<

Projeto dia dos pais educação infantil

Selecionamos nesta postagem maravilhosas dicas e sugestões com modelos prontos para o seu Projeto dia dos pais educação infantil e series iniciais.

Você sabia que o Dia dos Pais, assim como o Dia das Mães é comemorado anualmente no segundo domingo de agosto no Brasil? Nesta data, os filhos homenageiam e agradecem aos papais toda a companhia, suporte e carinho recebido ao longo de suas vidas.

Em escolas de todo o pais professores, principalmente das series iniciais, utilizam essa data para trabalhar em sala de aula. E foi pensando nisso que selecionamos essas ideias e dicas para o seu Projeto dia dos pais educação infantil, confira:

Projeto dia dos pais educação infantil – O nome dos pais

Projeto dia dos pais educação infantil - O nome dos pais

Projeto dia dos pais educação infantil – O nome dos pais

O tema “dia dos pais” deve ser trabalhado com cuidado.

Em primeiro lugar o professor deve conhecer seus alunos (saber quem tem pai, padrasto, ou se a mãe tem também o papel de pai, ou o avô, tio tem esta representação paterna na vida da criança). O ideal é o professor pesquisar antes de trabalhar o tema.

Penso ser de grande valia o professor envolver subtemas relevantes para o dia dos pais, os quais deverão envolver todos os Eixos Temáticos e Conteúdos.
Segue abaixo um modelo para o jardim III, o qual pode ser adaptado as outras turmas respeitando o nível de desenvolvimento da criança.

Objetivo Geral:

  • Reconhecer que os pais ou responsáveis tem nomes.

Objetivo Específico:

  • Conhecer o nome de seus pais ou responsáveis e de seus colegas.
  • Reconhecer que estes são reconhecidos pela sociedade pelo seu nome.
  • Reconhecer a escrita do nome do pai ou responsável.

Eixos Temáticos e Conteúdos

Linguagem oral e escrita: 

  • Falar sobre as várias formações familiares (conversação, história, música e leitura);
  • Cada aluno fala de sua realidade familiar (tomar cuidado neste momento);
  • Construir um mural com o nome do pai ou responsável (fazer leituras diárias destes, ordenar alfabeticamente, dar início a leituras da letra inicial e final);

Matemática:

(orientação temporal, sequência e quantidade)

  • Calendário (dia, mês, ano e tempo);
  • Contagem oral (concreto): quantidade de alunos a partir do mural do nome do pai (sistema de numeração);
  • Noções matemáticas simples envolvendo a leitura do nome do pai no mural, quantidade de letras, relação alunos presentes e o nome do pai (oral);
  • Brincadeiras (imitar o pai em várias situações);
  • Músicas que abrangem o tema pai (expressão oral, coordenação motora ampla, orientação temporal rítmica, discriminação visual e auditivo, esquema corporal);

Dicas de músicas para o dia dos pais:

  • Amigo velho – Balão Mágico
  • Carrossel – Canção do Papai
  • Brinca comigo pai – Cavaleiros do Forró
  • Meu pai, meu amigo – Cristina Mel (infantil)

Artes Visuais: 

  • Desenhar, recortar, montar, colar, pintar e modelar (coordenação motora fina, orientação espacial, coordenação visomotora, observação)

Dica:

  • Desenhar o pai livremente com materiais diversos;
  • Dobradura de um rosto com as características do pai (cor dos cabelos, olhos, alguma cicatriz etc…) enfatizar o nome do pai e montar o mural (leituras);
  • Pintar um desenho de pai com as características do pai (cor dos cabelos, olhos, algumas características próprias) enfatizar o nome do pai e montar o mural (leituras);

Movimento:

  • Expressão corporal através de músicas tema (coordenação motora ampla, orientação espacial, observação, dramatização, orientação temporal rítmica);

Natureza e Sociedade: (atenção, observação, discriminação visual).

  • Quem deu o nome ao pai, quem é o pai do pai;
  • Características do pai (físicas, personalidade, trabalho etc…);

Exemplos de outros subtemas sobre o dia dos pais (comida preferida, cor preferida, música ou ritmo musical dentre outros).

Também recomendamos:

Projeto dia dos pais educação infantil – Maternal 1 e 2

Projeto dia dos pais educação infantil - Maternal 1 e 2

Projeto dia dos pais educação infantil – Maternal 1 e 2

Trabalharemos músicas e histórias referente ao Dia dos Pais. As músicas alegram e embalam, as histórias encantam e dão asas a imaginação. Nesse caso, podemos ouvir, cantar, contar e recontar, memorizar, atuar, imitar, enfim, participar ativamente de atividades que com certeza, vão trazer muita aprendizagem e principalmente muito prazer e alegria.

QUESTÃO DESENCADEADORA:

Livros de história – Pinóquio
Apresentação dos dedoches com personagens da família criando uma história.

CONTEÚDOS NORTEADORES:

  • Música dia dos pais;
  • Personagens da família, enfocando a figura masculina;

OBJETIVOS:

  • Valorização da figura paterna
  • Estimular a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, idéias, etc.
  • Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre a família.
  • Participar de mímicas das músicas;
  • Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
  • Interpretar músicas e canções diversas.

DESENVOLVIMENTO

  • Conversas na rodinha;
  • Músicas (em anexo)
  • Histórias (em anexo)
  • Artes (em anexo)
  • Linguagem Oral
  • Matemática
  • Natureza e Sociedade
  • Confecção da lembrancinha para os pais
  • Pesquisas
  • Brincadeiras e jogos; (em anexo)

AVALIAÇÃO

  • Conforme as oportunidades exploradas durante o desenvolvimento do Projeto dia dos pais educação infantil, inúmeros são os conceitos formados e objetivos atingidos. A avaliação será contínua pelo professor conforme o interesse da criança e seu desenvolvimento.

CULMINÂNCIA DO PROJETO

  • Festa dos pais
  • Anexo das atividades desenvolvidas no Projeto dia dos pais educação infantil;
  • Músicas: Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e ritmos;
    Para a festa do Papai: Amo Você (Barney); Papai meu amigão (melodia ciranda, cirandinha); Ilumina (Ivete Sangalo)
    Diárias para trabalhar o corpo: Fui no mercado comprar café; cabeça, ombro, joelho, pé; macaco pula, meus dedinhos; se você está contente;

Histórias: 

  • Pinóquio; O fusca verde; Meu primeiro livro de figuras (ampliar o vocabulário); fantoches da família (história criada com a ajuda da pesquisa feita com a família)*; pequenas dramatizações com fantoches criando histórias;

Artes Visuais: 

  • Montagem de mural – Folha A3 com a frase PAPAI QUERO TE ENCHER DE CARINHO! e carimbo das mãozinhas com guache colorido;
  • Confecção de lembranças – pintura da sacola de lixo para carro (TNT) – desenho livre na bandeja de isopor, pintura com tinta e impressão do desenho na sacola;
  • Pintura livre da camisa para o papai;
  • Cartão – ilustração do cartão, pintura da margem e nuvem com os dedinhos usando tinta azul;
  • Carimbo dos pés acompanhado da frase PAPAI QUERO SEGUIR TEUS PASSOS.
  • Desenho livre no caderno para acompanhamento;

Brincadeiras e jogos: 

  • Roda, velotrol, caixa de areia, bola, blocão de encaixe;
  • Corda – trabalhar os conceitos matemáticos – em cima/em baixo, alto/baixo, perto/longe;

Fazer uma mini pesquisa e enviar para casa – seu esporte favorito, comida preferida, a cor de seu carro, quantos somos na casa, qual o laser que faz junto com o filho, etc.

Veja mais postagem recomendadas: Atividades para o dia dos pais educação infantil


Projeto dia dos pais educação infantil e ensino fundamental

Projeto dia dos pais educação infantil e ensino fundamental

Projeto dia dos pais educação infantil e ensino fundamental

  • Duração: Uma semana.
  • Período: Agosto.

Objetivos:

  • Valorização da figura paterna;
  • Desenvolver a socialização;
  • Produção de pequenos textos;
  • Estimular a expressão da linguagem oral;
  • Reconhecer as qualidades do Pai;
  • Relacionar-se com a figura paterna ou a ausência dela;
  • Desenvolver a criatividade da criança.

Desenvolvimento do Projeto dia dos pais

  • Leitura de textos e livros de literatura;
  • Entrevistar o Pai ou Avô;
  • Confecção de lembrancinhas: Lembrancinha do dia dos pais
  • Montagem de um texto ou painel;
  • Poesias;
  • Confecção de cartões e bilhetes;

Culminância:

  • Festa para o dia dos pais;
  • Torneio de Futebol entra pais de turmas;
  • Apresentações de trabalhos de artes na escola.

Projeto dia dos pais educação infantil: Diversidade familiar e a figura paterna

Projeto dia dos pais educação infantil

Projeto dia dos pais educação infantil

Nos dias atuais a composição familiar é muito diversificada, podemos encontrar famílias em que outra pessoa desempenha as funções paternas no lugar do pai biológico, mediante a importância e necessidade de se trabalhar esta questão, foi elaborado este tema, bem como comemorar a data do dia dos Pais.

Objetivo Geral:

  • Reconhecer a diversidade familiar, valorizando a figura paterna.

Objetivos específicos:

  • Trabalhar a diversidade familiar;
  • Reconhecer como parte integrante da família;
  • Incentivar a musicalidade;
  • Estimular a imaginação e criatividade;
  • Valorizar a figura paterna;
  • Estimular a socialização.

Metodologia:

  • Diálogo sobre a composição familiar;
  • Confecção de cartazes;
  • Pintura, recorte e colagem de gravuras;
  • Produção de presente e cartão para o dia dos pais;
  • Músicas relacionadas ao tema.

Projeto dia dos pais educação infantil e folclore

Projeto dia dos pais educação infantil e folclore

A família é o primeiro ponto de referência para a criança, assim também a sua casa. A escola entra na vida dela ampliando sua noção de espaço e seu sentimento de integração ao mundo.   Este tema visa  promover  a interação escola/família, a fim de estimular o desenvolvimento de sentimentos como carinho, amor e respeito ao próximo tanto em casa, como na escola   este Projeto dia dos pais educação infantil será desenvolvido a fim de tentar identificar e superar os desafios, trabalhando na criança a afetividade e a importância deste sentimento no convívio familiar e escolar, buscando na interação entre ambas as partes, uma formação das crianças como seres cidadãos.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA;

Objetivos:

  • Conhecer e comentar sobre situações partilhadas pelo grupo, no momento presente.
  • Conversar, comentar e relatar situações partilhadas pelo grupo no futuro e no passado
  • Ouvir , reproduzir e transmitir textos, oralmente ( histórias, recados, poemas , poesias e etc.)
  • Criar, registrar  e ler signos gráficos ou não produzidos individualmente e com o grupo.
  • Criar, oralmente, textos diversos.
  • Descrever e interpretar imagens visuais.
  • Interagir com materiais impressos variados, visualizando a forma escrita de palavras e frases.

Atividades:

  • Contar a história da Família (Retirada da internet).
  • Roda de conversa sobre a família (mostrar uma foto da minha família). Fazendo registro no blocao.
  • Apresentar a letra da música – “Toquinho –A Gente Tem Sobrenome”
  • História sobre a família.
  • Desenho sobre a Família.
  • Roda de conversa dobre o dia dos pais.
  • Apresentar a letra P da palavra PAI e pesquisar outras figuras, palavras  que começam com a mesma letra. Fazendo registro no blocão.
  • Pesquisar em jornais , revista uma pessoa que é parecida com o pai.
  • Contar a História do Sitio do Pica-Pau Amarelo.
  • Mostrar o vídeo com o desenho do sitio do pica-pau amarelo.
  • Apresentar a lenda do saci-pererê.
  • Roda de conversa sobre o sítio e os personagens folclóricos do vídeo. Ressaltar a questão da família identificando os integrantes que fazem parte do sítio. Fazer registro no blocão.

MATEMÁTICA;

Objetivos:

  • Agrupar um elemento a partir de um atributo que seja comum a todos.
  • Comparar objetos , identificando as semelhanças e diferenças entre eles.
  • Comparar quantidades de elementos de dois conjuntos, fazendo a correspondência termo a termo.
  • Comparar conjuntos considerando a relação muito/ pouco/ a mesma quantidade

   Atividades:

  • Perguntar para cada criança quantas pessoas da família moram na sua casa. Solicitar que as crianças peguem a quantidade de tampinhas correspondente ao número de membros que moram na sua casa. Identificar qual família tem poucos membros , quais famílias tem mais membros e quais famílias tem a mesma quantidade de membros. Fazer registro no blocão.
  • Perguntar quantas pessoas vivem na casa dos alunos e realizar a dobradura de pessoas unidas para representar.

NATUREZA E SOCIEDADE;

Objetivos:

  • Socializar as informações adquiridas

Atividades:

  • Pedir que cada criança traga uma foto de sua família e fazer a socialização.
  • Pesquisa sobre o papai fazendo sua socialização.

MOVIMENTO;

Objetivos:

  • Experimentar as possibilidades e os limites do próprio corpo exercitando movimentos amplos.
  • Equilibrar-se sem necessidade de apoio.

Atividades:

  • Corrida de Saci-Pererê

ARTES;

Objetivos:

  • Ilustrar textos criados oralmente.
  • Observar, explorar e descrever os elementos do meio ambiente, concretamente e através da representação bidimensional e tridimensional.
  • Produzir, coletivamente, projetos artríticos relacionados a um tema gerador.

Atividades:

  • Transcrever a história da família(retirada da internet) para o blocão e pedir para as crianças ilustrarem com a sua família.
  • Montar com as crianças membros de sua família na massa de modelar ou argila.
  • Ilustrar a Música – “Toquinho –A Gente Tem Sobrenome”
  • Criar o livro da família.
  • Enfeitar a supressa do dia dos pais.
  • Enfeitar o porta retrato da família.
  • Montar a Emília utilizando palito de picolé e papel crepom.
  • Montar o Saci no rolo de papel higiênico
  • Prender o saci na garrafa.
  • Enfeitar a mascara dos personagens folclóricos da turma do sítio do pica-pau amarelo.

MÚSICAS;

Objetivos:

  • Ouvir cantar e dançar músicas diversas.

Atividades:

  • Música sobre a família
  • Música – “Toquinho –A Gente Tem Sobrenome”
  • Música sobre o dia dos pais
  • Músicas folclóricas.

CULMINÂNCIA

  • Entrega de um porta retrato da família e de uma surpresa para os pais.
  • Entregar máscara sobre os personagens folclóricos do sítio do Pica-Pau Amarelo,

Projeto dia dos pais educação infantil e series iniciais

Projeto dia dos pais educação infantil

Projeto dia dos pais educação infantil

JUSTIFICATIVA:

No segundo domingo do mês de agosto comemoramos  o Dia dos Pais. Durante toda a semana que a antecede essa data, sugiro uma série de atividades para serem desenvolvidas para que os alunos, focalizem no seu PAI: Suas virtudes, seus valores, seu trabalho, seu lar.
É necessário despertar na criança, sentimentos de amor e gratidão ao PAI.

OBJETIVOS:

  • Levar a criança a demonstrar sua gratidão ao pai, homenageando- o com respeito e ternura.
  • Saber citar o nome completo do pai, profissão e local de trabalho.
  • Descrever a figura do pai oralmente, através de textos ou desenhos.
  • Reconhecer as preferências do pai em casa, diversão, comida, etc.
  • Desenvolver interesse em colaborar com a família.
  • Compreender a importância de viver em um lar repleto de amor.

DESENVOLVIMENTO:

  • * Conversas na rodinha;
  • Músicas
  • Histórias* Artes
  • Linguagem Oral
  • Confecção da lembrancinha para os pais
  • Pesquisas

AVALIAÇÃO

  • Conforme as oportunidades exploradas durante o desenvolvimento do projeto, inúmeros são os conceitos formados e objetivos atingidos. A avaliação será contínua pelo professor conforme o interesse da criança e seu desenvolvimento.

Confira ainda: Texto para dia dos pais


Projeto dia dos pais educação infantil e ensino fundamental

Projeto dia dos pais educação infantil e ensino fundamental

Projeto dia dos pais educação infantil e ensino fundamental

Acreditamos ser a família o alicerce que dá sentido a vida, permitindo aos seres humanos experimentar a verdadeira felicidade nos pequenos gestos e atitudes do dia a dia. Não fomos criados para vivermos isolados, mas para convivermos uns com os outros cultivando os valores fundamentais: respeito, a obediência, o diálogo e a ajuda. A compreensão desses valores deve iniciar na família, pois uma criança que aprende a cultivar o amor, o respeito, a obediência, desenvolverá uma consciência íntegra e saudável em qualquer ambiente.

À escola cabe incentivar a criança no cultivo desses valores atuando como parceira dos diversificados modelos de família, hoje constituídas. Como resultado da atual dinâmica social, a figura paterna sofreu alterações significativas, relacionados à concepção humana, bem como pela entrada maciça das mulheres no mercado do trabalho. Essas mudanças influenciaram várias instituições sociais, resultando, por exemplo, em diferentes formatos de família, de casamento, de relação entre pais e filhos. O conceito de pai também se alterou: passou da condição de aporte biológico para suporte social. Isso significa haver muitos pais: os adotivos, os biológicos, os do coração… São avôs, tios, amigos da família, professores… No segundo domingo do mês de agosto comemoramos o Dia dos Pais.

Durante as semanas que antecedem essa data, desenvolveremos uma série de atividades para que os alunos focalizem no pai suas virtudes, valores, seu trabalho, seu lar.

É necessário despertar na criança, sentimentos de amor e gratidão ao pai.

Objetivos Gerais

  • Reconhecer a diversidade familiar, valorizando a figura paterna;
  • Valorizar a figura paterna ou de quem exerce esse papel;
  • Valorizar a família manifestando sentimento de amor, respeito, etc;
  • Reconhecer as qualidades dos pais;
  • Reconhecer-se como parte integrante da família;
  • Conhecer as preferências do pai em casa, diversão, comida, etc ;
  • Compreender a importância de viver em um lar repleto de amor;
  • Desenvolver interesse em colaborar com a família.

Objetivos Específicos

  • Demonstrar sua gratidão ao pai, homenageando- o com respeito e ternura;
  • Citar o nome do pai, profissão e local de trabalho;
  • Descrever a figura do pai oralmente, ou através de desenhos;
  • Trabalhar a diversidade familiar;
  • Relacionar-se com a figura paterna ou com a ausência dela;
  • Realizar atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre a família;
  • Cantar músicas e canções diversas;
  • Realizar as mímicas das músicas;
  • Estimular a imaginação, o raciocínio,  a atenção, a criatividade, a socialização, a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, idéias, etc.;
  • Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.

Conversas na rodinha, diálogo sobre a composição familiar;

  • Para começar, lembre às crianças da data que se aproxima;
  • Pergunte as crianças o que gostam de fazer com seus pais. Pode ser interessante ter previamente recortadas algumas imagens de cenas e objetos para ilustrar a discussão (bicicletas, pais com filhos brincando no parque, uma família tomando café da manhã, etc.). Quanto mais ideias surgirem neste momento, melhor, pois as ideias de uma criança podem ajudar a outra a se lembrar de momentos gostosos;
  • Leitura de livros com história sobre os pais.

Pesquisas

  • Sugira que as crianças entrevistem os pais. Elas podem perguntar qual é o esporte preferido dele, o prato que mais gosta, qual o lazer favorito e que revistas ou jornais ele lê;
  • Fazer uma mini pesquisa e enviar para casa – seu esporte favorito, comida preferida, a cor de seu carro, quantos somos na casa, qual o lazer que faz junto com o filho, etc.

Brincadeiras e jogos

  • Promova dramatizações da profissão dos pais. As crianças podem também realizar pantomimas representando o pai triste, zangado ou alegre.

Músicas relacionadas ao tema

  • Explore canções, poemas e livros que falam da figura paterna.

Confecção de cartazes

  • Monte mural ou cartazes.

Pintura, recorte e colagem de gravuras

  • Estimule as crianças a desenharem seus pais ou famílias;
  • Desenhos para ao papai.

Confecção da lembrancinha e cartão para o dia dos pais

  • Confeccione cartões, diplominhas, acrósticos com o nome do papai, jogo da memória;
  • Incentive-as a confeccionarem lembrancinhas para presentear os pais, como marcadores de página, em que as crianças desenhem e escrevem o que quiserem. Pode-se também, colocar uma foto ou desenho da criança nele.

Linguagem Oral e Escrita:

  • Apreciar a leitura de textos variados feita pelo professor;

Sugestões: Adivinha quanto eu te amo ( Sam Mcbrantney), Pode pai? (Carlos Jorge),             Pinóquio; O fusca verde; Meu primeiro livro de figuras (ampliar o vocabulário);

  • Praticar o trava- língua sobre o papai;
  • Elaborar lista com os nomes dos pais;
  • Escrever espontaneamente a palavra pai, e o nome do pai;
  • Fantoches da família (história criada com a ajuda da pesquisa feita com a família);
  • Pequenas dramatizações com fantoches criando histórias.

Matemática:

  • Utilizar a contagem oral nas brincadeiras e situações cotidianas;
  • Perceber medidas convencionais para pesar, medir comprimento, avaliar volumes, registrar o tempo;
  • Perceber a necessidade da medida monetária nas situações de “trocas” na sala de aula e no seu dia-a-dia;
  • Marcar no calendário o Dia dos Pais;
  • Trabalhar quantidades utilizando elementos relacionados ao que o pai usa: Sapatos, carteira, celular, etc.;
  • Quanto o papai pesa, mede? Quantos anos ele tem?
  • Imitar o pai fazendo compras no mercado, utilizando dinheiro de faz de conta para identificar o valor monetário das cédulas;
  • Visitar o mercado para olhar os preços das coisas que o papai gosta.

Natureza e Sociedade:

  • Demonstrar interesse e curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo,manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando ideias;
  • Pesquisar sobre as preferências e os gostos dos pais em relação a time de futebol, músicas, carros, alimentos, etc.;
  • Dramatizar uma cena em que o pai, a mãe e os filhos e os avós estejam presentes, valorizando a importância da união da família;
  • Pesquisar figuras de família em que o pai esteja presente ou não. Conversar com as crianças os motivos pelos quais muitos pais não moram junto com a família.

Artes Visuais:

  • Explorar as características, propriedades e possibilidades de manuseio de diversos materiais, entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
  • Demonstrar interesse pelas próprias produções, pelas de outras crianças;
  • Recorte e colagens das vários modelos de famílias. Ex: Pai que mora com filho e a avó sem a presença da mãe. Mãe que mora com o filho sem a presença da figura paterna, etc.;
  • Desenhar e pintar o retrato do pai;
  • Construir utilizando a massa de modelar a família correspondente a sua;
  • Confeccionar mural com desenhos dos pais e os seus respectivos nomes;
  • Montagem de mural com a frase: Papai, quero te encher de carinho! e carimbo das mãozinhas com guache colorido;
  • Confecção de lembranças – pintura da sacola de lixo para carro (TNT) – desenho livre na bandeja de isopor, pintura com tinta e impressão do desenho na sacola;
  • Pintura livre da camisa para o papai;
  • Cartão – ilustração do cartão, pintura da margem e nuvem com os dedinhos usando tinta azul;
  • Carimbo dos pés acompanhado da frase:  Papai, quero seguir seus passos;
  • Desenho livre.

Música:

  • Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais;
  • Desenvolver a memória musical através de repertório variado de canções;
  • Experimentação do silêncio através de brincadeiras e em outros contextos. O silêncio valoriza o som, cria expectativa e é, também, música;
  • Cantar canções relacionadas à família ou aos pais;
  • Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e ritmos;

Sugestões: Amo Você (Barney); Papai meu amigão (melodia ciranda, cirandinha); Ilumina   (Ivete Sangalo).

Movimento:

  • Ampliar as possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e objetos utilizando os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc.;
  • Construir sua identidade em interação com o meio em que vive, através do movimento como forma de expressão intencional nas situações cotidianas e em suas brincadeiras;
  • Brincadeira de faz de conta utilizando roupas velhas dos pais, sapatos, bijuterias e acessórios, para diante do espelho construir e afirmar a imagem corporal e perceber que sua imagem muda sem que se modifique a sua pessoa;
  • Promover brincadeiras de encaixe, lançamento e preensão utilizando bolas de vários tamanhos, de acordo com a idade das crianças;
  • Andar devagar, depressa, correndo imitando seus pais;
  • Promover desfile com os alunos utilizando uma roupa do pai  para os  meninos e da mãe para  as meninas.

Identidade e Autonomia

  • Identificar progressivamente algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu cotidiano e situações de interação;
  • Identificação e reconhecimento da escrita do seu próprio nome e do nome dos seus pais;
  • Participação em jogos que podem ser construídos e reconstruídos, utilizando os seus próprios nomes e fotos e o foto dos seus pais (bingo, jogo da memória, dominó).

Avaliação

Conforme as oportunidades exploradas durante o desenvolvimento do projeto, inúmeros são os conceitos formados e objetivos atingidos. Será realizada de forma contínua e sistemática durante todo o desenvolvimento do projeto, através de observações e acompanhamento das atividades propostas, considerando as capacidades, interesse, assimilação e individualidades de cada criança. A educadora utilizará um diagnóstico preciso do nível conceitual que a criança se encontra, produzindo um relatório verbal escrito de atividades realizadas pelas crianças sobre o tema proposto.

Culminância do projeto

Festa do Dia dos Pais com apresentações de músicas e poesias, exposição de cartazes e painéis, jogos e brincadeiras.