Layout


Layout é uma palavra que contém várias ramificações. A palavra tem origem inglesa e quer dizer design, arranjo, esquema, projeto ou plano.

Muitos setores utilizam a palavra layout, portanto vamos considerar nessa matéria quais são seus significados e como utilizar a palavra de forma correta.

Layout no design gráfico

Para profissionais do ramo da arte gráfica, layout nada mais é do que um esboço do projeto final. Um croqui, como muitas vezes é chamado. Geralmente, o layout gráfico define a estrutura de uma página na internet, revista ou jornal.

O layout no design gráfico é composto pelas características do produto final. É a espinha dorsal do projeto. Engloba:

  • Textos
  • Elementos gráficos
  • Imagens
  • Formatos
  • E tudo o que abrange a característica do projeto em relação ao espaço que será aficionado.

Geralmente, o layout é definido no inicio de qualquer projeto. O escopo de um blog, por exemplo, é definido antes de colocá-lo no ar. Todas as características desse blog, antes da exibição, recebem um layout, um rascunho de como vai ficar o produto final.

Layout na logística

No setor industrial, o layout determina como cada equipamento será posicionado. Além dos equipamentos, máquinas, ferramentas e mão de obra devem ser definidas quanto as suas posições finais.

O layout bem estruturado no chão de fábrica é importante até mesmo para os custos da empresa, já que objetos posicionados estrategicamente em lugares adequados pode significar redução de perda de tempo.

A estratégia de layout no posicionamento de recursos operacionais tem como principal objetivo aumentar a eficiência da produção em massa. O resultado é maior produtividade e menos gastos com horas perdidas.

Layout na computação

Qualquer pessoa responsável por alterar elementos padrões de uma página na web está modificando um layout. Um circuito integrado na placa mãe do computador também faz parte da definição de layout.

Profissionais que fazem desenhos em 2D ou 3D estão habituados a usar a palavra quando se referem ao escopo do projeto.

Em suma, layout pode ser a definição de qualquer construção onde existe um rascunho, um formato definido ou as instruções de como definir alguma coisa. Esse é o layout.

Projetos que necessitam de layout:

Projetos que necessitam de layout:

Como já mencionado, layout corresponde a tudo o que está em fase de construção, que ainda está sendo pré-definido ou que exige um rascunho do produto final. Entre os projetos que mais utilizam o layout, veja abaixo a lista das maiores utilizações de um rascunho, ou “leiaute” (forma aportuguesada de se referir à palavra).

  • Design das embalagens;
  • Web design (para quaisquer tipos de trabalhos voltados para a publicação na internet);
  • Branding (criação de uma identidade corporativa ou visual);
  • Design editorial (voltado para revistas, blogs, jornais e conteúdos escritos em geral);
  • Design de games (jogos online, vídeo games, jogos para computadores, etc);
  • Design digital;
  • Tipografia.
  • Sinalização;

Existe também a definição da palavra segundo dicionários da língua portuguesa. Afinal, a palavra “layout” é tão utilizada em nosso país que ganhou território em nossos dicionários. Acompanhe no tópico a seguir.

Definições de Layout segundo o dicionário online de Português

O dicionário online de Português definiu layout da seguinte forma:

Definição: Esboço do trabalho final a ser apresentado para a aprovação do cliente; anúncio apresentado antes de ser reproduzido que contém a organização dos aspectos mais importantes, como: títulos, ilustrações, fontes, diagramação.

[Por Extensão] Artes Gráficas. Design. Plano ou projeto gráfico.

[Por Extensão] A forma como alguma coisa está organizada num determinado espaço.

[Por Extensão] Forma de criação ou maneira de expor os aspectos mais importantes de alguma coisa.

[Gramática] Forma aportuguesada: leiaute.

Pronuncia-se: /leiaute/.

Etimologia (origem da palavra layout). Do inglês layout.

Sinônimos de Layout

Layout é sinônimo de: leiaute

Classe gramatical: substantivo masculino

Separação silábica: lay-out

Frases com a palavra layout:

“A verdade é que a gente não faz filhos. Só faz o layout. Eles mesmos fazem a arte-final”. (O Pensador)

“Com o suporte ficando cada vez mais pesado e o layout cheio de propagandas, os usuários migraram para o MSN Messenger”. (Folha de S.Paulo, 17/11/2009)

“O banco ouviu segmentos da sociedade, como deficientes visuais, onde avaliou qual era a dificuldade, então tudo isso serviu para inspirar a criação desse layout”, conclui. (Folha de S.Paulo, 03/02/2010).

“Se estiver com preguiça, clique em random comic layout para gerar uma cena aleatória automaticamente”. (Folha de S.Paulo, 07/11/2009).

Como é elaborado um layout para web?

De acordo com profissionais da área de web design, a elaboração do briefing, ou o esqueleto do projeto, é a definição do layout, em outras palavras. 

Existem layouts (ou leiautes) prontos na internet, porém, ao cobrar o valor, um web designer tem um trabalho e tanto para preparar tais layouts. Isso se dá porque eles atravessam a seguinte jornada antes de entregar um material pronto:

  1.  Pesquisa de concorrência: no esqueleto do projeto, o developer deve pesquisar as concorrências do cliente. Além disso, ele deve se preocupar com o publico alvo para desenvolver um layout atraente e que irá servir de isca para os clientes finais.
  2. Identidade visual: muitas vezes, o logo de uma marca pode estar pronto na internet, porém o desenvolvedor do layout do projeto deve escolher algo que tenha a ver com a identidade de seu cliente. Algo com a “personalidade” dele e do publico final.
  3. Criação: A partir desse processo, com o layout definido, aí sim o web designer parte para a criação e desenvolvimento do trabalho.
  4. Programação: A partir do momento que o rascunho foi desenhado, agora é hora de lapidá-lo. Esta é a parte da programação, que não deixa de ser um layout também. É nesse momento que o site vai sair do “papel” e se tornar acessível para o público.

Ou seja, dito de maneira simples, o layout é um diamante bruto. É como se fosse uma pérola dentro da concha. O trabalho antes da arte final. O design gráfico lapida esse diamante e encontra a pérola na concha, por assim dizer.

Feito isso, o projeto sai do rascunho e se torna arte final! Essa é a verdadeira denominação da palavra layout.

Veja também:


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.