<

Atividades de Ciências 3 ano


Esta dando aula de ciências para 3 (terceiro) ano e busca por atividades educativas prontas para imprimir? Você esta no lugar certo! Nós do Educação e Transformação, selecionamos diversas sugestões, confira:

Atividades de ciências para o 3 ano prontas para imprimir e aplicar em sala de aula ou como tarefa para casa.

Atividades de Ciências 3 ano

Confira nossa seleção de atividades 3 ano do ciências:

Vegetação

Vamos fazer um cartaz sobre as diferentes árvores do nosso planeta?

Vegetação
  • Primeiro recorte figuras de revistas mostrando as árvores e o ambiente que as cercam nos diferentes tipos de paisagem que existem no planeta.
  • Depois, identifique cada paisagem. Anote o local onde ela fica, o nome da vegetação etc.
  • Com as figuras recortadas, cole-as em uma cartolina, formando em belo cartaz.
  • Depois, escreva as informações a respeito de cada paisagem.

Não se esqueça de escrever o seu nome, a sua série e a data atrás do cartaz!

Kit de Alfabetização Só Escola

Elementos da natureza

Atividades de Ciências 3 ano para imprimir - Elementos da natureza

Os Estados físicos da água

Projeto Dia da Água para Ensino Fundamental
Projeto Dia da Água para Ensino Fundamental

O principal objetivo desta atividade (Estados físicos da água) é observar o ciclo da água e identificar as passagens dos estados físicos.

Para esta atividades vamos precisar dos seguintes materiais:

  • Para as experiências: cubos de gelo, dois copos plásticos duros, água, toalhas de papel, sacos de papel, sacos plásticos, refrigerador, uma bandeja de gelo e prato.
  • Materiais para um terrário (aquário, tampa de vidro, terra, pedrinhas, plantas, água, recipiente de plástico), revistas usadas, cola, tesoura, envelopes.
  • Figuras de lugares da natureza onde existe água.
  • Fotografias de locais com água parada e poluída.
  • Cartolinas e canetas (produção de cartazes).

Procedimento:

Atividades de Ciências 3 ano - Os Estados físicos da água

A natureza

Atividades de Ciências 3 ano - Natureza

Para esta atividade educativa de ciências vamos precisar de: 1 copo plástico, 1 pires, Terra suficiente para encher o copo, 30 grãos de alpiste, Pincel fino e Tinta guache

O principal objetivo da atividade (a natureza) é:

  • Obter consciência da importância dos componentes da natureza que os seres humanos usam como recursos e da dependência da humanidade em relação a eles.
  • Propor a elaboração de cartazes que mostrem essa dependência (solo para plantar, água para beber, seres vivos como alimentos, ventos para mover moinhos, luz e calor do Sol para uso em coletores de energia etc.).

Passo a passo da atividade

  • Divida a turma em grupos.
  • Solicite aos alunos que tragam de casa revistas que possam ser recortadas, tesoura sem ponta, cola e cartolina (uma por grupo).
  • Antes de iniciar o trabalho, retome com a turma quais são os recursos naturais – água, ar, solo, seres vivos e luz e calor do Sol.
  • Converse sobre as diferentes formas que esses recursos são utilizados pelas pessoas.
  • Procure, nas revistas, imagens que exemplifiquem essas situações.
  • Monte um cartaz com as imagens.
  • Coloque o título IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS NATURAIS e crie uma legenda explicativa para cada imagem escolhida.

Segunda atividade – Recursos renováveis Objetivos

  • Montagem de boneco com cabelo de alpiste
  • Trabalhar a capacidade de reprodução dos vegetais, que como os demais seres vivos são considerados recursos naturais renováveis

Procedimento

  • Peça a um adulto para fazer 3 pequenos orifícios no fundo do copo.
  • Com pincel e tinta guache pinte, no copo, o rosto do seu boneco e espere secar.
  • Coloque a terra no copo até chegar a 1 cm da borda.
  • Distribua os 30 grãos de alpiste uniformemente sobre a terra e cubra com a terra restante.
  • Coloque o copo sobre o pires e molhe a terra com cuidado.
  • Mantenha seu boneco em local arejado e molhe a terra diariamente (sem encharcar).
  • Assim que o alpiste germinar, é importante que o boneco fique em local que receba luz em parte do dia.
  • Depois que as plantinhas começarem a crescer, peça aos alunos que tragam seus bonecos para a sala e monte uma exposição.

A energia solar e as plantas

O objetivo desta atividades sobre energia solar e a importância dela para as plantar é identificar a luz solar como fonte básica de energia para a vida na Terra, concluindo que toda vida no planeta depende direta ou indiretamente da luz do Sol.

Atividades de Ciências 3 ano - A energia solar e as plantas

Para que possa ser feita esta atividade vamos precisar dos seguintes materiais:

  • Dois copos de plástico descartáveis ou duas latinhas
  • Terra
  • Grãos de feijão
  • Água
  • Caixa escura fechada

Passo a passo da atividade:

  • Pedir aos alunos que plantem alguns grãos de feijão em dois copos plásticos;
  • Após o plantio, os alunos deverão colocar um dos copos dentro da caixa, fazendo alguns pequenos furos para entrada de ar, porém, deixá-la onde não penetra a luz solar. O outro copo deverá ficar exposto à luz solar
  • Orientar os alunos para que reguem as suas plantas todos os dias e observem o crescimento de ambas.

Discussão sobre o assunto em sala:

Após alguns dias, pedir para que os alunos comentem o que aconteceu com o copinho que estava no escuro e o que estava exposto à luz solar. Discutir então sobre a necessidade da energia solar para o crescimento das plantas, concluindo que o Sol é nossa principal fonte de energia. Mostrar o quanto é indispensável para a vida na Terra.


A água e outras misturas

Projeto Dia da Água para Educação Infantil
Projeto Dia da Água para Educação Infantil

Esta atividade de ciências para alunos do 3 ano tem como principal objetivo Reconhecer o problema da contaminação da água, os prejuízos causados à vida pela poluição da água.

Objetivos específicos da atividade

  • Conscientizar a valorização desse recurso, por meio de dicas sobre economia da água e a problemática do desperdício.
  • Identificar a importância da água para os seres vivos.
  • Reconhecer a água como solvente universal.
  • Comparar os sólidos em diversas misturas, que permanecem depois da evaporação da água;

Para esta atividade de ciência 3 ano vamos precisar dos seguintes materiais:

  • Para primeira experiência: copos plásticos, colheres de plástico, substâncias sólidas escolhidas pelos alunos (gelatina, tinta em pó, gesso, chá, café instantâneo, areia, terra etc).
  • Para a segunda experiência: copos plásticos, sal, água, lupas.
  • Para a terceira experiência: sacos plásticos, alface, copos de papel.

Passo a passo da atividade

Para a primeira experiencia:

  • Pergunte antes de realizá-la, que aspecto têm as substâncias sólidas (gelatina, tinta em pó, gesso, chá, café instantâneo, areia, terra etc.)?
  • Coloque água nos copos plásticos. Em cada copo, dissolva um tipo de substância.
  • O que aconteceu quando o sólido se juntou à água?
  • Com que aspecto ficou a água? Continuou sendo clara?
  • O que acontecerá às substâncias se deixarmos as soluções em repouso durante alguns dias?
  • Deixe-as num lugar adequado e cole etiqueta em cada copo identificando as substâncias que contém em cada um. Os alunos poderão fazer desenhos para descrever as previsões sobre o que acontecerá a cada mistura e preparar uma tabela mostrando o tempo que levou cada mistura para evaporar-se.

Para a segunda experiencia:

  • Observe o sal com a lupa. Compare com os sólidos em diversas misturas, que permaneceram depois da evaporação, na experiência anterior.
  • Pergunte aos alunos o que eles acham que acontece quando misturamos o sal com a água? Por quê?
  • Dissolva o sal na água e guarde a solução num lugar quente.
  • Após a evaporação da água, observe com a lupa os cristais que ficaram no fundo do copo.
  • Deixe-os concluir que a evaporação da água deixa o solo rachado.
  • Ilustre os aspectos das diversas substâncias antes de se dissolverem na água, enquanto estão dissolvidas e depois da evaporação da água.

Para a terceira experiencia:

  • Pergunte antes aos alunos para que é usada a água?
  • O que acontece quando uma planta fica sem água?
  • Como os animais usam a água?
  • Depois de discutidas as questões, prepare a experiência:
  • Divida um pé de alface em duas partes. Ponha algumas folhas num saco plástico, feche-o hermeticamente e coloque-o num lugar frio e escuro. Pegue as outras folhas e coloque-as na janela, sob o sol. Depois de algumas horas, compare-as.

Avaliação Bimestral para o 3 ano – Para imprimir

Atividades de Ciências 3 ano para imprimir

Confira uma seleção variada de atividades de ciências para o 3 ano, prontas para imprimir:

Atividades de Ciências 3 ano para imprimir - Folha 01

Atividades De Ciências 3 ano Em PDF

Para facilitar para vocês resolvemos disponibilizar também algumas atividades de ciências para o 3 ano em PDF.

Para ter acesso ao material confira os links a seguir e faça o download: