<

Planejamento Anual para Jardim 2


Talvez você não tenha visto, mas nós já postamos aqui o Planejamento Anual para Jardim 1, e nesta postagem selecionamos o Planejamento Anual para Jardim 2.

A educação infantil é uma fase importante para a formação acadêmica de todo indivíduo. Para o sucesso dessa empreitada, os professores se empenham, programam e planejam todas as atividades a serem desenvolvida. Começando sempre pelo planejamento anual, perpassando pelo planejamento semestral, semanal e diário.

O planejamento da ação pedagógica anual é uma etapa muito importante. Nessa etapa, são discutidas as metas, os objetivos e são articuladas as estratégias e ajustadas às possibilidades da ação.

Veja também:

Planejamento Anual para Jardim 2

Nós pensando sempre em ajudar você leitor do site disponibilizamos a seguir um modelo de Planejamento Anual para Jardim 2 para download em PDF, confira:

Planejamento Anual para Jardim 2 – Para imprimir

Planejamento Anual para Jardim 2 - Planos de Aula anual Planejamento Anual para Jardim 2 - Planos de Aula anual Planejamento Anual para Jardim 2 - Planos de Aula anual Planejamento Anual para Jardim 2 - Planos de Aula anual Planejamento Anual para Jardim 2 - Planos de Aula anual Planejamento Anual para Jardim 2 - Planos de Aula anual Planejamento Anual para Jardim 2 - Planos de Aula anual Planejamento Anual para Jardim 2 - Planos de Aula anual Planejamento Anual para Jardim 2 - Planos de Aula anual Planejamento Anual para Jardim 2 - Planos de Aula anual Planejamento Anual para Jardim 2 - Planos de Aula anual Planejamento Anual para Jardim 2 - Planos de Aula anual Planejamento Anual para Jardim 2 - Planos de Aula anual

Não deixe de conferir:

Planejamento Anual para Jardim 2 - Planos de Aula anual

Para facilitar confira o link a seguir e baixe o Planejamento Anual para Jardim 2 ilustrado mostrado acima em PDF:


O que trabalhar com crianças do Jardim 2 (II)?

1 – FEVEREIRO

  • Adaptação/Escola
  • Carnaval
  • Formas geométricas
  • Datas Comemorativas (Carnaval)

2- MARÇO

  • Identidade/ Meu Nome
  • Datas Comemorativas -Dia do circo

3- ABRIL

  • Identidade/ Meu Nome*
  • Conhecendo o meu corpo
  • Higiene e alimentação
  • Datas Comemorativas – Páscoa- Dia do índio

4- MAIO

  • Conhecendo as vogais*
  • Conhecendo os numerais*
  • Datas Comemorativas – Dia das mães

5-JUNHO – JULHO

  • Alfabeto
  • Meio Ambiente
  • Zona Urbana e Zona Rural
  • Datas Comemorativas – Festa Junina

6-AGOSTO

  • Alfabeto
  • Família
  • Folclore
  • Datas Comemorativas – Dia dos pais – Dia do folclore – Dia do soldado

7-SETEMBRO

  • Formas geométricas
  • Cores
  • Estações do ano
  • Datas Comemorativas – Dia da pátria – Primavera

8 – OUTUBRO

  • Direitos e deveres das crianças
  • Animais
  • Trânsito
  • Datas Comemorativas – Dia das crianças – Primavera

9 – NOVEMBRO

  • Meios de Comunicação
  • Meios de Transportes
  • Datas Comemorativas – Consciência negra

10 – DEZEMBRO

  • Encerramento
  • Natal
  • Datas Comemorativas – Natal

OBS : Ao longo do ano, os temas serão tratados em forma de projetos e de uma forma lúdica.

Planejamento Anual para Jardim 2 de Inglês

Planejamento Anual para Jardim 2 de Inglês

OBJETIVO

  1. Desenvolver algumas noções sobre a língua estrangeira (inglês).
  2. Executar as atividades propostas com atenção, compreensão e aprendizagem.
  3. Desenvolver a linguagem de palavras, pequenas frases e músicas.

CONTEÚDO

  • Cores.
  • Números.
  • Nomes de animais, alimentos, familiares, objetos, brinquedos, etc.
  • Músicas.

ESTRATÉGIA

  • Vídeo.
  • Cartazes.
  • Desenhos.
  • Atividades gráficas.
  • Pintura, colagem e recorte.

AVALIAÇÃO

Avaliação será feita através dos exercícios e atividades realizadas pelos alunos verificando a aprendizagem, assimilação e compreensão.
Pronúncia e o interesse.


Planejamento Anual para Jardim 2 de Matemática

Planejamento Anual para Jardim 2 de Matemática

OBJETIVO

  1. Desenvolver e ampliar os conceitos matemáticos para que os alunos possam executar as atividades propostas com interesse, atenção e principalmente que ocorra assimilação e aprendizagem.
  2. Identificar números, cores, formas geométricas, medidas, etc.
  3. Desenvolver raciocínio lógico-matemático.
  4. Desenvolver o processo de adição.

CONTEÚDO

  • Estruturas Lógicas: discriminação: semelhanças e diferenças; conjuntos; identificação/comparação.
  • Numerais: revisão dos números (0 até 9), idéia de unidade, número 0 (zero), unidade e dezena, idéia de ordinal, números de 0 até 20, quantidades: igual/diferente, mais/menos, cheio/vazio.
  • Operação com Números: adição: total até 9.
  • Espaço e forma: traçado de linhas: curvas (aberto/fechado), posicionamento: frente/ atrás, em cima/embaixo, dentro/fora, longe/perto, primeiro/último, direita/esquerda; identificação de figuras geométricas (círculo, triângulo, retângulo, quadrado).
  • Medidas: tamanho: maior/menos, grande/pequeno; espessura: grosso/fino, largo/estreito.
  • Fração: inteiro/metade.

ESTRATÉGIA

  1. Utilizar: figuras, desenhos, cartazes, lousa, material escolar, caderno quadriculado, atividades gráficas.
  2. Confeccionar: cartazes, murais, fichas, números.
  3. Recorte, colagem e pintura.
  4. Atividade com sucatas.
  5. Músicas e histórias.
  6. Jogos, brincadeiras e material pedagógico.

AVALIAÇÃO

Avaliação através das atividades realizadas pelos alunos e correções das lições, sempre verificando a participação, interesse e aprendizagem.

Avaliação contínua e diária desenvolvendo raciocínio lógico-matemático.


Planejamento Anual para Jardim 2 de Artes

Planejamento Anual para Jardim 2 de Artes

OBJETIVO

  • Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações.
  • Desenvolver habilidades e formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando.
  • Desenvolver o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos.
  • Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia.

CONTEÚDO

  • Desenho.
  • Pintura.
  • Impressão.
  • Recorte.
  • Alinhavo.
  • Tapeçaria.
  • Colagem.
  • Modelagem.
  • Dobradura.
  • Montagem.
  • Construção.

ESTRATÉGIA

  1. Atividades gráficas como desenhos, para pintura, recorte e colagem.
  2. Tinta, pincel, cola, tesoura, papel de diferentes tipos, formas e cores.
  3. Revista, jornal e sucata.
  4. Barbante, lã, linhas, madeira, argila, algodão, gesso, garrafa, etc.

AVALIAÇÃO

Avaliação será continua e diária através dos trabalhos e atividades realizados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: criatividade, interesse, espontaneidades, auto-estima, capricho, atenção, curiosidade, raciocínio, cooperação, companheirismo e a motivação.

Planejamento Anual para Jardim 2 de Ciências

Planejamento Anual para Jardim 2 de Ciências

OBJETIVO

  1. Identificar as diversas partes do corpo e suas funções.
  2. Formar bons hábitos de higiene e saúde.
  3. Identificar o valor nutritivo e a procedências dos alimentos.
  4. Identificar e observar o processo de germinação e crescimento das plantas.
  5. Identificar, distinguir e caracterizar os animais.
  6. Desenvolver habilidades como: observação, analise, descrição, classificação e medida.
  7. Explorar o ambiente em que vive.

CONTEÚDO

  • As Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido.
  • Alimento/Culinária.
  • Plantas/Horticultura.
  • Animais.
  • ESTRATÉGIA
  • Explorar o meio em que estamos.
  • Confecção de cartazes, desenhos, figuras, fotos, atividades gráficas.
  • Pinturas colagens, recortes.
  • Horta.
  • Passeios, excursões.
  • Atividades com os próprios alunos (jogos e brincadeiras).
  • Músicas, histórias, diálogos, conversa dirigida, atividade com sucatas.
  • Alimentos (frutas, verduras, legumes).

AVALIAÇÃO

Avaliação contínua e diária através das atividades e exercícios realizados e executados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: interesse, atenção, cooperação, espontaneidade, aprendizagem, capacidades de observação, análises e etc.


Planejamento Anual para Jardim 2 sobre Interação Social

OBJETIVO

  1. Adaptar a criança à escola e à vida social.
  2. Promover condições de um convívio agradável.
  3. Desenvolver atitudes de polidez, respeito e cooperação.
  4. Adquirir habilidades sociais.
  5. Compreender a necessidade da cooperação de todos os membros da família e da escola, entre si.
  6. Desenvolver: atividades e conhecimentos sociais, habilidades de disciplina, independência e habilidades quanto ao trabalho.

CONTEÚDO

  • Eu/Família.
  • Casa/Comunidade.
  • Escola.
  • Meios de Transporte/Meios de Comunicação.
  • Datas Comemorativas:
  • (Alguns exemplos) Carnaval, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, 07 de Setembro, Dia das Crianças, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.

ESTRATÉGIA

  1. Desenhos, cartazes, músicas, jogos, brincadeiras, atividades com sucata, folhas (atividades gráficas), pintura, recortes e colagens.
  2. Festas, bailes, exposição, excursão ou passeios.

AVALIAÇÃO

Avaliação contínua através das atividades e exercícios realizados e propostos aos alunos, no qual se verifica o: interesse, assimilação, compreensão, aprendizagem, comportamento, espontaneidade, capacidade, cooperação, participação e a execução das atividade.


Planejamento Anual para Jardim 2 de Português - Prontidão e Linguagem

Planejamento Anual para Jardim 2 de Português – Prontidão e Linguagem

OBJETIVO

  1. Ampliar a coordenação viso-motora, na busca do desenvolvimento integral da criança.
  2. Desenvolver vocabulário, linguagem e a comunicação entre os alunos.
  3. Reconhecer, ler e escrever vogais encontros vocálicos e o alfabeto.
  4. Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita.
  5. Preparar o aluno para que fique apto ao processo de alfabetização no Pré – 3º Estágio.
  6. Iniciação as famílias silábicas.

CONTEÚDO

  • Período Preparatório: traçar linhas (retas, curvas, sinuosas e mistas), desenho livre, labirinto, pintura, recorte, colagem, pontilhado, atividade gráficas e no caderno pedagógico, etc.
  • Estudo das vogais: reconhecer, ler, traçar e escrever as vogais.
  • Encontros Vocálicos: identificar, ler e escrever, palavras formadas apenas por encontros vocálicos.
  • Estudo do Alfabeto: identificar visual e auditivamente as letras do alfabeto, cobrir e copiar as letras maiúsculas e minúsculas (de imprensa e cursiva).
  • Famílias Silábicas: proporcionar aos alunos atividades referentes as famílias silábicas, de forma natural e espontânea, pois terão continuidade no Pré – 3º Estágio.

ESTRATÉGIA

  • Utilizar: caderno, atividades gráficas, desenho, pintura colagem, recorte e o material escolar.
  • Confeccionar cartazes, murais, parlendas, poesias e etc.
  • Histórias, músicas, vídeo e livros.
  • Atividades com sucatas (ex: embalagens).
  • Jogos, brincadeiras e material pedagógico.

AVALIAÇÃO

Avaliação contínua e diária através da participação, interesse e execução das atividades feita pelos alunos.

Correção das lições e atividades.

Verificação da aprendizagem: leitura, identificação e assimilação das atividades, exercícios gráficos.


OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS

  1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
  2. habituá-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
    Permitir que a criança seja independente.
  3. Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
  4. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
  5. Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
  6. Mante-la ocupada.
  7. Levar a criança a participar das atividades de grupo.

você pode gostar também
1 comentário
  1. Delcy Moreira do Vale Diz

    Oi obrigado! Estou cursando 5º semestre de Pedagógia gostei muito do conteúdo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Secured By miniOrange