Ciência Naturais, Disciplinas

Estações do ano: um pouco sobre cada uma


Estações do ano: um pouco sobre cada uma. Já imaginou como seria o mundo se o planeta terra não girasse em torno de si mesmo em um movimento denominado rotação?

Já imaginou como seria o mundo se o planeta terra não girasse em torno de si mesmo em um movimento denominado rotação?

Esse movimento importante do planeta resulta em mudanças naturais importantes. Se a terra não girasse em torno de si, em um movimento que dura 24 horas, metade da população do mundo não receberia a luz do sol e viveria na escuridão.

Além da rotação, o planeta Terra faz outro movimento chamado translação. A translação é associada à rotação terrestre e é caracterizada pelo movimento da terra em torno do Sol. Esse movimento permite que várias partes do globo terrestre recebam radiação solar com diferentes intensidades ao longo do ano.

Através da translação, é possível experimentarmos as quatro estações do ano:

  • Primavera,
  • Verão,
  • Outono e
  • Inverno.

Solstício: Em algumas épocas do ano, os dias e as noites possuem durações diferentes. O solstício é o nome dado ao início do verão e do inverno e na data de 21 de dezembro começa o início do verão no hemisfério sul e do inverno no hemisfério norte. O solstício de 21 de junho marca o início do inverno no hemisfério sul e do verão no hemisfério norte.

Equinócio: O equinócio é a nomenclatura utilizada quando os dias e as noites possuem a mesma duração, de 12 horas cada. Nesse momento, os dois hemisférios recebem a mesma quantidade de luz solar, marcando os inícios da primavera e do outono.

Os trópicos, principalmente nas proximidades da linha do Equador, são localizados em latitudes mais baixas, onde os raios solares incidem mais diretamente. Nestas partes do planeta, a zona “central”, a inclinação do eixo da Terra não possui influência tão grande na quantidade de sol recebida, que é mais constante.

Já nas regiões de latitudes mais altas, a incidência solar é mais variável, o que garante que as estações do ano sejam marcadas e mais facilmente percebidas.

Estações do ano e suas características

Estações do ano e suas características
Estações do ano e suas características

Neste tópico, vamos analisar cada estação e como elas impactam o dia a dia do ser humano.

Primavera

Do latim: primo vere, no começo do verão.

A primavera começa do dia 23 de setembro e termina em 21 de dezembro. Esta época do ano é marcada por flores. A primavera é muito colorida porque é a estação do ano que inicia novamente o renascimento da flora terrestre A primavera é uma estação de transição entre o inverno e o verão.

As temperaturas voltam a subir, mas não com a mesma incandescência do verão. Ela representa a primeira época e os dias voltam a ser mais longos em preparação para o verão. A primavera também marca o inicio da reprodução animal, pois é nessa época do ano que os animais constroem seus ninhos.

Como essa é a época das flores, insetos como as borboletas e abelhas, voam de flor em flor em busca do néctar que elas possuem.

A primavera é uma das épocas mais agradáveis do ano, pois mantém o frescor do inverno com o gostinho do verão.

Verão

Do latim: veranum, veranuns tempus, tempo primaveril ou primaveral.

O verão começa no dia 21 de dezembro e termina em 21 de março. Durante a passagem do verão, os dias são mais quentes e mais longos que as noites. O verão atesta o fim da Primavera e seus dias são marcados por termômetros bem mais altos.

Geralmente, durante o verão, as árvores estão frondosas, carregadas de frutas. Em consequência da vaporização das águas, o céu fica às vezes encoberto e chove muito por causa do acúmulo das aguas nos rios e mares.

Como a estação do ano é muito quente, a água acumulada é transportada para a atmosfera em forma de vapor e o processo resulta em chuvas pesadas e passageiras nessa época do ano.

O verão é símbolo de férias, festas, reunião de família, conversas na beira da calçada e o clima é de alegria.

Outono

Do latim: autumno.

O outono começa no dia 21 de março e termina dia 21 de junho. Essa estação do ano é a ponte que separa o verão do inverno. Durante o outono, a temperatura começa a cair, nos preparando para as baixas temperaturas do inverno.

Nessa estação, os dias deixam de ter maior duração que as noites. Para se adaptarem ao prenúncio da próxima estação, folhas começam a cair das árvores, dando uma aparência exuberante às paisagens.

Os dias começam a ficar mais curtos e frescos durante o Outono e as frutas que amadureceram durante o verão começam a se desprender das árvores. Por isso que o outono também é conhecido como o tempo da colheita, pois é nesta época que ocorrem as grandes colheitas.

Os jardins e parques ganham um tapete de folhas de todos os tamanhos e cores. Muitos animais estocam comida nessa época do ano, pois no inverno fica praticamente impossível arriscarem sair de suas tocas para buscar o que comer.

Esta é a estação do ano onde o por do sol assume um tom alaranjado com mesclas de vermelho, causando um impacto visual deslumbrante às paisagens.

Inverno

Do latim: hibernu, tempus hibernus, tempo hibernal

E então chega o inverno. A principal característica do inverno é o frio intenso. Em muitos países, a temperatura chega a ficar 30°C abaixo de zero. O inverno começa logo após o outono no dia 21 de junho no hemisfério sul e 21 de dezembro no norte.

Os dias durante o inverno são mais curtos e escurece bem mais cedo. Em alguns países, uma característica marcante do inverno é a neve. Embora aqui no Brasil não seja comum nevar, alguns estados já viram a neve cair no inverno, principalmente no sul do Brasil.

Outros estados são marcados por garoa e chuva fina praticamente todos os dias. É o caso, por exemplo, de São Paulo e Rio de Janeiro.

O inverno é sinônimo de cobertas quentinhas, gorro na cabeça, botas nos pés e a gastronomia é toda voltada a alimentos e bebidas que aquecem o corpo.

_______

Estações do ano (vídeo aula de geografia)

Se você gostou da matéria Estações do ano” deixe seu comentário aqui embaixo. Saiba mais sobre uma infinidade de assuntos acessando os outros posts do site.

Veja também: O que é Complexo de Golgi e quais são as suas funções?


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *