<

Projeto de Geografia A vida em Sociedade

Confira nesta postagem dicas, sugestões e modelos prontos para o seu Projeto de Geografia A vida em Sociedade.

A vida em sociedade é a forma que os seres humanos vivem e interagem no espaço físico denominado por sociedade. Para viver bem em sociedade as pessoas devem ser éticas, pois por meio da ética as pessoas podem construir um conjunto de valores morais para serem bem sucedidos na sociedade.

Projeto de Geografia A vida em Sociedade

Projeto de Geografia A vida em Sociedade
Projeto de Geografia A vida em Sociedade

Objetivos

  • Demonstrar a importância de se cultivar amigos dentro e fora da escola.
  • Cultivar os bons hábitos de convivência e amor dentro da família.
  • Incentivar o respeito mútuo a partir de atividades compartilhadas em grupo.
  • Diminuir o grau de agressividade no relacionamento entre os alunos.
  • Aprender e saber respeitar as diferenças físicas e psicológicas que existem entre as pessoas.
  • Conhecer as variadas maneiras amizades que podem estabelecer com animais, plantas etc. Introduzir o estudo sobre os animais, ressaltando a amizade que podemos ter pelos mesmos.

Temas transversais

Ética: Diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Sensibilização e valorização do colega, do professor e funcionários da própria escola como instrumento para esclarecer os conteúdos.
Uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer os desentendimentos.

Saúde: Participação ativa na conservação da saúde dos animais e da alimentação. O desenvolvimento de hábitos saudáveis de higiene física e mental.

Meio ambiente: Formar cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade sócio-ambiental.

Pluralidade cultural: Diferentes formas de transmissão de conhecimento e práticas educativas nas diferentes culturas. Relações de amizade, valorizando a liberdade de escolha de vínculos sócio-afetivos como elemento de liberdade de consciência e de associação. Cidadania: direitos e deveres individuais e coletivos.

Veja também: Sociedade do reino animal.

Material a ser utilizado no Projeto de Geografia A vida em Sociedade

  • Livros sobre o tema Família, Sociedade e Escola.
  • Canetas hidro cor,
  • folha de sulfite,
  • lápis de cor,
  • cola,
  • tesoura,
  • cartolina
  •  fita adesiva para cartazes.
  • Envelopes pequenos.
  • Tinta guache e pincel para desenhos nas faixas de papel.

Procedimentos

Primeira etapa:

  • Sensibilização
  • Este trabalho procura desenvolver a aprendizagem dos valores humanos de união, fraternidade, amizade, companheirismo, respeito e amor ao próximo através de situações compartilhadas em grupo.

Segunda etapa

  • Para estimular a criatividade dos alunos foram criados três cartazes pintados pelos mesmos com o tema sugestivo: Escola, Família e Sociedade.
  • Ao iniciar a aula, ler um poema de agradecimento pelos nossos colegas de classe, pelos nossos amigos e pela nossa família.
  • Trabalhar os valores humanos no dia-a-dia. Todos os dias, colar na agenda dos alunos, uma frase sugestiva referente ao tema. Incentivar a leitura compartilhada por meio de livros sobre o tema, ressaltando também, o amor ao próximo. Realizar um círculo na sala de aula (mudar a disposição das carteiras, se for possível).

 Terceira etapa

  • Escolher um livro da Coleção Mundo da Criança, Série músicas para ler: Aquarela, O caderno, A bicicleta ou Errar é humano, da Companhia Editora Nacional.
  • Perguntar aos alunos o que entenderam sobre a história e como podemos fazer para respeitar as diferenças entre os nossos colegas. Ressaltar a necessidade de ajudarmos uns aos outros e vivermos sempre em união. É bom saber trabalhar com o colega.
  • Desenvolver situações-problema para os alunos discutirem a melhor maneira de resolvê-los. Por exemplo: Como resolver uma briga durante um jogo ou brincadeira?
  • Por que existem crianças que trabalham ou que pedem esmolas na rua? Qual é a solução para esse problema? Os alunos reúnem-se em duplas e recebem para lerem um livro da Coleção Olhar e Ver: A vida em sociedade, O mundo do trabalho, Crianças ou Influências. Explicar que cada um possui características próprias e como é importante a gente saber respeitá-las.
  • Depois da leitura, cada integrante da dupla escreve um bilhetinho para o outro. Em seguida, cada aluno lê o bilhetinho que recebeu em voz alta e o coloca no PAINEL DOS AMIGOS (um cartaz em papel sulfite com os envelopes pequenos colados). Colar bilhete e envelope.

Recomendamos também: Atividades de Geografia 3 ano.

 Quarta etapa do Projeto de Geografia A vida em Sociedade

  • Introduzir o estudo dos animais, conversando com os alunos sobre a importância de cuidarmos deles com carinho. Falar sobre a amizade que alguns animais têm com as pessoas (o pássaro e o cão, por exemplo).
  • Conversar com os alunos e explicar que nós também podemos ter amizade com as plantas. Explicar que elas retribuem os bons cuidados com refrescantes sombras, lindas flores e, algumas delas, com deliciosos frutos. Expor as faixas pela escola com o intuito de transformá-la num espaço de troca de amizades e interação de valores humanos.

Atividades interdisciplinar 

Ciências: Estudo dos animais e a amizade.

Educação Artística: Para desenvolver a criatividade e trabalhar em equipe, os alunos sentam ao redor da faixa e irão pintar com tinta guache e pincel, os desenhos com o tema do projeto A VIDA EM SOCIEDADE.

Português: Leitura e interpretação das histórias.

Música: Trabalhar várias músicas que falam sobre os valores.

Curta nossa página do Facebook!