<

Tecido ósseo


Quando pensamos em tecido ósseo logo nos lembramos de esqueletos, corpo humano, e é exatamente isso, mas é legal aprofundar um pouquinho mais e descobrir como esse tecido se constitui.

O tecido ósseo, como mencionado anteriormente, faz parte de uns dos tecidos humanos contidos nos tecidos conjuntivos, podendo ser chamado de tecido conjuntivo ósseo, esse tecido também faz parte dos animas vertebrados, o mesmo é formado por um tecido regido, essa rigidez acontece pela presença de ativos que compõem esse firmamento, como sais de cálcio, fósforo, magnésio, colágeno, ativos esses de rica presença no tecido. Toda essa bagagem oferece uma sustentação na estrutura óssea humana e animal.

O tecido ósseo humano é dividido em 3 tipos celulares, os osteócitos, osteoblastos, osteoclastos:

Osteócitos: Os osteocitos são encontrados nas lacunas, ou seja, nas cavidades da matriz óssea, seu formato é achatado e amendoado, por se localizar nas lacunas tem a grande função de criar canalículos, esses canalículos caminham para outras lacunas, possibilitando a liberação de nutrientes e substancias importantes para o osso.

Os osteoclastos e o osteoblastos formam uma espécie de tecido ósseo, cada qual tendo sua função na matriz óssea. O osteoblastos possuem em sua parte orgânica o colágeno tipo 1 , seguido pelas glicoproteinas e as proteoglicanas, ricas em fosfato de cálcio, tem  a principal função de levar esses componentes a matriz óssea. Já o os osteoclastos funciona como remodelador a estrutura óssea, seu formato é muito grande, ambas tem um trabalho mutuo.

Os tipos de células presentes ambas possibilitam o equilíbrio esquelético, mas essa junção pode também trazer danos, pois alguns medicamentos para o tratamento, por exemplo, da doença de osteoporose, pode bloquear as atividades dos osteoclastos, reduzindo a sua reabsorção óssea.

Kit de Alfabetização Só Escola

Veja também:

Como o tecido ósseo é dividido?

O tecido ósseo por ser divido em osso compacto e esponjo:

Vamos imaginar que um osso é cerrado, esse osso fica dividido em duas partes, essas partes podem ser denominadas por osso compacto, sem cavidades, e osso esponjoso, que diferentemente do compacto, possui muitas cavidades.

Osso Compacto:

O osso compacto apresenta em suas cavidades canais que abrem espaços para o transporte de vasos e nervos sanguíneos, esses canais são denominados de volkmann e havers, esse osso é chamado de compacto, pois não apresenta espaço entre suas lacunas visíveis que o olho possa enxergar esse osso também são constituído por fibras, cálcios, fósforo e colágeno, sendo a parte mais regida e resistente do osso, a sua principal função é garantir resistência ao peso e movimentos.

Osso esponjoso:

É um osso menos denso em comparação ao compacto, se encontram na maior parte do tecido de ossos chatos, irregulares e curtos, diferentemente do anterior, pode ser visto a olho nu, observando as cavidades.

Essa classificação pode ser observada através de microscópio, percebendo que possuem a mesma estrutura histológica.

 O canal de Havers, composto pelo osso compacto, é um sistema que consiste inúmeras unidades, essas unidades podem ser vistas também pelo microscópio, sendo denominada estrutura microscopia.

Essa imagem representa como é feita a ligação no tecido ósseo, os canais Havers, como o próprio nome já diz, tem a capacidade de comunicação entre todas as unidades. Os canais Volkman, ou canais perfurantes, agem de forma externa na cavidade medular e na superfície externa, através de canais transversais. O osso em sua camada é preenchido pela medula óssea, que pode ser constituídas de duas maneiras: Amarela, tecido adiposo, vermelha, células do sangue

Os tecidos ósseos podem ser classificados em tecidos ósseos primários e secundários, o tecido primário, denominado também por (imaturo) tem suas fibras colágenas sem orientação regular, podem ser encontrada no corpo do adulto em tendões, alvéolos dentários, e no crânio, a partir das suturas dos ósseos. Já o secundário, ou lamenar, tem suas fibras colágenas organizadas, diferentemente do primário.

Curiosidade informativa

Você sabia que o esqueleto do corpo humano possui 206 ossos? Divididos entre a cabeça, membro superiores e inferiores, pescoço, tórax e abdômen, essas partes do corpo são divididas entre o esqueleto axial e o esqueleto apendicular.

Umas das principais funções do esqueleto são armazenar cálcios e sais, proteção das estruturas vitais do nosso corpo, como coração, pulmão, cérebro, sustentação do nosso organismo, e entre outros.

Por isso é de extrema importância cuidar bem do nosso corpo, principalmente dos ossos, eles que fazem funcionar tudo de forma correta.

Recomendamos também: Energia potencial elástica