<

Encéfalo


O Encéfalo é constituído por vários neurônios e está presente em todos os animais vertebrados, é um dos maiores órgãos do corpo humano localizado no sistema nervoso central, seu peso chega aproximadamente a 1,3 kg e tem como função principal de controlar todo organismo do nosso corpo. Vamos conhecer esse fantástico órgão do corpo humano?

DIVISÃO DO ENCÉFALO

Como vimos, o encéfalo é um órgão de grande importância para nosso corpo e está presente na caixa craniana, ele pode ser dividido em 3 partes principais: Cérebro, tronco encefálico, e o cerebelo , ambos tem uma função bastante importante no encéfalo e precisam trabalhar juntos para garantir o melhor funcionamento em nosso organismo.  Vamos conhecer cada um deles?

Antes segue a localização de cada um para melhor compreendimento:

Cérebro: O cérebro em si é dividido em duas partes, o telencefalo, que é a maior parte do cérebro, em sua estrutura podemos reparar formatos de minhocas que são chamados de giros e sulcos cerebrais.  E temos o Diencéfalo, que é uma parte menor, mais centralizada, chega a pesar 4 g e é composta pelo tálamo e o hipotálamo.

O telencéfalo em sua parte mais superficial é composto por uma camada fina de substancias, essa substancia é de cor cinzenta, na mesma há estruturas e concentrações de corpos de neurônios, essa região é denominada de Córtex cerebral, abaixo encontramos uma área preenchida por uma substancia branca, essa substancia é composta por axônios de neurônios, o axônio de neurônios tem como responsabilidade de conduzir impulsos elétricos. O telencéfalo é dividido em duas estruturas chamadas de hemisférios, são dois no total, hemisfério direito e o hemisfério esquerdo, ambos são separados por uma fissura, que é chamado de fissura longitudinal.  Como podemos observar nessa imagem ilustrativa:

Pelo fato da separação muitos acham que são funções independentes, mas estão enganados, eles permanecem conectados por uma espécie de feixe de fibras chamado de corpo caloso, mas há uma importante diferença entre ambos, algumas pesquisas revelam que o lado que controla a fala é o hemisfério esquerdo, o hemisfério direito controla a capacidade do individuo de se orientar em determinados locais, como objeto, pessoas, o próprio corpo, enfim.  Cada hemisfério cerebral se divide em 4 partes: Lobo frontal, parietal, temporal, occipital além disso, formam uma região chamado de sistema limbico, essa região é responsável  pelas nossas emoções variadas.

 Tronco encefálico: O tronco encefálico é encontrado na parte debaixo do cérebro, é parecido com um tronco de uma arvore, tem como interferência o controle da respiração e transmite impulsos ao cerebelo, o mesmo é dividido em três partes:

Uma parte mais superior, chamada de mesencéfalo, responsável pelas funções principais do nosso corpo, como visão, audição, movimentação dos olhos e corpo, já na parte intermediaria, chamada de ponte, que é responsável pela transmissão de informações para medula e uma parte inferior chamada de bubo, o mesmo se prolonga pra dentro da coluna vertebral, formando a medula espinal ou espinhal, é por ele que passa todos os estímulos que caminham para o cérebro.

Cerebelo: Se localiza atrás do tronco encefálico o mesmo significa pequeno cérebro, tem como função a coordenação muscular e manutenção do equilíbrio, o mesmo capta impulsos sensitivos como os tendões e músculos.

PROTEÇÃO DO ENCÉFALO

Todas essas estruturas são de extrema importância e precisam estar bem protegidas, a proteção da mesma é responsabilidade das membranas de tecido conjuntivo, denominada de meninges e o liquido que circula entre essas membranas, chamada de liquor e da própria estrutura óssea, o crânio.

As meninges que revestem o encéfalo e a medula espinhal são dividas em 3: Uma é mais delgada e interna, podemos chamá-la de pia-máter, outra membrana intermediaria chamada de aracnóide, e por ultimo está localizada na  membrana externa, apresenta características em sua estrutura espessa, grossa, chamada de dura-máter

O liquor, ou liquido cerebrospinal é um liquido que circula em volta do encéfalo e na medula espinhal e nos ventrículos, são cavidades encontradas no encéfalo, o liquido protege o sistema nervoso central absorvendo choques e ajuda na nutrição e remoção de resíduos do sistema nervoso central.

Fantástica toda estrutura presente no encéfalo não é?  Além de serem estruturas de grande importância, apresentam funções importantes para o funcionamento do nosso corpo no dia a dia.

Outros artigos:


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.