Curiosidades

Os segredos da Maçonaria


A maçonaria tem como pano de fundo alguns pilares principais: ética, moral e justiça. Por muitos anos, o conceito da maçonaria foi mantido em segredo, o que fez da fraternidade alvo de especulações e teorias da conspiração.

Nesse artigo, consideraremos alguns aspectos curiosos sobre a maçonaria e como o mistério em torno da ordem tem sido revelado pouco a pouco.

Maçonaria, Fraternidade, Ordem.

Ostentando o seu lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, os maçons, membros da fraternidade, como a maçonaria também é conhecida, pregam os conceitos básicos da doutrina:

  • O livre pensamento
  • A tolerância
  • A moralidade
  • O desenvolvimento espiritual

A curiosidade em torno da maçonaria se deve ao fato de que por muitos anos ela foi considerada como uma ordem secreta, com poucos vestígios do que acontece dentro da associação.

Carregado de simbolismo e significados, cada desenho ou objeto tem uma determinada importância para os maçons. Confira a seguir um pouco sobre cada um.

Os segredos da Maçonaria

Avental maçônico

O avental maçônico é usado em cada encontro dos maçons e seu significado é lembrar os membros da maçonaria a se manter em trabalho constante pelo bem da sociedade.

Os maçons geralmente usam esses aventais, por conta de seu aparente elo com os antigos pedreiros das catedrais.

Usado como um símbolo, o avental tem varias categorias e cores e ele só pode ser retirado quando acabam as sessões da fraternidade. Existem graus diferentes para os membros da maçonaria e de acordo com cada evolução, um avental é utilizado. Por exemplo:

  • O avental de Aprendiz,
  • O avental de Companheiro
  • E de Mestre Maçom.

Assinatura maçônica

A assinatura dos maçons também é diferenciada. Os membros assinam documentos com três pontos estrategicamente posicionados em formato triangular. Existem teorias a respeito, como por exemplo, que os pontos servem para identificar os maçons entre si.

Mas a maioria dos membros diz que os três pontos são para relembrar a palavra discrição. Como os membros da maçonaria são pessoas discretas, os pontos servem para reforçar essa característica.

Gestos e cumprimentos secretos na Maçonaria

Os maçons tem sua própria forma de se identificar em qualquer lugar do mundo. Para que os membros reconheçam outros participantes da ordem, existe um tipo de aperto de mão que só quem é maçom reconhece.

Algumas teorias dizem a respeito de um tipo de abraço que eles trocam entre si e gestos específicos que favorece o reconhecimento de maçons em qualquer parte do mundo.

Maçonaria feminina

Embora algumas lojas maçônicas não reconheçam, existem ordens maçônicas femininas, como a Ordem das mulheres maçons, Ordem de Amaranth, Fraternidade honorária dos antigos maçons, Ordem das mulheres maçons e Ordem social de Beauceant, entre outras.

A maioria dos membros da fraternidade é terminantemente constituída por homens, mas as mulheres também tem presença peremptória dentro das lojas maçônicas e praticam os rituais e rotinas comuns da maçonaria segregadas dos homens.

Os ritos que acontecem na maçonaria feminina são os mesmos que acontecem nas masculinas. As maçons também usam roupas que identificam o grau de desenvolvimento de seus membros.

Ateus e a maçonaria

A maçonaria, segundo os seus membros, não é uma religião. Porém, os maçons acreditam em um criador, que eles denominam como o Grande Arquiteto do Universo. Portanto, para ser um membro da maçonaria, a pessoa deve acreditar em deus, independente de qual ser divino é esse.

Por isso que as lojas maçônicas não aceitam entre os seus membros pessoas que são autoproclamadas ateus ou que dizem não acreditar em um Construtor do universo.

O que é um templo ou loja maçônica

Um templo maçônico é o local utilizado para as praticas da maçonaria. Geralmente, são edifícios onde os membros se encontram para buscar equilíbrio, meditar e segundo os maçons, ressaltar valores éticos e de responsabilidade humana.

Personalidades maçônicas

Entre os membros da maçonaria, estão personalidades conhecidos na história como: o político Winston Churchill e os escritores Oscar Wilde, Rudyard Kipling e Arthur Conan Doyle, Silvio Berlusconi, Nelson Mandela, Johann Wolfgang von Goethe, George Washington, Martin Luther King Jr., Franklin Delano Roosevelt e Ludwig van Beethoven;

Origem da maçonaria

Não existe uma precisão de relatos para saber a verdadeira origem da maçonaria. Porém, alguns especialistas defendem que a Maçonaria teve início na Mesopotâmia, enquanto outros acreditam que ela possa ter surgido entre as primeiras manifestações religiosas que ocorreram no Egito.

Alguns maçons também defendem que a raiz da maçonaria está na construção do Templo de Salomão. A Ordem dos Cavaleiros do Templo e a Fraternidade Rosa-Cruz também são citadas como influências na criação da Maçonaria.

Porém, o conceito mais difundido sobre as origens da maçonaria é que ela foi formada em 1717 na Inglaterra a partir de ideias da seita Iluminatti. Em Londres, um incêndio de proporções épicas que destruiu a cidade foi palco para o inicio da maçonaria, onde seus membros se juntaram para reerguer a cidade das cinzas.

Símbolos Maçons

O nome maçonaria é originário da França e significa “construção” ou “pedreira”. Desse modo, toda a loja maçônica faz referência ao maçom como sendo o “construtor” ou “pedreiro”.

A grande maioria dos símbolos é relacionada com construção. Para um maçom, assim como cada bloco levanta uma parede, o ser humano sobe de nível e ganha conhecimento e experiência. Confira alguns símbolos maçônicos:

  • Compasso e o esquadro: representam precisão e retidão. Quando sobrepostos, podem representar a Estrela de Davi e significam criação e a perfeição. A letra G é uma referência à Geometria, além de representar o Grande Arquiteto do Universo.
  • Olho da Providência ou Olho que tudo vê: famoso por aparecer na nota de um dólar, o olho que tudo vê nas lojas maçônicas representa um lembrete aos maçons de que eles estão sempre sendo observados pelo Grande Arquiteto do Universo. Geralmente, o olho que tudo vê é acompanhado de um triângulo ou por três pontos.
  • Colunas B e J: As colunas nos templos maçônicos com as letras B e J significam respectivamente: Boaz, em referência à primeira coluna do Templo de Salomão e Jakin que quer dizer estabilidade em hebraico.
  • Chão quadriculado: o chão das lojas maçônicas é composto por pisos quadriculados preto e branco que simbolizam diversidade e oposição entre luz e trevas.

Existem outras curiosidades e especulações entre os membros, porém a sociedade não é aberta e esses rituais são pouco conhecidos por pessoas que não são membros da Ordem.

____________

O que achou da postagem? Se gostou não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. E também deixe seu comentário com sua opinião e sugestão.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *