Dúvidas de Português

Intenção ou intensão


Você possui Intenção ou intensão de conseguir um novo emprego? Afinal, qual é a forma correta de escrever o verbo que demonstra que você planeja realizar certa atividade no futuro? Não se preocupe, você não está sozinho com essa dúvida. Com a troca de apenas uma letra, o erro na hora de escrever esse substantivo é muito comum.

A realidade é que as duas palavras existem na língua portuguesa. As expressões  Intenção ou intensão são definidas como palavras homófonas: possuem o mesmo som, mas com ortografias diferentes.

Também podemos ver essa definição em casos como sessão/seção e senso/censo. Por isso, viemos mostrar as suas diferenças e em quais situações elas devem ser utilizadas.

Veja também: Estória ou história.

Como se escreve: Intenção ou intensão

Intenção

Essa é a forma correta de falar que você planeja realizar certa ação. É um plano, desejo ou aspiração. Ela tem origem na palavra em latim intentio, com uma mudança comum entre o latim e a língua portuguesa da terminação -tio para a terminaçãoção. Esse exemplo também pode ser visto na palavra contenção, que veio da expressão em latim contentio.

Intenção é um substantivo feminino e é uma expressão muito utilizada pelos falantes da língua portuguesa. Por isso, apesar da mesma pronúncia da palavra intensão, o seu significado costuma ser o mais utilizado na fala diária.

Alguns dos principais sinônimos para intenção são: ideia, plano, objetivo, pensamento, projeto e propósito.

Confira os exemplos do uso da palavra intenção:

  • Eu tenho a intenção de mudar de país.
  • Nunca tive a intenção de magoá-la.
  • A minha intenção é buscar um emprego melhor.

Intensão

Originária do latim intensionis, essa palavra possui um significado completamente diferente da grafia  citada anteriormente. O substantivo feminino “intensão” tem como significado o ato de aumentar a tensão ou deixar algo mais intenso. Intensidade e força, por exemplo, são dois de seus sinônimos.

Apesar de não ser uma palavra muito utilizada na forma falada, a sua utilização é totalmente correta. Ainda, a palavra intensão possui um significado dentro da fonética, indicando a primeira etapa da articulação de uma consoante.

Veja os exemplos do uso da palavra intensão:

  • O meteorologista prevê uma intensão no frio durante os próximos dia.
  • Ela procurou um médico porque sentiu uma intensão na dor.
  • A enfermeira verificou a intensão da febre da paciente.

Recomendamos também:

Intenção ou intensão – Qual a diferença e quando usar?

Você ainda está com dúvidas na hora de usar o “Intenção ou intensão”? Confira o vídeo a seguir:


One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *