Força Magnética

A força magnética é um tipo de força entre objetos ferromagneticos, que atua mesmo que não estejam em contato, tal como a força gravitacional e a força elétrica. Pode ser atrativa ou repulsiva, o que fez com que fosse confundida com a força elétrica anteriormente a 1600.


A força magnética pode ser atrativa ou repulsiva e aparece em corpos carregados eletricamente e que se encontram em movimento em relação a um campo magnético exterior.

Para essa força ser medida em Newtons (N), o módulo da carga líquida (q) do corpo, a carga em excesso ou falta, deve ser dado em Coulombs. A velocidade da partícula (v) em relação ao campo magnético deve ser em m/s.

O ângulo formado entre a velocidade (v) e o campo magnético (B) em Tesla (T), deve ser dado em graus (º). Estas três grandezas são sempre perpendiculares.

Se o ângulo formado entre o vetor de velocidade (v) e o vetor campo magnético (B) for igual a 0º. Caso eles sejam paralelos entre eles, não haverá surgimento de força magnética.

A maior intensidade de força magnética aparece quando o ângulo entre v e B é de 90º. Para que esse ângulo, o sen (0) tem o seu valor máximo, valendo 1.

Veja também:

Força magnética sobre condutores retilíneos

Se um fio condutor retilíneo estiver sendo percorrido por uma corrente elétrica em uma região onde há campo magnético externo, ele vai sofrer a ação da força magnética.

B = valor da intensidade do campo magnético em Tesla (T)

i = valor da corrente elétrica em Amperes (A)

L = comprimento do fio em metros (m)

Aqui o ângulo é formado entre o campo magnético e o comprimento do fio e por isso deve ser retilíneo. Se for ao contrário, seria necessário calcular a força magnética sobre cada trecho do fio que apresente um ângulo diferente.

  1. A força magnética sempre é perpendicular, de 90º, à velocidade da partícula carregada e ao campo magnético, ao mesmo tempo.
  2. Como esta força faz um ângulo de 90º com a velocidade da partícula, esta velocidade não sofre alteração, somente é alterado seu sentido e direção, a força magnética não realiza trabalho.
  3. Se o ângulo entre a velocidade e o campo magnético for 0º, não vai haver força magnética.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.