5º Ano, Plano de Aula

Planejamento anual 5 ano


Selecionamos nesta postagem algumas ideias e dicas para o seu Planejamento anual 5 ano.

O planejamento escolar é uma tarefa do educador que compreende tanto a previsão das atividades em termos de organização e coordenação diante dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. Através do planejamento é que o professor programa as ações de suas aulas, sendo este também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação (LIBÂNEO, 2013).

Veja mais:

O Planejamento no ambiente escolar deve ser considerado como atividade que supõe o conhecimento da dinâmica interna do processo de ensino e aprendizagem e das condições que determinam sua efetivação. Nesse sentido, o planejamento do ensino constitui-se basicamente a partir da ação do professor em definir os objetivos a serem alcançados, desde seu programa de trabalho até eventuais e necessárias mudanças de rumo, no qual cabe ao professor diagnosticar o objetivo a ser alcançado, as estratégias de ensino e de avaliação e, agir de forma a obter um retorno de seus alunos no sentido de redirecionar sua matéria.

Assim, o plano de aula é a previsão do desenvolvimento do conteúdo para uma aula ou um conjunto de aulas e tem um caráter bastante específico, pois retrata o detalhamento do plano de ensino, subdividindo suas ações em aulas diárias. A preparação dessas aulas é uma tarefa indispensável e resultará num documento escrito que servirá não só para orientar as ações do professor como também para possibilitar constantes revisões e aprimoramentos de ano para ano.

E foi pensando nisso que selecionamos essas maravilhosas sugestões para o seu Planejamento anual 5 ano, confira:

Planejamento anual 5 ano de Português para imprimir

Planejamento anual 5 ano do Ensino Fundamental

Veja mais em: Planos de ensino anual todas as disciplinas da Educação Infantil e Ensino Fundamental

Planejamento anual 5 ano em PDF

Planejamento anual 5 ano do Ensino Fundamental

Maravilho planejamento anual 5 ano elaborado pela CEVIVA, confira o link a seguir e faça o download em PDF.


Planejamento anual 5 ano de Ciências Naturais

Planejamento anual 5 ano do Ensino Fundamental

Objetivo Geral

  • Compreender e ampliar conhecimentos sobre o Universo, o Sistema Solar e o Planeta Terra;
  • Reconhecer e identificar os componentes: ar, água e solo no Planeta Terra;
  • Reconhecer a necessidade de preservarem ambientes e de recuperar os que já foram destruídos;
  • Compreender as necessidades vitais dos seres humanos, relacionando a necessidade de alimentos para o sustento, desenvolvimento, manutenção e obtenção de energia para o corpo;
  • Identificar comportamentos de higiene física, mental e social, fundamental para o estado de saúde.

Conteúdo

  • Universo e Sistema Solar;
  • Planeta Terra;
  • Solo, ar e água;
  • Meio ambiente e preservação ambiental;
  • Poluição;
  • Corpo humano e seus sistemas.

Avaliação

  • Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
  • Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto iniciais, quanto processual e final.
  • Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.

Planejamento anual 5 ano de Artes

Planejamento anual 5 ano do Ensino Fundamental

OBJETIVO

  • Propiciar aos alunos condições para se expressarem com desenvoltura, envolvendo a criatividade e espontaneidade, pondo em prática suas habilidades.

OBJETIVO COMPORTAMENTAL

  • Que o aluno seja capaz de participar de forma dinâmica e criativa nas atividades propostas.
  • Música
  • Dança
  • Teatro
  • Linguagem visual: desenhos, criação de livrinhos, logotipos, cartões, reprodução de histórias, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.
  • Linguagem de representação: máscaras, caracterização do aluno, teatro, dança.
  • Linguagem sonora: músicas, danças, coreografias, paródias.

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS (ANUAL)

O Ensino de Artes se realizará com confecção de cartazes, cartões, máscaras, criação de livrinhos, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.
Serão utilizados materiais recicláveis e também serão trabalhadas coreografias, paródias e dramatizações.

METODOLOGIAS

Os conteúdos serão ministrados da forma mais flexível e diversificada possível, procurando-se atender às necessidades essenciais ao desenvolvimento das crianças enquanto seres em formação, despertando-lhes interesse.

Tendo em vista a flexibilidade que um planejamento deve ter, pode-se colocar que serão listadas apenas algumas estratégias, como:

  • Textos mimeografados, digitados, xerocados e no quadro de giz.
  • Recortes de jornais e revistas;
  • Debates;
  • Brincadeiras;
  • Cartazes;
  • Gráficos e tabelas;
  • CDs áudio;
  • Aparelho de som;
  • Vídeo;
  • Músicas;
  • Letras de músicas;
  • Mapas;
  • Jogos variados;
  • Leituras diversificadas;
  • Lápis de cor;
  • Materiais de texturas diferentes para colagens;
  • Rótulo de produtos;
  • Gibis;
  • Desenhos;
  • Cartolina;
  • Textos informativos: jornais, revistas, livros e outros;
  • Textos literários: poesias, histórias, contos.

Avaliação:

A avaliação de todas as disciplinas será conforme estabelecido na Proposta Pedagógica e regimento Escolar, permitindo identificar os avanços e as dificuldades que surgem durante as etapas do processo de construção do saber, possibilitando ao professor o redimensionamento de sua intervenção no processo pedagógico. A avaliação estará presente em todas as etapas do processo, assumindo um caráter abrangente e contínuo.

A avaliação será diagnóstica, contínua, processual e cumulativa.

Os critérios de avaliação serão diversificados: avaliação escrita e oral, trabalho individual e em grupo, exposições, pesquisas e entrevistas.

O professor utilizará vários meios para se chegar ao fim do bimestre, fazendo a somatória onde os alunos deverão atingir a média mínima para aprovação = 6,0. Para os alunos que não atingiram a média de aprovação, será feita a recuperação concomitante, proporcionando aos alunos a aquisição dos conhecimentos necessários para promoção

Mais em: Plano de Aula – Modelos de Planos de aula


Planejamento anual 5 ano em PDF

Planejamento anual 5 ano do Ensino Fundamental

Excelente modelo de planejamento anual 5 ano, elaborado pelo colégio Imaculada Conceição:


Planejamento anual 5 ano de Língua Portuguesa

Planejamento anual 5 ano do Ensino Fundamental

OBJETIVOS

  • Integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;
  • Adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;
  • Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros;
  • Escrever diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

  • Participar de situações de intercambio oral que requeiram ouvir com atenção, formular e responder perguntas, explicar e compreender explicações, manifestar opiniões sobre o assunto tratado;
  • Apreciar textos literários;
  • Recontar historias conhecidas, recuperando algumas características de linguagem do texto lido pelo professor;
  • Ler com ajuda do professor, diferentes gêneros (textos narrativos literários, textos instrucionais, textos de divulgação científica e noticias), apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto, as características de seu portador, do gênero e do sistema de escrita;
  • Ler, por si mesmo, textos conhecidos, tais como parlendas, adivinhas, poemas, piadas, quadrinhas, regras de jogos, canções, trava-línguas, além de placas de identificação, listas, manchetes de jornal, legendas, rótulos e textos científicos;
  • Reescrever, de próprio punho – histórias conhecidas, considerando as idéias principais do texto fonte e algumas características da linguagem escrita;
  • Produzir textos de autoria de próprio punho, utilizando recursos da linguagem escrita;
  • Revisar textos coletivamente com ajuda do professor ou em parceria com os colegas.

EIXOS HABILIDADES

Linguagem oral

  • Leitura de imagens,
  • Recontar histórias de diferentes gêneros textuais,
  • Roda de conversa,
  • Declamar poesias,
  • Apresentações a partir de um roteiro, participações em debates,
  • Relatar experiências vividas,
  • Formular perguntar pertinentes ao assunto, expor um assunto pesquisado,
  • Entrevistar, dramatizar histórias e relatar acontecimentos respeitando a seqüência temporal,
  • Falar trava-línguas,
  • Defender suas ideias com argumentação

Prática de leitura

  • Leitura compartilhada diária,
  • Roda de leitores,
  • Leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais,
  • Ler para divertir, informar, estudar e pesquisar,
  • Ler em voz alta com fluência, entonação de acordo com a pontuação, intenção do autor para eficácia comunicativa,
  • Inferir sentido a uma palavra no seu contexto,
  • Identificar afirmações explicitas e implícitas no texto,
  • Identificar começo, meio e fim de uma historia lida e/ou ouvida.
  • Identificar e descrever personagens,
  • Distinguir fala do narrador dos outros personagens,
  • Antecipar o conteúdo da leitura de um texto,
  • Atender informações explicitas de um texto de acordo com o seu gênero e tipo textual
  • Consulta ao dicionário.

Prática Escrita e produção de texto

  • Empregar letra maiúscula corretamente,
  • Escrever textos considerando o leitor e os gêneros textuais,
  • Utilização correta da pontuação,
  • Grafia correta das palavras,
  • Segmentação correta de frases e textos,
  • Escrita de textos observando os aspectos: legibilidade, finalidade, acentuação, gramaticais e de concordância,
  • Produzir texto e revisá-lo.
Conteúdos

1º BIMESTRE

  • Produção de texto: conto
  • Leitura, produção e interpretação
  • Paragrafação
  • Acentuação
  • Pontuação
  • Concordância verbal e nominal
  • Vocabulário
  • Maiúsculas e minúsculas
  • Ortografia – gn, pc, PC,, pn, ps, pt, tm.
  • Acentuação Palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas
  • Divisão silábica dos dígrafos
  • Gramática
  • Fonema e letra
  • Encontro vocálico
  • Dígrafo
  • Silaba tônica

2º BIMESTRE

  • Textos Lúdicos ou Reflexivos: trava-língua, parlendas, cantigas e textos descritivos
  • Leitura, produção e interpretação
  • Estrutura do texto
  • Paragrafação
  • Acentuação
  • Pontuação
  • Concordância verbal e nominal
  • Vocabulário
  • Maiúsculas e minúsculas
  • Ortografia:palavras com som de x
  • Gramática: substantivo e preposição,
  • Revisão das acentuações

3º BIMESTRE

  • Textos narrativos, histórias em quadrinhos e lendas
  • Leitura, produção e interpretação
  • Estrutura do texto
  • Paragrafação
  • Acentuação
  • Pontuação
  • Concordância verbal e nominal
  • Vocabulário
  • Maiúsculas e minúsculas
  • Ortografia: letras com c e s com o mesmo som, terminações com OSO e OSA.
  • Gramática
  • Pronomes: pessoais ( caso reto e oblíquo), de tratamento, possessivo, demonstrativo, indefinido e interrogativo
  • Adjetivo e locução adjetiva

4º BIMESTRE

  • Textos informativos e expositivos
  • Leitura, produção e interpretação
  • Estrutura do texto
  • Paragrafação
  • Acentuação
  • Pontuação
  • Concordância verbal e nominal
  • Vocabulário
  • Maiúsculas e minúsculas
  • Ortografia: palavras com sc, sç,xc, s. z e x com som de z e terminações em EZ e EZA
  • Gramática
  • Verbo- conjugação, pessoa e número e tempos verbais
  • Numeral

Recomendamos também outras sugestões: Lista: 146 Planos de Aula prontos


Planejamento anual 5 ano de Inglês

Planejamento anual 5 ano do Ensino Fundamental

Este planejamento anual 5 ano de inglês, foi elaborado pela “EMEF JOAQUIM OSÓRIO DUQUE ESTRADA” – Área do Conhecimento: Língua Inglesa, com os seguintes objetivos:

  • Desenvolver e aprimorar o gosto pela língua.
  • Conscientizar sobre a importância do inglês nos dias atuais.
  • Introduzir, desenvolver e implementar vocabulários e expressões em inglês.
  • Incentivar o trabalho em dupla, e em grupos.
  • Motivar o uso de palavras “mágicas”: ´please´, ´thank you´, ´sorry´.
  • Leva-los a respeitar as diferenças pessoais.
  • Valorizar a família.Respeito às diversidades culturais.
  • Desenvolver habilidades de audição, reconhecimento, pronúncia, escrita e leitura (em inglês).

 Baixe em PDF


Planejamento anual 5 ano de História

Planejamento anual 5 ano do Ensino Fundamental

Objetivos gerais

  • Reconhecer relações sociais
  • Reconhecer a existência de diversas fontes históricas e necessidades de marcar a passagem no tempo e espaço
  • Reconhecer a importância da participação das pessoas em movimentos populares, sociais, políticos e ambientais

Conteúdo

  • A formação do povo brasileiro: indígenas, africanos, europeus e asiáticos. A importância da biografia e da narrativa histórica;
  • A história da vida pública no Brasil, sob uma perspectiva cronológica, do Brasil colonial aos dias de hoje;
  • Descobrimento;
  • Colonização;
  • Mineração;
  • Trabalho escravo;
  • Café;
  • Independência
  • República;

Avaliação

  • Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
  • Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto iniciais, quanto processual e final.
  • Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação

Planejamento anual 5 ano de Matemática

Planejamento anual 5 ano do Ensino Fundamental

Objetivos:

  • Desenvolver um trabalho cujo enfoque principal considere os cinco blocos temáticos: números, operações, espaço e forma, grandeza e medidas e tratamento da informação.
  • Desenvolver nos alunos a capacidade de:
  • Empenhar-se na realização das atividades propostas, utilizando todo o conhecimento construído quando se requer a resolução de situações problema;
  • Expor suas dúvidas e reconhecer a necessidade de rever o que ainda não aprendeu;
  • Utilizar-se de estratégias pessoais para resolver determinado problema, dispondo-se a expor suas idéias;
  • Interagir, estabelecendo uma postura de escuta atenta para entender as explicações do professor e/ou colega;
  • Formular argumentos, expondo-os a fim de que sejam validados ou refutados pelos colegas, avançando cada vez mais na linguagem matemática;
  • Reconhecer tanto os seus avanços quanto a necessidade de continuar aprendendo.

Conteúdo

  • Origem dos números;
  • Numeração egípcia;
  • Numeração romana;
  • Sistema de numeração decimal (comparar com outros sistemas);
  • Números pares e ímpares;
  • Ordem crescente e decrescente;
  • Antecessor e sucessor;
  • Valor posicional;
  • Ideia de número e numeral;
  • Leitura e escrita de numerais;
  • Composição e decomposição de números;
  • Números ordinais;
  • Operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão;
  • Prova real;
  • Expressões numéricas;
  • Sentenças matemáticas;
  • Situações problema envolvendo as 4 operações;
  • Dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo, sêxtuplo;
  • Múltiplos e divisores;
  • Sistema monetário brasileiro – Real e centavos de real;
  • Formas de uso do dinheiro;
  • Números irracionais;
  • Frações – noção, problemas, adição, subtração, multiplicação e divisão;
  • Porcentagem;
  • Sistema de medidas:
  • Medidas de tempo, de comprimento, de massa, de capacidade, de superfície, de áreas;
  • Geometria: noções fundamentais – retas, semi-retas, linhas abertas e fechadas, tipos de triângulo, quadrilátero, circunferência, o círculo, sólidos geométricos, gráficos e interpretação de dados.

Avaliação

  • Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
  • Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.
  • Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.

Planejamento anual 5 ano de Geografia

Planejamento anual 5 ano do Ensino Fundamental

Objetivos

  • Reconhecer e comparar o papel da sociedade e da natureza, na construção das diferentes paisagens urbanas e rurais brasileiras;
  • Reconhecer e compreender algumas das consequências das transformações causadas pela ação do homem;
  • Reconhecer, refletir e utilizar as tecnologias da informação, da comunicação e dos transportes na configuração de paisagens e na construção da vida em sociedade;
  • Utilizar a linguagem cartográfica, observando a necessidade de indicação de direção e distância, orientação e proporção para garantir a legitimidade;
  • Adotar uma atitude responsável em relação ao meio ambiente reivindicando o direito de todos a uma vida plena num ambiente preservado e saudável;
  • Conhecer e valorizar os modos de vida de diferentes grupos sociais, como se relacionam e constituem o espaço e a paisagem no qual se encontram inseridos.

Conteúdo

  • O espaço urbano e o espaço rural;
  • Os transportes e as comunicações;
  • A dinâmica da natureza;
  • A população e as regiões do Brasil.
  • Mapas

Avaliação

  • Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
  • Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto iniciais, quanto processual e final.
  • Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.

Outras sugestões em: LISTA: 138 SUGESTÕES DE PLANOS DE AULA


Planejamento anual 5 ano de Português

Planejamento anual 5 ano do Ensino Fundamental

Objetivos

  • Desenvolver um trabalho cujo enfoque principal seja o uso da linguagem oral (fala e escuta), da linguagem escrita (leitura e produção escrita de textos), considerando a análise e reflexão sobre a língua e linguagem no processo ensino-aprendizagem.
  • Desenvolver a capacidade de:
  • Planejar e participar de situações de uso da linguagem oral;
  • Apreciar textos literários;
  • Selecionar textos de acordo com o propósito de sua leitura;
  • Utilizar recursos para compreender ou separar dificuldades de compreensão durante a leitura;
  • Reescrever ou produzir textos de autoria utilizando procedimentos de escritor;
  • Revisar textos em parceria com os colegas;
  • Revisar textos do ponto de vista ortográfico.

Conteúdo

  • Texto instrucional
  • Texto jornalístico
  • Texto científico
  • Contos de fada, fábulas, poesias, lendas, mitos, crônicas, artigo de opinião, paródias, história em quadrinhos, anúncios e propagandas, carta/bilhetes/e-mail, trava língua, adivinhas e parlendas.

Produção de texto

  • História (criada, reproduzida, fábula, em quadrinhos, partindo de gravuras, continuada…), Quadrinhas, Poesias (com rima e sem rima), Receita, Dissertações, Slogan, Livros, Descrições, Biografias, Bula, Narração, Propaganda, Música, Lista de compras;
  • Carta, bilhete, telegrama, convite, anúncio, pesquisa, entrevista, diálogos, narração de filmes.
  • Uso da vírgula, ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação.
  • Leitura silenciosa, oral, em grupos.
  • Ficha de leitura: oral e escrita.
  • Interpretação oral, escrita e com desenhos.
  • Alfabeto, encontro vocálico, ditongo, tritongo, hiato, classificação quanto ao número de sílabas, sílaba tônica, substantivos, artigos, flexão dos substantivos (número, gênero e grau, singular e plural, masculino e feminino, aumentativo e diminutivo), adjetivo, numeral, pronomes, verbos, advérbios.
  • Acento agudo e circunflexo, acentuação de oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, encontro consonantal, dígrafos, hífem, uso da cedilha.
  • Ortografias a serem trabalhadas: g ou j, as, es, is, os, us, r/rr/r brando, x/ch, lh/li, nh/ni, ga, gue, gui, go, gu, ce, ci, se, si, ca, que, qui, co, cu, ar, er, ir, or, ur, xz, xs, l/u, ã, ão, am, na, m antes de p e b, s, ss, ç.
  • Pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, educação sexual, ética,

Avaliação

  • Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 5º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
  • Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto iniciais, quanto processual e final.
  • Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.

Planejamento anual 5 ano em WORD

Planejamento anual 5 ano do Ensino Fundamental


2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *