Educação Infantil, Plano de Aula

Planejamento Anual para Jardim 3


Você já deve ter visto aqui em nosso site outros Planejamento Anual para Jardim 1 e 2, e nesta postagem selecionamos algumas sugestões e modelos de planejamento Anual para Jardim 3, prontos para imprimir e disponíveis também para download em PDF.

Veja ainda:

Mais um ano letivo começa e logo se apresenta um grande desafio: o planejamento anual. Garantir que esse momento possibilite trocas entre especialistas, gestores, coordenadores pedagógicos, professores e representantes da comunidade escolar é fundamental para que as ações previstas para o ano sejam implantadas com qualidade.

O planejamento geralmente está integrado à jornada pedagógica, que acontece entre o fim de janeiro e o início de fevereiro. Ele pode se estender por um período de três dias a uma semana. Na programação, há momentos específicos para discussões entre profissionais de três níveis: os responsáveis pela articulação do trabalho na rede, os gestores e os professores. Todos, nesse momento, ficam concentrados em antever ações que ao longo do ano letivo vão contribuir para o desenvolvimento educacional dos estudantes. A ideia é trocar informações com os pares com o objetivo de preparar uma boa recepção para os alunos.

(Confira a seguir um passo a passo de como desenvolver seu planejamento de aula (plano de aula) e a seguir modelos de Planejamento Anual para Jardim 3).

Como fazer um plano de aula passo a passo:

Segue o roteiro de como elaborar um plano de aula:

  1. ESCOLHA O TEMA

Toda aula precisa de um tema principal, que deverá ser minuciosamente desdobrado. Escolha um nome interessante, que estimule o interesse do aluno, e faça relações com o seu conteúdo.

  1. DEFINA OS OBJETIVOS

O que você deseja ensinar aos seus alunos ao abordar determinado assunto? Pensando assim, pode ser mais fácil pontuar os objetivos específicos de cada aula.

  1. PONTUE OS CONTEÚDOS

É nesse momento que será definido o conteúdo programático ligado ao tema já estabelecido anteriormente.

  1. ESTABELEÇA A DURAÇÃO

Para que você não se perca em meio aos conteúdos a serem passados em sala de aula, estipule um período para abordar cada um deles, de modo que consiga fechar o seu raciocínio em tempo hábil.  Evite que sejam acumulados conteúdos. Caso a sua programação esteja muito extensa, procure reduzi-la ou dividi-la.

  1. ESCOLHA OS RECURSOS

Para obter êxito em suas aulas, defina quais materiais serão utilizados. Verifique com antecedência se a escola poderá disponibilizá-los ou se terá que optar por diferentes alternativas.

  1. DEFINA A METODOLOGIA

Para que o tema em questão seja bem trabalhado, é necessário que defina as etapas a serem seguidas na aula. A metodologia se refere aos caminhos a serem percorridos pelo professor, em vista de alcançar os objetivos estabelecidos.

  1. FAÇA A AVALIAÇÃO

Após a finalização da aula, é fundamental que você faça uma recapitulação de tudo que aconteceu. Anote os imprevistos, os comentários das crianças, se o seu investimento foi satisfatório ou se deve propor novas alternativas de ensino. Essa prática fará com que você evolua como profissional e melhore sua didática ao longo do tempo.

Veja também: Planejamento Anual primeiro ano Ensino Fundamental

Planejamento Anual para Jardim 3 - Planos de aula anual para jardim III

Para saber mais acesso o link a seguir: Planos de Aula para professores.

Planejamento Anual para Jardim 3 sobre LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

OBJETIVO

  • Desenvolver da expressão oral.
  • Reconhecer seu nome, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano.
  • Familiarizar-se com a escrita por meio de manuseio de livros, revistas, rótulos e outros portadores de texto.
  • Vivenciar diversas situações nas quais se faça necessário o uso da escrita.
  • Identificar, ler e escrever as vogais.
  • Treinar a escrita.

CONTEÚDOS

  • Linguagem oral:
  • Ampliação do vocabulário.
  • Ouvir, criar e narrar histórias oralmente;
  • Conhecer diferentes modalidades de linguagem ( história, poesias, piadas, músicas);
  • Estabelecer trocas verbais com seus colegas e adultos- linguagem socializada-através de diálogo e não linguagem egocêntrica;
  • Vincular o discurso oral com o texto escrito.
  • Relatar desagrado, desejos e necessidades.
  • Linguagem escrita:
  • Desenho livre.
  • Pintura.
  • Recorte e colagem.
  • Traçado de linhas com movimentos livres e dirigidos.
  • Funcionalidade da escrita.
  • Diferentes formas de registros da língua escrita.
  • Nome.
  • Vogais.
  • Alfabeto.
  • Escrita espontânea.
  • Escrita de palavras contextualizadas.

Planejamento Anual para Jardim 3 - Planos de aula anual para jardim III

Planejamento Anual para Jardim 3 de MATEMÁTICA

OBJETIVO

  1. Desenvolver os conceitos matemáticos, para que possam reconhecer, identificar e executar as atividades propostas.
  2. Identificar figuras geométricas.
  3. Desenvolver aprendizagem dos números (adição, subtração).
  4. Desenvolver raciocínio lógico-matemático.
  5. Ampliar os conceitos matemáticos.
  6. Realizar as atividades propostas com interesse, atenção, entendimento e compreensão.

CONTEÚDO

  • Conceitos matemáticos: grande/pequeno; maior/menor; dentro/fora; mais/menos; em cima/embaixo; na frente/atrás; linha aberta/ linha fechada; etc.
  • Conjuntos (unitário, vazio).
  • Formas geométricas, numeração, cores, blocos lógicos, sinais (=, #), seqüência numérica e representação gráfica.

a)Classificação

  • agrupar elementos segundo os atributos;
  • adquirir noção de pertinência;

b)Seqüência

  • promover situações em que a criança: estabeleça seqüência temporal considerando dias da semana, semana do mês, meses do ano e ano.

c)Seriação

  • organizar séries de elementos segundo seus atributos em ordem crescente e decrescente;
  • quantificar séries;
  • realizar construção conjunta de várias séries.

d)Medida

  • comparar comprimentos / capacidade / altura / distância e peso dos objetos, utilizando diferentes recursos ( corpo, barbante, passos, régua, etc. );

e)Tempo·

  • promover situações em que a criança estabeleça relações de temporalidade considerando espaço e tempo vivido e percebido (ontem, hoje e amanhã).

f) Espaço

  • favorecer situações em que a criança possa identificar e comparar a situação dinâmica dos objetos / pessoas em relação aos conceitos de lateralidade, posição e distância.

g) Número

  • compreender a funcionalidade da escrita dos numerais ( talão de cheques, telefone, placa de carro, etc. );
  • reconhecer e corresponder quantidades;
  • corresponder numerais às quantidades;
  • pensar e verbalizar logicamente um determinado fato ou operação;
  • identificar, concretamente, a adição como situação- problema que envolve a idéia de juntar;
  • identificar concretamente, a subtração como situação-problema que envolve a idéia de tirar, comparar ou de completar;
  • identificar, concretamente a divisão como situação-problema que envolve a idéia de separar uma coleção em grupos, com o mesmo número de objetos.

Planejamento Anual para Jardim 3 - Planos de aula anual para jardim III

Planejamento Anual para Jardim 3 de ARTES

OBJETIVO

  1. Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações.
  2. Desenvolver habilidades e formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando.
  3. Desenvolver o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos.
  4. Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia.

CONTEÚDO

  • Desenho.
  • Pintura.
  • Impressão.
  • Recorte.
  • Alinhavo.
  • Tapeçaria.
  • Colagem.
  • Modelagem.
  • Dobradura.
  • Montagem.
  • Construção.

Planejamento Anual para Jardim 3 - Planos de aula anual para jardim III

Confira ainda: Modelos de planejamento escolar anual do 1° ao 5° Ano

Planejamento Anual para Jardim 3 de CIÊNCIAS

OBJETIVO

  1. Identificar as diversas partes do corpo e suas funções.
  2. Formar bons hábitos de higiene e saúde.
  3. Identificar o valor nutritivo e a procedências dos alimentos.
  4. Identificar e observar o processo de germinação e crescimento das plantas.
  5. Identificar, distinguir e caracterizar os animais.
  6. Desenvolver habilidades como: observação, analise, descrição, classificação e medida.
  7. Explorar o ambiente em que vive.

CONTEÚDO

  • As Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido.
  • Alimento/Culinária.
  • Plantas/Horticultura.
  • Animais.

Planejamento Anual para Jardim 3 - Planos de aula anual para jardim III

Planejamento Anual para Jardim 3 de HISTÓRIA E GEOGRAFIA

OBJETIVO

  1. Adaptar a criança à escola e à vida social.
  2. Promover condições de um convívio agradável.
  3. Desenvolver atitudes de polidez, respeito e cooperação.
  4. Adquirir habilidades sociais.
  5. Compreender a necessidade da cooperação de todos os membros da família e da escola, entre si.
  6. Desenvolver: atividades e conhecimentos sociais, habilidades de disciplina, independência e habilidades quanto ao trabalho.

CONTEÚDO

  • Eu/Família.
  • Casa/Comunidade.
  • Escola.
  • Meios de Transporte/Meios de Comunicação.
  • Datas Comemorativas:Carnaval, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, 07 de Setembro, Dia das Crianças, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.

ESTRATÉGIA

  • Pinturas colagens, recortes.
  • Jogos.
  • Brincadeiras.
  • Traçado de letras e palavras.
  • Alfabeto móvel.
  • Explorar o meio em que estamos.
  • Confecção de cartazes, desenhos, figuras, fotos, atividades gráficas.
  • Passeios, excursões.
  • Atividades com os próprios alunos (jogos e brincadeiras).
  • Músicas, histórias, diálogos, conversa dirigida, atividade com sucatas.
  • Alimentos (frutas, verduras, legumes).

AVALIAÇÃO

Avaliação será feita através dos exercícios e atividades realizadas pelos alunos verificando a aprendizagem, assimilação e compreensão, de forma contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.


Planejamento Anual para Jardim 3 - Planos de aula anual para jardim III

Planejamento Anual para Jardim 3 em PDF

Confira a seguir outro modelo de planejamento anual para jardim 3 pronto para baixar em PDF.


Planejamento Anual para Jardim 3 por mês

Fevereiro

Período Preparatório

  • Cor/forma
  • Igual/diferente
  • Mais/menos
  • Muito/pouco
  • Leve/pesado
  • Cheio/vazio
  • Grande/pequeno
  • Comprido/curto
  • Alto/baixo
  • Maior/menor
  • Grosso/fino
  • Largo/estreito
  • Perto/longe
  • Dentro/fora
  • Aberto/fechado
  • Direita/esquerda
  • Frente/costas
  • Sentado/em pé
  • Em cima/embaixo

Março

Comunicação e Linguagem

  • Nome
  • Lançar as vogais
  • Encontro vocálico- (abraço mágico)

Matemática

  • Conjunto – (trabalhar linhas abertas/fechadas)
  • Tipos de conjuntos
  • Quantidade de elementos do conjunto (correspondência entre conjuntos)
  • Numerais de 0 até 9

Sociedade e Natureza

  • Quem sou eu?
  • Minha família
  • Pessoas da família
  • Como vive a família

Datas Comemorativas

  •  Carnaval (data móvel)
  • 08/03- dia internacional da mulher
  • 15/03- dia do circo
  • 23/03- início do outono

Ciências

  • A natureza
  • Seres vivos e seres não vivos

Abril

Comunicação e Linguagem

  • Nome
  • Lançar os ajudantes
  • Monossílabos

Matemática

  • Estudando os sinais
  • Sólidos geométricos
  • Continuação numerais 0 ate 9

Sociedade e Natureza

  • A casa
  • Os tipos de casa
  • As dependências da casa

Datas Comemorativas

  • 18/04 – dia do livro
  • 22/04-dia do descobrimento do Brasil
  • 19/04- Páscoa

Ciências

  • O homem modifica a natureza com o seu trabalho
  • Como usamos as plantas

Maio

Comunicação e Linguagem

  • Nome completo
  • Lançar P, R, T
  • Dissílabos
  • Separar os abraços

Matemática

  • Operações de adição e subtração
  • A adição: tabuadas da adição
  • A subtração: Tabuadas

Sociedade e Natureza

  • A escola
  • A sala de aula
  • Os coleguinhas
  • As pessoas que trabalham na escola

Datas Comemorativas

  • 01/05- dia do trabalho
  • Dia das mães – data móvel

Ciências

  • O corpo humano
  • Cuidados higiênicos com o corpo
  • Os sentidos

Junho

Comunicação e Linguagem

  • Nome completo
  • Lançar B,S,J,N
  • Dissílabo

Matemática

Sistema de numeração decimal

  • A dezena
  • Ordem crescente /decrescente
  • Antes/depois – (vizinho)
  • Família 10 até 19

Sociedade e Natureza

  • A cidade

Datas Comemorativas

  • Festa Junina – data móvel
  • 05/06- dia mundial do meio ambiente
  • 21/06-início do inverno

Ciências

  • A água
  • Os vegetais

Agosto

Comunicação

  • Nome completo
  • Lançar F, X, C, Z
  • Dissílabo
  • Formação de palavras

Matemática

  • Adição e subtração
  • Família do 20
  • Vizinhos
  • Dúzia/meia dúzia

Estudos Sociais

  • Meio de transporte

Datas Comemorativas

  • Dia dos pais (data móvel)
  • 22/08- dia do folclore
  • 25/08- dia do soldado

Ciências

  • Jardim/horta/pomar
  • Como nascem as plantas
  • Partes da planta

Setembro

Comunicação e Linguagem

  • Nome completo
  • Trissílabo
  • Formação  de palavras
  • Separar os abraços
  • Lançar RR

Matemática

  • Família do 30
  • Adição/subtração
  • Vizinhos
  •  Sequencia numérica

Sociedade e Natureza

  • Trânsito

Datas Comemorativas

  • 07/09- dia da Independência
  • 10/09- dia da imprensa
  • 21/09-dia da arvore/inicio da primavera

Ciências

  • Os animais
  • Nos e os animais
  • Animais domésticos e selvagens

Outubro

Comunicação e Linguagem

  • Dissílabos e lançar trissílabos
  • Uso do ao
  • Frases

Matemática

  • Família do 40
  • Números ordinais ate 9
  • Números pares e impares
  • Adição e subtração- (problemas)

Sociedade e Natureza

  • Meios de comunicação

Datas comemorativas

  • 12/10- dia das crianças
  • 5/10- dia do professor

Ciências

  • O tempo

Novembro

Comunicação e Linguagem

  • Uso dos artigos A e O
  • Uso do CE e CI
  • Trissílabos
  • Frases
  • Pequenos textos
  • Lançar ajudantes maiúsculos

Matemática

  • Família do 50
  • O tempo – (hora)
  • Dinheiro
  • Sistema de medidas – (metro, quilo e litro)
  • Metade

Sociedade e Natureza

  • Profissões

Datas Comemorativas

  • 15/11-dia da Proclamação da República
  • 19/11-dia da Bandeira
  •  Natal

Ciências

  • Estações do ano

Também confira: Sugestão de Planejamento Semestral


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *