Energia solar

Energia solar é um termo que se refere à energia proveniente da luz e do calor do Sol. É utilizada por meio de diferentes tecnologias em constante evolução, como o aquecimento solar, a energia solar fotovoltaica, a energia heliotérmica, a arquitetura solar e a fotossíntese artificial.


A energia solar vem da luz e calor do sol que pode ser aproveitada através de tecnologias como o aquecimento solar, energia solar fotovoltaica, energia heliotérmica e arquitetura solar.

A energia solar é uma fonte renovável e sustentável.

Benefícios da energia solar

  • É uma energia limpa sem danos para a natureza
  • Gera energia elétrica de forma renovável

Devido ao fato da energia solar obviamente não ser aproveitada em toda sua plenitude no período da noite.

Estão surgindo empresas trabalhando para criar equipamentos que deixem mais eficiente a captação desta energia sustentável.

A potência

A energia solar se sobrepõe a todas as outras formas de energia que para nós seres humanos, é inesgotável. Veja algumas tecnologias para captação dessa energia:

Energia solar fotovoltaica – conversão direta da radiação solar em energia elétrica

A energia fotovoltaica utiliza materiais semicondutores como o silício cristalino para converter a energia solar em energia elétrica.

A energias fotovoltaica existe há 100 anos, é utilizada para gerar energia elétrica em residência e indústrias. É preciso de um painel solar para proteção e durabilidade da energia solar. Os sistema de energia fotovoltaica é composto por painéis solares, sistema de fixação das placas solares, inversor solar, cabeamento e conectores.

  • Energia solar térmica: é um sistema que pode gerar energia térmica ou elétrica. A primeira instalação deste sistema foi em 1910, onde um motor foi alimentado por vapor produzido por aquecimento de água.
  • Energia solar heliotérmica: para obter esta energia são usados concentradores de energia como espelhos. Isto é para focar a energia em um ponto específico onde é aquecido a água para gerar o valor que irá alimentar uma turbina elétrica.
Lampada com Homem

Capturando a energia

  • Direto – este método precisa de uma etapa para capturar a energia solar. Temos o exemplo da energia solar fotovoltaica onde o sol atinge uma célula do painel solar, criando eletricidade.
  • Indireto – são os que precisam de duas ou mais etapas para gerar energia. Aqui temos como exemplo a energia heliotérmica.

Sistema passivo

Este sistema de energia é direto, como uma estufa que faz a transferência do calor do sol para o ar, mantendo o ambiente quente.

Sistema ativo

O sistema ativo funciona com ajuda de dispositivos mecânicos com o objetivo de potencializar a recepção da energia solar.

No meio ambiente

  • Um sistema fotovoltaico de 6 kWp vai evitar a emissão de gases poluentes no ar durante 30 anos, o que equivale a plantar árvores em uma extensão de 10 campos de futebol.
  • Economiza 6 piscinas olímpicas de água se comparando ao gasto de uma hidroelétrica.
  • Economia de 79 toneladas de carvão queimado
  • Economia de 500.00 km de um carro utilizando a gasolina.
  • O sistema fotovoltaico também economizaria r$ 250.000,00 reais no período de 30 anos.

Residências e indústrias

O painel fotovoltaico utilizado para gerar energia solar nos lares produz uma energia elétrica em corrente contínua. A energia gerada é conectada e distribuída através do quadro de luz.

Tudo que estiver conectado a uma tomada, vai utilizar esta energia gerada pelo painel. Se o gerador produzir energia a mais que o seu consumo, esta energia que sobra é jogada para a rede elétrica para serem utilizados à noite ou em períodos de pouco sol.

Outras sugestões de artigos:


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.