Teoria do Big Bang

Big Bang ou Grande Expansão é a teoria cosmológica dominante sobre o desenvolvimento inicial do universo. Os cosmólogos usam o termo "Big Bang" para se referir à ideia de que o universo estava originalmente muito quente e denso em algum tempo finito no passado.


Quando falamos em origem do nosso universo, a teoria do Big Bang está entre uma das mais aceitas.

Desde que o mundo é mundo, o homem busca insistentemente saber como o universo foi criado logo após descobrir que não somos o único planeta existente na galáxia.

Em 1930 o astrônomo Edwin Hubble concluiu através de pesquisas que as galáxias têm se afastado uma das outras e diz que em um passado distante, de 10 á 15 bilhões de anos atrás, as galáxias ficam em um mesmo lugar.

E neste lugar onde todas ficavam concentradas o calor era tão extremo que foi expandido através do big bang. Apesar de pensarmos que ele veio de uma explosão, este estudo sugere que foi por uma expansão.

Que de um estado minúsculo se ampliou para o que conhecemos hoje. O estudo do big bang não tem como objetivo saber o que houve antes dele e o que existe fora do universo, mas sim, como ele foi transformado.

O cosmólogo Georges Henri Lemaître foi quem apresentou pela primeira vez um modelo de big bang no ano de 1927. Ele acreditava que toda matéria estivesse concentrada em um único ponto, que foi chamado de átomo primordial.

Segundo ele, este átomo se dividiu em vários pedaços que iam se fragmentando mais e mais até chegarem aos conhecidos átomos.

Este pensamento demonstra a possibilidade de ter acontecido uma fissão nuclear, quando um átomo pesado é fragmentado em núcleos estáveis e mais leves.

Esta tese foi vista como incorreta violando as leis da matéria, mas mesmo assim serviu de inspiração para diversas teorias sobre a origem do nosso universo.

Veja também:

Georges Lemaître

Georges-Henri Édouard Lemaître, foi um padre católico, astrônomo, cosmólogo e físico belga.

Georges Lemaître

Lemaître propôs o que ficou conhecido como teoria da origem do universo do Big Bang, que ele chamava de “hipótese do átomo primordial”, ou também conhecido como “ovo cósmico”, que posteriormente foi desenvolvida por George Gamow.

O asteroide 1565 Lemaître foi assim chamado em sua homenagem.

___

A origem do nosso universo – A teoria do Big Bang

De onde surgiu o nosso universo? Conheça a teoria mais aceita entre os cientistas para explicar a origem do Cosmos, o Big Bang!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.