 3.197 o total de infecções da doença.

Outros artigos:

Sair da versão mobile