Esportes

Futebol


O futebol é uma das práticas esportivas mais populares em todo o mundo. Trata-se de um esporte praticado e apreciado em centenas de países, e órgão responsável por organizar eventos relacionados ao futebol é a FIFA. A popularidade do futebol é atribuída a sua simplicidade e facilidade de ser jogado, sendo praticado em todos os continentes por pessoas de diversas faixas etárias, em escolas, clubes, ruas e quadras.

História do Futebol

Por volta de 2.600 a.C., na região onde atualmente é a China, era praticado um ritual chamado de TsüTsü, que nada mais era do que utilizar a cabeça do chefe da tribo de inimigos pelos guerreiros das tribos vencedoras como bola, de forma a ser chutada pelos vencedores em uma espécie de jogo. Está espécie de ritual era realizada porque os chineses acreditavam que dessa forma eles poderiam assimilar a inteligência, a força, a habilidade e a capacidade de liderança do inimigo vencido.

Também nesta época, na região onde atualmente é o Japão, surgiu uma prática conhecida como Kemary, cujos jogadores objetivam manipular e controlar a bola com os pés, de forma ágil, delicada e elegante. O Kemary era considerado uma cerimônia de celebração do autoconhecimento, da meditação, do autocontrole e da autoaprendizagem, servindo como um agente disciplinador.

Já no século IV a.C., as práticas esportivas Epyskiros e Harpastum, eram praticadas na Grécia em Roma, respectivamente. Estes jogos consistiam em trabalhar uma bola com os pés e levá-la até o lado adversário do campo.

No século XIV, na Itália, um esporte chamado Calcio era popular entre a nobreza italiana. O Calcio era jogado em uma área de 120 metros de largura por 180 metros de comprimento, delimitados por hastes de madeira no chão; a disputa ocorria entre times compostos por 25 a 30 jogadores cada. O objetivo deste jogo era fazer com que a bola ultrapassasse a trave do time adversário. Foi este modelo de jogo que chegou à Inglaterra no começo século XVII.

Após chegar à Inglaterra e se popularizar, o futebol passou por um processo de regulamentação para estabelecer e organizar as regras do jogo. Estas regras passaram então a ser seguida por muitos colégios ingleses, no início do século XIX.

Em 1886 o futebol se profissionalizou, com a criação da International Board, uma organização responsável por estabelecer as regras do futebol e organizar seus eventos. 

Em 1888, foi criada a Football League, uma organização responsável por organizar campeonatos internacionais de futebol.

Em 1904, surgiu a FIFA (Federação Internacional de Futebol Association), uma organização responsável por que organizar e estabelecer regras do futebol mundial até hoje. A FIFA  é responsável por organizar grandes campeonatos de seleções nacionais, como a Copa do Mundo e os campeonatos continentais de seleções.

Regras e fundamentos do Futebol

Os principais fundamentos técnicos do futebol são: passes, condução, chutes, dribles, recepção, cabeceio e arremessos laterais.

  • Passes são os movimentos realizados pelos jogadores que consistem movimentar a bola em direção a algum companheiro de time;  
  • Condução é o movimento de deslocamento dos jogadores através do campo, quando estão com a posse de bola;
  • Chutes são os movimentos de bater na bola (esteja ela parada ou em movimento) com os pés, modificando sua trajetória;
  • Dribles, também chamados de fintas, são movimentos que os jogadores realizam com os pés a fim de enganar o adversário sobre suas ações e sobre a trajetória da bola;
  • Arremessos laterais são uma maneira de reiniciar o jogo, e consiste no movimento de arremessar a bola com as mãos por cima da cabeça, após a bola ter ultrapassado as linhas do campo;
  • Recepção é o movimento de receber ou dominar a bola, interrompendo sua trajetória;
  • Cabeceio é o movimento de bater na bola e impulsioná-la usando a cabeça.

Como é jogado um jogo de futebol

Uma partida de futebol é disputada por dois tomes de onze jogadores cada, distribuídos em funções de ataque, defesa, lateral e meio de campo.

Campo de Futebol

Toda partida de futebol é realizada em dois tempos com duração de 45 minutos cada, separados por um intervalo de quinze minutos. Após os 45 minutos de jogo, o juiz pode acrescentar alguns minutos de partida a fim de compensar as paralisações que ocorreram durante o mesmo. Cada equipe pode manter no banco até doze jogadores como reservas.

Ao longo do jogo, cada time tem direito a realizar até três substituições de jogadores. O vencedor da partida é o time que marcar o maior número de gols. Para trabalhar a bola e marcar gols, os jogadores podem usar seus pés, pernas, peitoral e cabeça, sem poder, no entanto, tocar na bola com mãos e braços.

Caso um jogo seja decisivo e termine com um empate entre os times, são realizadas duas  prorrogações com duração de quinze minutos cada. Se mesmo depois da prorrogação o empate continuar, a decisão do jogo deve ser realizada através de cobranças de pênaltis.

Um campo de futebol pode ser de grama natural ou sintética, e possui um formato retangular, limitado por linhas contínuas, como as linhas laterais, as linhas de meta e as linhas de fundo.

Também existe uma linha de meio de campo, responsável por dividir o campo em duas partes.

As partidas de futebol são acompanhadas por um árbitro principal que possui a decisão final sobre os lances do jogo, apesar de haver, no campo, dois assistentes, um quarto árbitro, dois assistentes adicionais e um assistente reserva.

A bola utilizada numa partida de futebol deve ter circunferência de no máximo 70 centímetros, e pesar entre 410 e 450 gramas. Os jogadores não podem entrar em campo portando acessórios que coloquem em risco a segurança de seus companheiros e a sua própria, como brincos, anéis e colares.

Faltas e cartões em um jogo de futebol

No jogo de futebol, faltas como encostar a mão na bola, ter atitudes antidesportivas, discutir com a arbitragem, deixar o campo sem autorização ou realizar jogadas mais violentas podem ser punidas com cartões amarelos (advertência) ou vermelhos, que causam a expulsão do jogador da partida.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x