Happy hour e sua trajetória


A tradução literal para Happy hour é Hora Feliz. E não é para menos: a hora feliz é um dos momentos mais esperados pelos funcionários de empresas diversas, pois representa a confraternização de colegas de trabalho após a execução de alguma tarefa ou ao fim de um expediente.

No Brasil a comemoração é muito comum e vários países já se adaptaram com o costume. A cerveja é a bebida mais consumida entre as confraternizações de happy hour e geralmente os encontros acontecem em bares ou restaurantes que oferecem petiscos e ambientes com musica ao vivo.

Geralmente, os estabelecimentos já cientes desses famosos encontros de happy hour, colocam em seus cardápios descontos promocionais para esses horários, que acontecem em picos das 18 até às 20 da noite e o dia oficial para as confraternizações é a quinta-feira.

Veja também: Feedback.

Happy hour segundo o dicionário online de Português

Estranhou o fato de que happy hour está em um dicionário de português? Isso se dá porque a grande maioria das pessoas conhece a palavra e usam no dia da dia.

Definição: Período após o expediente de trabalho, em que as pessoas se reúnem em locais informais para beber, comer e descontrair.

Etimologia (origem de happy hour). Do ingl.

Classe gramatical: locução substantiva masculino

Exemplos com a palavra happy hour

A General Prime Burger –com duas unidades na cidade de São Paulo– promove uma degustação de cervejas Bohemia e salsichas variadas todos os dias na happy hour.

Folha de S.Paulo, 06/07/2009.

Ainda na happy hour da casa, quem pedir chope ou caipirinha –que pode ser preparada com saquê, vodca, rum e cachaça– ganha a segunda bebida de graça.

Folha de S.Paulo, 06/07/2009.

Além de ser uma opção para a happy hour, a casa tem fliperamas e uma programação de shows e DJs.

Folha de S.Paulo, 07/07/2009.

Onde surgiu a happy hour?

A confraternização se originou nos Estados Unidos e espalhou-se rapidamente como estratégia de marketing certeira para a gastronomia. Apesar de significar hora feliz, a happy hour dura muitas vezes bem mais de uma hora e em alguns casos se estendem até a madrugada.

Uma curiosidade sobre a happy hour é que em alguns países ela foi até mesmo banida por ser considerada prejudicial à saúde física e mental do funcionário. A alegação principal da proibição da happy hour é que muitas vezes os funcionários acabam dirigindo alcoolizados e isso pode resultar em acidentes graves.

Fora que depois de uma noite de bebedeira, dificilmente o profissional vai ter um rendimento eficiente na manhã seguinte, o que é prejudicial para o empregador.

Embora em países, cidades e estados (Irlanda, Glasgow, Utah) foram instituídas leis que proíbem a organização da Happy Hour, em Junho de 2012 a confraternização foi legalizada no estado do Kansas dos Estados Unidos, depois de um banimento de 26 anos.

Fontes confirmam que a expressão happy hour surgiu na década de 20, através de entretenimento de tripulantes da Marinha dos Estados Unidos da América. Happy hour indicava a hora em que eram organizadas lutas de boxe para aliviar o stress dos tripulantes, combater a monotonia e melhorar a moral dos marinheiros. A expressão passou a rodar o mundo a partir 1959.

Happy hour e a Lei Seca

Happy hour e a Lei Seca
Happy hour e a Lei Seca

Houve um tempo nos Estados Unidos da América, o berço da hora feliz, que as bebidas alcoólicas foram consideradas ilegais. Qualquer pessoa que fosse pega comercializando ou comprando bebidas de forte teor alcoólico era presa sem aviso prévio.

As principais bebidas incluídas na proibição da Lei Seca eram:

  • Conhaque;
  • Rum;
  • Vinho;
  • Uísque.

Mas o que a Lei Seca tem a ver com a hora feliz? Muitas pessoas, principalmente da alta sociedade, reuniam-se em pubs clandestinos após o expediente para tomar bebidas alcoólicas com os amigos escondido.

De certa forma essa era a hora feliz das pessoas da década de 30 e com isso a happy hour acabou sendo impulsionada com a Lei Seca. O objetivo do governo, na época era reduzir a criminalidade que atingia níveis alarmantes naquele período.

Muitos culpavam a bebida alcoólica pela violência na região, porém mesmo o álcool sendo proibido, o mercado ilegal da bebida cresceu, gerando populações de gangsteres que faziam todo o serviço sujo enquanto o governo fazia vista grossa ao comercio ilegal de bebidas.

Al Capone foi um dos nomes mais conhecidos dessa época. Como traficante de bebidas e armas, Al Capone teve sua fama arquitetada através do comercio ilegal de bebidas alcoólicas e cometeu crimes diversos como sonegação de impostos e assassinatos.

De certa forma, no final da Lei Seca, a happy hour era costumeira entre as classes altas e passou a ser difundida através das classes mais baixas e até foi descrito por um jornal na década de 60 como sendo o hábito de ingerir bebidas alcoólicas antes do jantar.

Happy-hour e sua evolução

Hoje em dia a happy hour é o horário coringa para todas as classes de profissionais. Aproveitar um dia da semana para estar com colegas de trabalho fora do ambiente secular é uma das melhores oportunidades para estreitar laços e conhecer melhor quem passa praticamente o dia inteiro junto.

Existem muitos motivos que podem levar os colaboradores de uma empresa a saírem para comemorar uma happy hour. Entre eles:

  • Promoção de um colega
  • Esquecer um dia exaustivo
  • Despedida de colega de trabalho
  • Nascimento de um filho de colaborador
  • Fechamento de negócios
  • Cobertura de metas
  • E muitos outros motivos

Na grande maioria das vezes, os amigos só saem para a happy hour porque querem se encontrar ao final de uma jornada exaustiva de trabalho. Não precisa ter um motivo especifico para uma happy hour.

Muitos barzinhos oferecem o ambiente ideal para as happy hours. O cenário é praticamente o mesmo na maioria dos restaurantes que oferecem opções de happy hour. Mesinhas estrategicamente posicionadas, som ao vivo não muito alto, bebidas com descontos exclusivos para o horário pós-expediente, luz ambiente para não cansar a vista e todo o conforto para que a roda de amigos não tenha do que reclamar.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.