<

Modelo atômico de Thomson

O físico Joseph John Thomson criou o primeiro modelo de estrutura atômica.


O Modelo atômico de Thomson é a teoria sobre a estrutura atômica proposta por Joseph John Thomson.

O começo

Os estudos de Thomson demonstravam que o átomo era formado por elétrons que eram presos a uma esfera contendo carga elétrica com polaridade positiva.

Enquanto estudava a existência de partículas subatômicas notou que existiam partículas com carga negativas menores do que o átomo.

Esta pesquisa indicava que os elétrons ficavam em uma parte do átomo que apresentava carga positiva. O átomo teria a forma de ameixas em um pudim.

Devido à isso, no ano de 1898, o estudo foi chamado de “modelo pudim de ameixa” ou “pudim com passas”.

Veja os Modelos Atômicos.

Conclusão

Thomson acreditava que o átomo tinha carga nula. Porque o átomo era formado e cargas positivas e negativas que se anulam por suas cargas serem iguais.

As pesquisas do físico foram importantes para a evolução da teoria atômica. O Modelo que Thomson apresentou substituiu o modelo atômico de Dalton conhecido como “modelo bola de bilhar”.

Mais tarde, o próprio modelo de Thomson foi substituído pelo modelo atômico de Rutherford que foi aluno de Thomson.Thomson descobriu o elétron, Rutherford o próton e Cadwick, descobriu o nêutron.

Recomendamos também: O modelo Atômico de Bohr

___

O Modelo atômico de Thomson

O que achou da postagem? Se gostou não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. E também deixe seu comentário com sua opinião e sugestão.

Veja também: Carga Elétrica 


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.