<

Definição da palavra network ou networking


Network ou networking é uma palavra derivada do inglês que remete à rede de contatos ou conexões, geralmente profissionais. Essa conexão é uma troca de experiências, conhecimentos, informações e ajuda mútua entre setores ou interesses iguais ou similares.

O networking é associado ao lado profissional, pois indica uma busca de contatos que possam ser de ajuda para evolução profissional. Essa busca não é uma via de mão única, no qual apenas um lado é beneficiado. O conceito de networking é baseado em troca, na partilha de conhecimentos independente do grau de experiência.

O networking é uma pratica muito benéfica para qualquer profissional, pois hoje em dia mais vale uma indicação para determinados cargos do que uma busca sem conhecimento prévio do candidato. Geralmente, quando uma empresa precisa contratar alguém para determinado cargo ou função, o contratante pergunta para funcionários próximos se tem alguma indicação de profissional habilitado para a área.

Portanto, quanto maior é a sua rede de contatos, maior serão suas chances de ser indicado para áreas diversas.

Veja também: O que é background?

Para que serve o networking

O networking, como já foi explicado, é a busca por conexões que possam ser relevantes para um profissional em determinada época da sua vida. E estabelecer conexões não é o único objetivo. Manter essas conexões e ter qualidade nessa busca é primordial.

Kit de Alfabetização Só Escola

Existe até mesmo uma profissão chamada “Coach” que auxilia profissionais que visam aumentar sua rede de contatos com eficiência. Isso é importante porque é preciso ter um marketing pessoal bem definido para conseguir boas conexões.

Network ou networking

O networking não é uma pratica egoísta, onde o profissional sai disparando currículos para qualquer pessoa que apareça em sua frente. O networking é um jogo de paciência, no qual o profissional atinge etapas, tem uma boa convivência com suas conexões para depois entrar no âmbito das apresentações profissionais.

O networking não se baseia apenas em ter um bom currículo e formação universitária. Isso é muito importante, mas não é a única coisa que importa. O que é realmente relevante nessa prática é a ferramenta essencial para conseguir um bom emprego: você mesmo. Esse é o marketing pessoal, onde se apresentar de uma maneira que alguém possa reconhecer sua relevância para uma determinada função faz toda a diferença.

Em resumo, trabalhar sua rede de contatos e se esforçar para conseguir contatos mais relevantes, que realmente façam a diferença em seu círculo profissional – isso é praticar networking.

Mas nunca deve ser deixado de lado que networking não é uma pratica egoísta. Assim como você precisa dos seus contatos, seus contatos também precisam de você, seja para trocar experiências, conhecimentos ou informações.

Quem faz parte da rede do networking?

A lista é imensa. Existem diversos tipos de perfis que podem se adequar a partilha de conhecimento. Entre as principais, podemos destacar:

  • Família
  • Amigos
  • Colegas de faculdade
  • Colegas de trabalho
  • Clientes
  • Profissionais de outras áreas com interesses em comum
  • Profissionais do mesmo campo de atuação
  • Colaboradores
  • Parceiros

Uma das maneiras de manter o interesse vivo entre essa rede de contatos é solidificar os relacionamentos através de encontros pessoais. Porém, não é possível encontrar todo mundo, afinal a agenda da grande maioria dos profissionais é puxada.

Ferramentas que auxiliam muito o networking em geral são as redes sociais. E-mails, Whats app, Linkedin e outras redes são muito eficientes para estabelecer um bom networking.

Network ou networking

Como estabelecer o networking?

Primeiro lugar é importante definir qual é o objetivo dessa rede de contatos. Defina:

  • Preciso mudar de emprego?
  • Quero obter mais conhecimento?
  • Quero angariar clientes?
  • Ou obter mais contatos para a minha empresa?

Com essas definições em mente, é preciso entender que não é possível impactar todo mundo de uma vez. Lembre-se: essa é uma conexão paciente. Entenda quem é o seu público-alvo nesse caso. Mantenha relacionamentos próximos com esses contatos, não apenas pensando em obter algo em troca, mas também oferecendo ajuda pratica e se colocando a disposição desses profissionais. Seja relevante!

Seja ativo nas redes sociais, compartilhe conteúdos realmente produtivos, faça comentários nos perfis desses profissionais e estabeleça contato. Esteja visível! Crie oportunidades para entrar em contato com o seu público-alvo.

Existem outras oportunidades para entrar em contato pessoalmente com sua rede de contatos:

  • Participe de conferências, eventos, palestras e workshops;
  • Envolva-se com associações voluntárias;
  • Administre aulas e partilhe conhecimentos;
  • Escreva colunas de opinião;
  • Entre em contato com colegas de profissão e troque experiências;

Tudo isso pode te ajudar a aumentar sua rede de contatos e ser relevante no meio profissional.

Network filme

No cinema, um filme satírico estadunidense de 1976, do gênero comédia negra, dirigido por Sidney Lumet é chamado Network.

Na sinopse, um locutor de noticiário de uma rede televisa estadunidense é mandado embora por causa da queda de audiência do programa. Ele então anuncia que irá cometer suicídio no ar. Por causa do anúncio, a audiência dispara novamente e os índices voltam a crescer. Conhecido como o Profeta Louco a partir de então, ele ganha seu emprego novamente. Porém, cada vez mais, os responsáveis pela sua ascensão se apercebem que foi um erro recoloca-lo em sua posição, e seu comportamento insano traz muitos problemas para a emissora.

Network faculdade

A Network é uma faculdade localizada em Sumaré e Nova Odessa, com infraestrutura tecnológica e física de alto nível, que oferece recursos pedagógicos e didáticos de qualidade. Essa instituição é moderna, remetendo às praticas progressistas de educação, estimulando o conhecimento coletivo e formando adultos autônomos, que tenham suas praticas pautadas por ações e princípios de ética moral e que sejam competitivos em um cenário de grandes mudanças do mundo atual.

A grade curricular da Network passa desde o ensino básico fundamental até o ensino superior, com cursos diversos para diferentes áreas de formação.

Significado de Network em inglês

Segundo o dicionário “Cambridge Dictionary”, a definição em inglês para network é;

A large system consisting of many similar parts that are connected together to allow movement or communication between or along the parts, or between the parts and a control center:

  • a television network
  • a road/rail network
  • Massive investment is needed to modernize the country’s phone network.
  • We could reduce our costs by developing a more efficient distribution network.
  • a network of spies/a spy network

​A number of computers that are connected together so that they can share information:

  • We’ve just spent £1.9 million on improving our computer network.