<

Sociedade do reino animal


A sociedade do reino animal é uma relação harmônica e ecológica entre animais da mesma espécie em seu habitat natural, essa relação tem como função principal estabelecer tarefas entre eles, ou seja, divisão de trabalho, localização e a forma de cooperação entre os mesmos, para termos a noção em uma sociedade podemos encontrar mais de 100 mil indivíduos, Vamos conhecer as principais características desse reino?

CARACTERÍSTICAS DA SOCIEDADE ANIMAL

A sociedade animal é uma sociedade de relações harmônicas intra-especificais de animais da mesma espécie, esses animais são socialmente sociáveis entre si, e nessa relação possibilita a proteção, divisão do trabalho, cooperação e principalmente a sobrevivência entre eles. É notável encontrar esse tipo de relações em nos seres humanos e insetos, como abelhas, cupins, formigas, enfim.  Conheça como é constituída a sociedade de cada uma delas.

É importante lembrar que há diferença entre viver em relação de sociedade e viver em colônias, os indivíduos em colônias são seres vivos que vivem unidos, nessa união as mesmas parecem formar uma única espécie, ou seja, uma depende uma da outra, é impossível sobreviver fora da colônia, nesse caso pode ocorrer ou não a divisão de trabalho.  Já na sociedade as espécies podem viver separadas, individuais, mas trabalhando em prol da sobrevivência, ou seja, elas podem perfeitamente seguir o caminho sozinhas e garantir sua própria sobrevivência, mas preferem permanecer unidas, fantástico não é?

Na sociedade harmônica das formigas e abelhas, podemos encontrar 3 espécies de regras básicas  ou níveis diferentes  chamadas de castas, como soldado, rainhas e operários.  No caso das formigas elas estabelecem sociedades bem interativas entre si e até mesmo complexas, as formigas por mais que sejam em muitas em uma só colônia, trabalham sempre em harmonia, as características clássicas de uma formigas comum são as antenas, 3 pares de patas e o corpo em divisões, como cabeça, tórax, e abdômen.

Vamos imaginar uma obra sendo construída por nos seres humanos, cada um tem a sua atividade especifica dentro dessa obra, com as formigas acontecem da mesma forma, isso mesmo, algumas formigas dentro da colônia são consideradas soldados, as formigas soldados saem em caça de alimentos para trazer para colônia, a operaria tem a função de pegar esse alimento trazido e levar para dentro das colônias, e outras formigas ficam encarregadas na limpeza dentro do habitat, elas retiram as formigas mortas.

Veja também: Barata verde

E você deve estar se perguntando, e como as formigas se comunicam entre si para desenvolver todas essas atividades?

 As formigas têm em seu corpo substancias presentes chamadas de hidrocarbonetos, o mesmo é um tipo de molécula que fica presente na pele da formiga e outros insetos, principalmente insetos que precisam viver em grandes grupos. Os hidrocarbonetos liberam uma espécie de odor, esse odor permite a comunicação de informações simples entre as formigas, por exemplo, quando um inimigo está se aproximando, a formiga reage, ou seja, “você é uns dos nossos ou é da parte inimiga”?

Como muitos não sabem as formigas não possuem a capacidade de enxergar, ou seja, as mesmas são cegas, a direção que elas tem é pelo olfato que é muito potente, esse olfato é sentido pelas antenas, sabe quando reparamos os movimentos contínuos das antenas das formigas? É que a mesma esta sentindo o odor da formiga e identificando se é da mesma espécie.

Na divisão das tarefas, os hidrocarbonetos, ou seja, a substancias de odor presente nas formigas tem a função de dividir as tarefas, cada formiga usa a interação para saber qual tarefa executar, que possibilitem que trabalhem juntas, o maior barato que não existe um chefe indicando o que fazer e como fazer, infelizmente não somos formigas não é? Essa forma de sobrevivência e de trabalho ajudou e ajuda as formigas a permanecerem vivas há mais de 150 milhões de anos.

ABELHAS

Já as abelhas funcionam quase da mesma forma que as formigas em sociedade, as mesmas vivem em colméias, acho que já deu pra perceber que todas as abelhas são bem iguais umas as outras, e dentro dessas colmeias encontramos diversas delas.

Apesar de serem basicamente todas iguais, há uma divisão bem especifica entre elas nessa relação harmônica, vamos conhecer cada uma delas?

OPERARIAS: As abelhas operarias são responsáveis por quase todo trabalho na sociedade animal das abelhas e principalmente na manutenção da colméia , as mesmas são abelhas com estrutura bem pequenas e  realizam funções bastante importantes dentro do abrigo, vamos listar algumas?

  • A produção da cera, que forma a própria colméia, que é uma forma de habitação das abelhas,
  •  Produção do próprio mel, que é uma fonte de alimentação e sobrevivência da própria espécie de inseto
  • Caçam pólen fora da colméia e ainda se responsabilizam pela defesa, limpeza e principalmente cuidados com os ovos, importante ressaltar que abelhas operarias todas são fêmeas, e tem a maior função que é cuidar da abelha rainha.

ZANGÃO: Diferentemente das abelhas operarias, o zangão é uma espécie de abelha mais arredondada em seu formato, o zangão é do sexo masculino. A única função do zangão na sociedade das abelhas é a reprodução, o mesmo não possui ferroes não tendo a capacidade de defender a colméia de invasores.

RAINHA: A abelha rainha é ainda mais arredondada que o zangão, a função da abelha rainha também é de reprodução, ou seja, a mesma tem a possibilidade de juntar mais outras abelhas à colméia através da reprodução, ela é considerada abelha rainha, pois reproduz tanto as abelhas operarias e também os zangões.

Nas colônias das abelhas há apenas uma rainha em cada colônia, a rainha no seu período reprodutivo sai das colônias e acasala com vários zangões, isso ocorre em média apenas duas vezes no tempo de vida da abelha rainha. Os ovos são armazenados em uma parte bem segura na estrutura do seu corpo, é interessante notar, que na reprodução das abelhas, elas podem botar esses óvulos pra fora por um período de tempo longo.

Função da abelha rainha:

  • A abelha rainha organiza todo trabalho desenvolvido pelas operarias através de feromonios, os feromonios é como uma motivação para as operarias terminarem seus trabalhos na colméia.
  • A abelha rainha pode viver em media de 3 a 5 anos, bastante tempo não é? Nesse meio tempo tem a capacidade de reproduzir bastantes óvulos.

Para identificar a abelha rainha basta reparar que as abelhas operarias sempre mantém um espaço considerável da mesma, o objetivo é que a abelha rainha tenha espaço para se movimentar.

CUPINS

Os cupins geralmente são achados dentro de troncos, na própria terra, e ele pode estar presente em nossas vidas, isso mesmo, em pequenas frestas de madeira na porta, no chão, e até mesmo no guarda roupa, principalmente aqueles feitos de madeira, muitas das vezes passam despercebidos pelo seu tamanho, sendo notado apenas quando trás algum dano no móvel. No mundo inteiro já foram catalogadas mais de 2.800 espécies diferentes, no Brasil 320 em média.

Os cupins também fazem parte da sociedade do reino animal no tecer das relações harmônicas, essa relação acontece dentro de um cupinzeiro, o cupinzeiro é uma espécie de uma redoma construída por barro, argila e a saliva dos cupins, onde há milhares deles, cada qual tendo sua função determinada. Na relação dos cupins também há divisão de tarefa, como os operários, que buscam o alimento, igualmente as formigas, e há aqueles que têm a mais honrada função de cuidar da segurança do cupinzeiro, podemos chamá-los de soldados, os soldados protegem o cupinzeiro de tamanduás que ataca diretamente o lar dos cupins com as unhas e se alimenta de milhares deles.

E há aqueles com a responsabilidade mais desejada dentro da sociedade, a organização da colônia, podemos chamá-los de cupins reis ou rainha.

A rainha é protegida dentro do cupinzeiro, é a única que tem a capacidade de reprodução, igualmente as abelhas, ela é notavelmente achada entre os cupins, pois a sua estrutura é bem maior em comparação os outros.

RELAÇÃO EM SOCIEDADE

E sim, é curioso pensar que também, nós seres humanos, estamos dentro de uma relação harmônica igualmente os animais, mas diferentemente deles o tipo de relação que estabelecemos no cotidiano é bem complexa e difícil de entender, podemos apresentar variadas formas de relação, de comunicação, de entendimento, que muitos sociólogos e pesquisadores da área já desistiram de entender nós seres humanos, e não é pra menos não é? Mas a relação de ambas as sociedades são as mesmas, trabalhamos em prol de um grupo, pela proteção e sobrevivência.  Apesar de que nos tempos atuais isso não anda acontecendo com tanta freqüência não é? Precisamos urgentemente avaliar nossas relações em sociedade.

Outros artigos: