Região Sul

A Região Sul do Brasil é formada por três unidades de federação: Paraná – Curitiba (PR), Santa Catarina – Florianópolis (SC) e Rio Grande do Sul – Porto Alegre (RS).


Segundo o IBGE, a região Sul do Brasil é a menor, em termos de extensão territorial, a terceira mais populosa e a segunda maior economia do país. Os estados pertencentes a está região são:

EstadoCapital
Paraná (PR)Curitiba
Santa Catarina (SC)Florianópolis
Rio Grande do Sul (RS)Porto Alegre

As principais características físicas são:

Vegetação

A interação entre relevo, clima e solo da região sul resultou no surgimento da formação vegetal da araucária, vegetação litorânea, floresta tropical e campos.

Segundo Soares e Mota, em seu artigo “Araucária- O pinheiro brasileiro”, a Araucária é uma formação vegetal composta pela espécie Araucária angustifolia (conhecida como pinheiro), é perenifólia, ou seja, as folhas não caem ao longo do ano, possuem altura entre 10 e 35 metros, porém já foi encontrado árvores com até 50 metros de altura, possuem copas altas e as árvores mais velhas possuem forma de taça, enquanto as mais jovens são mais parecidas com um cone, os frutos da araucária são conhecidas como pinha e as sementes são conhecidas como pinhão, por fim, estes autores afirmam que a vegetação araucária surgiu no Brasil após a última glaciação, instalando-se em áreas elevadas e com temperaturas mais baixas.

  É de extrema importância estudarmos sobre a degradação que esta vegetação sofreu, e ainda está sofrendo, pois os dados mais recentes apontam que restam apenas 2% da sua vegetação original. As principais causas do desmatamento são:

  • Utilização da madeira na construção civil;
  • É matéria-prima da produção do papel;
  • Os imigrantes que se instalaram na região Sul se utilizavam da madeira da vegetação araucária para construir suas casas.

A araucária é um símbolo da região Sul, está presente até mesmo no brasão de bandeiras, faz parte da paisagem local e é de grande importância para a cultura local.

A floresta tropical é constituída por árvores de médio e grande porte, segundo o Ministério do Meio Ambiente, no artigo “Mata Atlântica: Manual de adequação ambiental”, a vegetação se estende pela costa litorânea do Nordeste até a região Sul, devido a quantidade elevada de pluviosidade, sendo a chuva bem distribuída ao longo do ano e a elevada temperatura, consiste em uma vegetação densa, que se instala na região Sul, na Serra do Mar e nos vales do rio Paraná e Uruguai. Infelizmente, a região Sul também foi palco de desmatamento da floresta tropical, que no Brasil consiste na Mata Atlântica, nos vales dos rios Paraná e Uruguai foi derrubada para dar espaço ao cultivo da soja e café.

No que se refere a Vegetação litorânea, Campos e Filho descrevem no seu artigo, “Série Ecossistemas Paranaenses”, que consiste na restinga, uma vegetação que se adapta ao solo com teor salino elevado, arenoso e com baixo nível de fertilidade, características típicas de locais próximos ao mar, a vegetação pode ser rasteira ou arbustiva (de baixo, médio ou grande porte). A vegetação litorânea também é composta por mangues, que ocorrem em áreas de encontro da água salgada do mar com a água doce dos rios.

Por fim, a região Sul detém os campos, que são gramíneas, que aparecem de duas formas, em campos limpos (pradarias) que ocupam terrenos ondulados, denominados coxilhas, e sob a forma de campos de planalto (também conhecido como campo sujo), que são gramíneas entremeadas de arbustos. Esta vegetação surge em pequenas áreas de Santa Catarina e Paraná e em proporções maiores no Rio Grande do Sul.

Veja também:

Clima

Para melhor entender os climas presentes na região Sul do brasil devemos ter em mente que a maior parte desta região está em latitudes superiores ao Trópico de Capricórnio, ou seja, está inserida na Zona temperada do planeta. Por ser a região do Brasil mais afastada da Equador (0°), apresenta as temperaturas mais baixas.

De acordo com a classificação de José Bueno Conti, a região Sul contém dois climas, o subtropical e o tropical de altitude.

O clima tropical de altitude, apresenta temperaturas baixas (pois quanto maior a altitude menor será a temperatura), com inverso seco e verão chuvoso. Predomina na porção norte do Paraná.

As características do clima tropical, consiste em chuvas melhor distribuídas (se comparadas ao restante do Brasil), com temperatura baixa no inverno, podendo causar geadas e precipitação de neve nas cidades com maiores altitude, como São Joaquim (SC). Este clima atinge uma parte do Paraná e todo o estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Relevo

Antes de descrevermos os relevos existentes nesta região, precisamos saber que a dinâmica tectônica ocorrida há milhares de anos e a ação erosiva (através da chuva, rios evento) originou em uma grande variedade de relevos. As unidades de relevo são:

  • Planalto: Na porção leste do Paraná e Santa Catarina, ocorre o Planalto e Serra do Atlântico Leste- Sudeste, que compõem a Serra do Mar, denominada Serra Graciosa (onde tem o maior pico da região sul, o Pico do Paraná) no Paraná. Os Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná ocupam metade do território da região Sul, as rochas magmáticas que compões esse planalto, principalmente o basalto, ao serem erodidas, dão origem a terra rocha (solos férteis). Por fim, no Rio Grande do Sul, existe o planalto Sul-Rio-Grandense, que são arredondados e possuem baixas altitudes, devido ao processo erosivo.
  • Depressão: Relevo mais baixo que sua circunvizinhança, devido ao intenso processo erosivo, na Depressão Periférica Sul- Rio-Grandense, em sua porção oeste, é ocupada pela vegetação campos, onde se iniciou a pecuária. Na porção leste desta depressão a altitude máxima é de 200 metros e por onde passa os rios Jacuí e Ibicuí. Na região Sul também há a Depressão Periférica da Borda Leste da Bacia do Paraná. -Planície: A única planície da região Sul é denominada Planície da Laguna dos Patos e da Lagoa Mirim, ocorre no litoral do estado do Rio Grande do Sul, é uma área plana que recebe sedimentos marinhos.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.