<

Genes Dominantes e Recessivos


Os genes dominantes e recessivos são considerados dois fatores importantes para a construção das características de nos seres vivos, esses genes contem partículas de DNA que inclui todo nosso material genético, incrível, não é?

Vamos compreender um pouco mais desse processo?

Processo dos Genes

Vamos imaginar que em cada uma das nossas células do corpo humano existe um núcleo, nesse núcleo fica todo nosso material genético, no mesmo o material genético se apresenta como cromossomos, e os cromossomos são as formas condensadas de uma grande molécula chamada de DNA, podemos dizer que o DNA tem o grande papel principal em nosso corpo, pois guarda e processa todos os nossos genes.

O DNA é uma molécula grande e tem o formato de uma escada, onde cada degrau representa uma base nitrogenada, existem 4 tipos de base nitrogenadas que compõem a molécula dessa grande escada intercalada, podemos chamá-las de adenina, guanina, citosina e timina, essas bases nitrogenadas vão se intercalando entre si, formando uma espécie de código, isso mesmo, um código, sabe aqueles códigos de barra dos alimentos? É dessa espécie, esse código pode ser lido, resumido, traduzido pelas nossas células, todo esse processo leva na formação das nossas características físicas, ou seja, cada parte dessa molécula enorme de DNA tem uma função chamada de Gene, podendo ser de tamanhos variados.

Veja também: Síntese proteica.

Kit de Alfabetização Só Escola

Diferença de genótipo e fenótipo

O Genótipo apresenta em seu gene características fixas e constituídas geneticamente em cada individuo para toda vida, que não pode ser alterado. Já a característica do fenótipo são características da cor da pele, dos olhos, cabelo, é a junção do fenótipo com o genótipo. Sabe quando vamos para algum lugar que há a transmissão de luz solar muito forte e queremos pegar aquele bronze? A cor fixa da nossa pele pode sofrer alterações de acordo com ambiente, chamada de fenótipo

Tomando ligação desse exemplo, você sabia que a cor da nossa pele é passada parte pelo pai e parte pela mãe? Com esse fator os nossos cromossomos estão sempre em duplas. Vamos entender melhor?

Um desses cromossomos pode ser de origem Materna e o outro de Origem Paterna, um é quase copia do outro, mas há diferenças, essa diferença pode ser encontradas nos Genes, que mesmo ocupando a mesma posição e terem a mesma função, podem ser um pouco distintos durante o processo, isso ocorre pelo fato de nossos pais terem características diferentes um do outro em sua fisionomia.

Kit Educação Especial

E tudo isso tem um nome especifico, são chamados de alelos. Quando um gene é a mesma característica do gene do pai que é igual o gene da característica da mãe, a gente denomina esse alelo de homozigoto (AA), dois genes dominantes, ou seja, características iguais

Em casos de genes diferentes, podemos denominar de heterozigoto, ou seja, (Aa). Vamos ver através de letras como esses genes é representado no processo dos genes dominantes e recessivos?

Genes recessivos e Dominantes

EX: Pode ser utilizada a letra B E V para representar os genes, vamos utilizar a letra A, maiúscula e minúscula.

Kit Educação Especial

A letra maiúscula representa o Gene Dominante, e a letra minúscula indica o gene recessivo.

Muitos pensam que o gene dominante está presente em pessoas que apresentam coloração de olhos mais escuros, pois é mais predominante, esse fato pode ser desmentido, pois em cada país do mundo pode ser identificado uma espécie mais comum de olhos dominantes, temos como exemplo a suíça, lá é mais comum notar pessoas com olhos de cores claras e muito menos de cores escuras, ou seja, a cor clara é dominante, mas com genes recessivos.

Genes Recessivos: Os genes recessivos se manifestam através de dois genes juntamente unidos (aa)

Kit Educação Especial

Genes Dominantes: Os genes dominantes diferentemente dos recessivos se manifestam sozinhos, sem necessitar da presença de outros genes, por esse fato são chamados de Dominantes, pois ignoram a presença do gene recessivo

Existe um caso a parte que pode ocorrer à presença do gene dominante, podendo ser denominado de codominância, nesse caso o gene dominante não inibiu a ação do gene recessivo, eles trabalham juntos nas características físicas do individuo heterozigoto, em sua estrutura estão presentes ambos, ou seja, (Aa) tanto o gene dominante e recessivo.

Temos como exemplo os lábios, isso mesmo, a espessura dos lábios. Indivíduos homozigotos dominante, ou seja, dois genes dominantes têm lábios mais grossos, estilo Angelina Julie, sabe?  Já aqueles que estão presentes nos homozigotos recessivo, ou seja, dois genes recessivos, apresentam em sua estrutura física lábios com espessura mais fina.

Kit Educação Especial

Em outros casos que o individuo apresenta ambos os genes, o heterozigoto dominante e recessivo, são os lábios com espessura média, ou seja, não são tão finos, e nem tão grossos assim.

Características físicas do genes dominante:

  • Calvície, que acomete principalmente os homens por fator genético e hormonais, pelo fato do Gene Dominante estar mais presente nos homens, já nas mulheres eles são genes recessivos, nos homens é necessário apenas um gene, isso mesmo, um gene para levar a calvície.
  • Cabelos escuros e olhos escuros, como mencionado, é a interação de genes dominantes,
  • Sabe aquele queixo com covinhas que todos desejam, eles são ocasionados pelos genes dominantes,
  • Lábios grossos só são possíveis com os genes dominantes
  • E outro fator bem estranho, é a capacidade de enrolar a língua, isso mesmo, você tem essa capacidade? Algumas pessoas que apresentam os genes recessivos não conseguem realizar essa proeza

Algumas doenças podem surgir através dos genes dominantes, como:

Doença de Von Hippel: É uma doença bastante rara, genética, a mesma ocasiona crescimento acelerado de tumores em algumas partes do corpo.

Doença de Huntigton: É uma doença hereditária, as células do sistema nervoso pode se romper com o tempo, a doença afeta principalmente a faixa etária entre 30 a 40 anos de idade, também é considerada rara, não tem cura

Polidactilia: Afeta principalmente membros das mãos e pés. Ocasionando anomalias, temos o exemplo de indivíduos que possuem mais de 5 dedos na mão ou até mesmo no pé

Características Recessivas

  • Lábios finos
  • As pessoas com genes recessivos possuem cabelo coloridos, loiros, ruivos, castanhos claros
  • Muitos se perguntam o motivo de não terem covinhas no queixo, e a resposta é que você possui genes recessivos
  • Pessoas com genes recessivos possuem olhos azuis em sua grande maioria, não sendo uma especificidade, como já mencionado
  • Geralmente são canhotas e possuem o nariz reto

Doenças relacionadas com o gene

  • Albinismo: Ausência de pigmentações na pele, além de afetar os pelos e a região dos olhos, é considerado um distúrbio congênito e uma herança do alelo recessivo.
  • Miopia: A miopia ocorre quando a luz não pode entrar em contato com a retina, isso ocasiona imagens de objetos borrados em longa distancia, é uma doença que pode durar anos ou até mesmo a vida inteira.
  • Daltonismo: É um problema hereditário que forma anomalias na visão das cores, confusão de diferentes tipos de tonalidades, homens são mais afetados que as mulheres e pode durar anos ou a vida inteira

Sugestão de Atividade

Que fantástico que é a estrutura do nosso DNA não é? Além de ser uma importante aula de biologia, pode também ser sugestiva em realizações de atividades em grupos, com isso se torna um assunto mais leve, pratico e ao mesmo tempo comunicativo entre professores e as crianças.

A atividade propõe que as crianças ou adolescentes reconheçam em si e nos colegas de classes características que pode ser consideradas de gene dominante ou recessivo, com isso sai um pouco da parte teórica, podendo também utilizar imagens ilustrativas para os mesmos apontarem quais características que acham que pode se encaixar em cada Gene.

A atividade propõe movimento, interatividade e principalmente comunicação e maior entendimento do assunto, pois alguns assuntos da biologia, como o estudo do DNA pode se tornar cansativo e complexo, e a atividade ajuda a criar um cenário mais leve de entendimento entre os alunos.