Beisebol


O beisebol é uma modalidade esportiva jogada coletivamente, utilizando bolas e tacos.

A prática do beisebol demanda muito dos atletas, exigindo força, condicionamento físico, agilidade e precisão durante o jogo. É um dos esportes mais populares e mais praticados nos Estados Unidos, por homens e mulheres de todas as faixas etárias. O beisebol também é um esporte muito popular na Ásia, principalmente no Japão.

Veja ainda:

História do beisebol

Um jogo parecido com o beisebol já era, no século XVIII, praticado na Inglaterra e chamado de rounders.

Também existem relatos da prática de um esporte jogado com bolas e tacos em documentos franceses datados do século XIV. Acredita-se que o rounders tenha sido levado para os Estados Unidos por imigrantes ingleses, onde foi adaptado e desenvolvido para o jogo que se joga hoje.

Abner Doubleday é considerado o principal criador do beisebol e Alexander Cartwright também é uma figura de destaque no esporte, porque ajudou a sistematizar suas regras. A primeira partida oficial desse esporte aconteceu em 1846, na cidade de Nova York.

Em 1992, nos Jogos Olímpicos disputados em Barcelona, o beisebol foi incluído como uma das modalidades olímpicas, sendo que Cuba foi o primeiro país vencedor.

Em 2012, o beisebol deixou de ser modalidade olímpica, apesar de ser modalidade confirmada para as Olimpíadas de 2020 em Tóquio.

No Brasil, o beisebol começou a ser praticado no Estado de São Paulo, trazido dos Estados Unidos por trabalhadores de empresas e fábricas americanas, como a empresa de energia elétrica Light. A primeira competição brasileira de beisebol aconteceu em 1936.

Em 1990, foi criada a Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS), entidade responsável por organizar campeonatos e eventos de beisebol no território brasileiro.

O beisebol brasileiro passou a ser mais difundido após a chegada ao Brasil de imigrantes japoneses, que eram grandes apreciadores deste esporte, deste o final do século XIX.

Como é um jogo de beisebol

Num jogo de beisebol, o objetivo de cada time é marcar pontos, chamados de runs, em um campo de formato semicircular, no qual existe uma área quadrada. As bases do campo são localizadas em pontos de interseção (encontro) entre as linhas quadradas e o semicírculo.

Cada equipe de beisebol possui nove jogadores, organizados em diversas posições e funções diferentes.

Um jogo de beisebol começa quando um jogador chamado de lançador (também chamado de pintcher) arremessa a bola, tendo três chances para fazer o arremesso, após o qual a bola pelo batedor (também chamado de runner). Atrás do batedor, se localiza o apanhador do mesmo time do arremessador, também chamado de catcher.

A função do rebatedor é acertar a bola e jogá-la para o mais longe possível, correndo, em seguida, para as bases do campo.

Caso a bola seja lançada para fora do estádio, o que é muito difícil de ser realizado, e consequentemente, acontece com pouca frequência, dizemos que aconteceu um home run, que adiciona um ponto ao placar da equipe.

O time adversário possui interceptadores de bola, também chamados de fielders, cuja função é interceptar a bola e jogá-la na direção das para do campo para outros atletas de seu time, evitando, assim, o avanço do batedor adversário.

Se o batedor conseguir percorrer o trajeto de todas as bases, sua equipe ganha um ponto. As posições dos atletas em campo são alternadas ao londo da partida.

Um rebatedor só pode sofrer dois strikes, e caso sofre o terceiro este jogador é eliminado. O rebatedor de um time também é expulso da partida se ele rebater uma bola que foi interceptada pela equipe adversária, antes de tocar no chão.

Após uma bola ser rebatida, um corredor só pode deixar sua base em direção à próxima base após o defensor segurar a bola em suas mãos.

Assim, considera-se que uma base foi conquistada por um corredor e ele conseguir chegar nesta base antes do defensor adversário, com a bola nas mãos e nem ser tocado pelo defensor adversário.

Se um time defensor conseguir eliminar três atletas do time atacante, ocorre a troca de posição entre os times.

Um jogo de beisebol é realizado em nove turnos de ataque e defesa (em alternância). Cada turno é finalizado após a substituição de três batedores, o que acontece quando nenhum ponto é computado.

O jogo inteiro é composto de 9 turnos (ataque e defesa alternados). Cada turno termina quando os três batedores são substituídos. Isto ocorre quando o ponto não é marcado.

Um jogo de beisebol é acompanhado por quatro juízes, cada um localizado próximo a uma base, decidindo se estas bases foram ou não conquistadas pelos jogadores.

Jogadores do beisebol

Jogadores do beisebol

Os jogadores de beisebol também são classificados de acordo com a sua função e com a sua posição em campo:

  • Arremessador, também chamado de pitcher, que é o principal jogador do time;
  • Rebatedor, também chamado de Hitter, responsável por rebater bolas lançadas pelos arremessadores;
  • Apanhador, também chamado de catcher, responsável por interceptar bolas adversárias;
  • Primeira base, também chamado de first baseman, responsável por defender a primeira base;
  • Segunda base, também chamado de second baseman, responsável por defender a segunda base;
  • Terceira base, também chamado de third baseman, responsável por defender a terceira base;
  • Interbases, também chamado de shortstop, responsável por ocupar o espaço localizado entre as bases dois e três;
  • Campista esquerdo, também chamado de left fielder, responsável por defender o campo esquerdo;
  • Campista centra, também chamado de center fielder, responsável por defender o campo central;
  • Campista direito, também chamado de right fielder, responsável por defender o campo direito;

Os mais importantes equipamentos utilizados no beisebol são o taco, a bola e as luvas:

O taco é um objeto de formato cilíndrico mais comumente confeccionado em madeira. O taco pode ter até 1,5 metro de comprimento e ser peso pode ser de até 1 quilograma.

A bola é um objeto equipamento de formato esférico confeccionado em, algodão, lã, borracha e revestido externamente de couro. Uma bola de beisebol tem um peso médio de 140 gramas e seu tamanho pode variar de 10 a 40 centímetros.

A Luva é um objeto confeccionado em couro, com costuras especiais de algodão, náilon ou poliéster.

Recomendamos também:


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.