<

Biodiversidade


A biodiversidade, denominada também de diversidade biológica é um conjunto de variedades de seres vivos existentes na biosfera, ou seja, seres vivos em uma riqueza enorme de espécies é uns dos conceitos mais importantes da ecologia e infelizmente é  muito ameaçada em sua existência, vamos conferir os motivos?

Biodiversidade, características

A biodiversidade pode ser dividida em 3 dimensões: Genética, orgânica, ecológica.

Genética: A dimensão Genética se associa com a variabilidade genética que existe em cada espécie, temos como exemplo animais da mesma classe, cada um possui particularidades no seu âmbito genético, essa particularidade cria características especificas e únicas de cada individuo, ou seja, é analisado um determinado tipo de população de animas separadamente, possibilitando a adaptação da vida nos mais diversos lugares.

Orgânica: Essa categoria é ligada com o numero de espécies que existem em um local, chamado de diversidade orgânica, é um processo de contagem do numero de seres vivos existentes como (plantas, animais, micro-organismos), ou seja, diversidade de espécies.

Ecológica: Dentro de cada ecossistema há particularidades e cada ser vivo presente interage de forma única, dependendo do habitat em que está situado e das características do local, o ser vivo no ambiente pode ter o seu comportamento de maneiras e formas diferentes em comparação com outras espécies que vivem em outros habitats.

Kit de Alfabetização Só Escola

As dimensões são de grande importância para a sobrevivência das espécies, e não só das espécies, mas também de nos, seres humanos

HOTSPOT

Em nosso planeta existe determinados locais que há maior incidência de aparecer espécies denominadas de especiais ou chamadas de endêmicas, o hotpost (ponto critico) são locais com maior demanda de atenção no quesito de conservação e proteção, ou seja, manter as espécies protegidas, se essa atenção maior não for realizada, as espécies aos poucos irão desaparecer, ocasionando uma grande perda da biodiversidade mundial.

As endêmicas podem ser encontradas em determinada regiões geográficas, temo como exemplo:

  • Canguru, que geralmente são encontrados na Austrália,
  • Na Rússia, 80% das espécies pertencentes ao Lago Baikal são apenas encontradas nesse local,
  • 8 mil espécies da mata atlântica são de espécies endêmicas,

No cenário mundo, podem existir entre 10 a 50 milhões de espécies, mas apenas 1,5 têm nome especifico 25% por cento estão ameaçados de extinção, segundo as Nações Unidas.

As regiões tropicais possuem um grande numero de biodiversidades, como a Amazônia, recife de corais, mangues, 20% das espécies do mundo inteiro estão no Brasil, considerada uma megadiversidade, desses 20%, 50 mil são espécies de plantas diferentes catolocadas no Brasil, por esse fato a grande importância da preservação da Amazônia, muitas dessas plantas são endêmicas.

Biodiversidade Amazônica

Como é bom falar da grande diversidade de espécies na biodiversidade amazônica, que infelizmente anda sendo tão ameaçada nos dias atuais.

Vamos analisar a quantidade e os tipos de espécies já catalogadas na Amazônia?

  • 4.221 espécies de animais, como macacos, onça pintada, mico-leão-dourado, uns dos cenários de muitas espécies ainda desconhecidas como: macaco-aranha, guaribas, os barrigudos
  • Muitos répteis estão presentes, peixes, anfíbios, mamíferos terrestres
  • 85% dos peixes são encontrados na America do sul
  • 1. 300 espécies de aves
  • 1.400 espécies de peixes
  • 300 espécies de mamíferos
  • Entre todos esses animais, tem aquelas extremamente perigosas, como os mosquitos (muriçocas, pernilongos, borrachudos) cobras venenosas (Jararaca, surucucu, coral, cobra papagaio) aranhas (espécie armadeira e marrom), entre outros, como escorpião, arraias, e animais selvagens (onça, jaguatiricas, gatos do mato)
Biodiversidade Amazônica (Animal)

Não podemos esquecer-nos das endêmicas, como mencionado anteriormente, na floresta amazônica há grandes quantidades dessas espécies especiais:

  • Pavãozinho do Pará, Suçuarana, Macaco-Aranha-de-cara-branca, Surucucu, Jacaretinga, Gavião Real, Jararaca Cinza, ufa, são muitas não é? E ainda existem algumas outras

Infelizmente hoje pelo grande desmatamento e queimadas, há diversos animais ameaçados de extinção na Amazônia são eles: Peixe Boi da Amazônia, Doninha Amazônica, Macaco Prego, Mico Leão, Arara Vermelha, Lobo Guará, Tucano de Bico Preto, entre outros.

Veja também: Região Norte

Além da Amazônia, grande parte da biodiversidade também está presente na mata atlântica e no cerrado. Ambas possuem grandes diversidades de espécies, sendo que na mata atlântica, floresta tropical, existem mais de 8% do total de espécies no mundo localizado nessa região, é uns dos ecossistemas mais afetados e ameaçados do mundo.

  O cerrado (savana) apresenta uma riqueza enorme de biodiversidade:

  • 6 mil espécies de arvores, 800 espécies de aves, e há muitas espécies endêmicas,  ou seja, espécies que existem apenas nessa região
  • É um cenário que contem 5% da fauna mundial

Grande riqueza no nosso Brasil não é? Mas infelizmente ela está muito ameaçada, vamos conhecer alguns fatores?

BIODIVERSIDADE AMEAÇADA

A Poluição é uns dos maiores ataques a biodiversidade a estimativa é que por ano são liberados milhões de tóxicos na atmosfera e nos meios aquáticos, afetando todo planeta em geral como a população, seres vivos, florestas, destruindo os meios naturais.

Destruição do Habitat: O Desmatamento e queimadas são os principais motivos para que vários animais se sintam obrigados a sair do seu habitar e se locomover para outro local, muitos não possuem essa capacidade de locomoção e acabam morrendo em seu próprio habitat, essas conseqüências acontecem pela expansão de áreas rurais, e principalmente urbanas, como as cidades, prédios, centros comercias,visando o lucro principalmente.

Exploração de espécies: Com as retiradas de produtos naturais da natureza, através de frutos das arvores e outros meios de consumo, trás o uso demasiamente excessivo dos recursos naturais principalmente para a produção de papeis, é uma ameaça incessante

Seleção Artificial: Desmatamento/ eliminação de espécies para plantar um único tipo de planta, exemplo a soja, essa plantação acaba eliminando todo habitat natural dos seres vivos, a expansão agropecuária se torna um grande problema.

Introdução de espécies exóticas: São espécies que vivem em outro local e são colocadas em um ambiente totalmente diferente que são acostumadas, isso as tornas como invasoras devido a sua grande reprodução, as mesmas podem ocupar áreas grandes e eliminar espécies nativas gerando a competição pelo habitat, pelo ambiente.

O exemplo de espécie exótica são as gramíneas africanas, sua principal concentração é no cerrado brasileiro, a principal responsável pela extinção das espécies nativas no cerrado, isso tudo é ocasionado pelo homem, ou seja, tem a grande capacidade de destruir habitats naturais, mas não coloca a mão na massa para reconstruir o habit q ele mesmo destruiu.

Um dado preocupante e alarmante, 17 milhões de hectares da floresta tropical são desmatados, com isso acontecendo, espécies que vivem nesses locais podem ser extintas e um período de tempo curto, especificamente em 30 anos

Para tudo isso ser conservado e discutido, existe a convenção da diversidade biológica, o objetivo é a proteção da conservação dos recursos naturais (florestas, rios, lagos, zonas costeiras) 160 países assinaram o acordo, mas infelizmente, como tudo que é lei, ficam apenas no papel, muitos países não assumiram a responsabilidade de criar um projeto políticos para novos projetos no âmbito e muito menos assegurar o que já foi proposto na convenção

A criação da convenção teve o apoio do Brasil, em 1962, sediou uma conferencia das nações unidas, rio-92, foi nessa conferencia que surgiu o principal significado da biodiversidade:

“A variabilidade de organismos vivos de todas as origens; compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas”.

Proposta de Atividades em Sala de Aula

Diante de um tema tão diversificado e cheio de biodiversidades para serem exploradas é de suma importância as crianças compreenderem toda essa riqueza natural que temos no nosso Brasil e principalmente entender que não precisamos ir até longe pra encontrá-la.

A atividade propõe que os alunos com a orientação do professor, construam uma maquete representando os tipos de biodiversidade que são encontradas em nosso Brasil. A atividade por ser de modo coletivo, ou grupal.

Exemplo de uma maquete:

Biodiversidade - Maquete

Objetivo da Atividade sobre Biodiversidade: O objetivo principal da atividade é conhecer, socializar e valorizar a grande riqueza de biodiversidade que temos em nosso planeta, principalmente no Brasil, mostrando a grande relação que nos, seres humanos, temos com o meio ambiente, essa atividade além de aprimorar o conhecimento dos alunos dos tipos de biomas brasileiros, propícia a conscientização ampla da conservação e o cuidado com as riquezas naturais que temos espalhados por todo canto, tudo isso através da construção da maquete.

Outros artigos:

Região Norte do Brasil

Região Sul

Sucessão Ecológica