Força peso

A força peso (P) é um tipo de força que atua na direção vertical sob a atração da gravitação da Terra.


A força peso é quando a gravidade usa sua aceleração para fazer com que os corpos se aproximem em relação a superfície, isto em movimento vertical.

Aplicando isto com a 2ª Lei de Newton, se um corpo de massa, tem uma aceleração da sua gravidade, quando aplicada à ele, o princípio fundamental da dinâmica poderemos dizer que:

F = mg

Esta força é chamada de Força Peso:

P = mg

O peso de um corpo significa a fora da terra quando o atrai. Pode ser variável quando houver mudança da gravidade, ou seja, quando não estamos tão próximos da terra. Mas a massa do corpo é constante não tendo variação.

A indústria utiliza a unidade para medição de kilograma-força:

1 kgf é o peso de um corpo de massa 1 kg que foi submetido a uma aceleração de gravidade de 9,8m/S(2):

P = mg

1kgf = 1 kg. 9,8/S(2)

1kgf = 9,8kg.m/S(2) = 9,8N

Também existe outra força que atua na direção vertical chamada de Força Normal. Esta força acontece pela superfície sobre o corpo. Ela é identificada quando em sua resistência sofre deformação devido ao peso do corpo.

A força age no sentido perpendicular à superfície, diferente da Força Peso que sempre atua no sentido vertical. Em um corpo sob uma superfície plano, é possível notar as duas forças atuando.

Para que o corpo se mantenha em equilíbrio na vertical, sem nenhuma alteração, é preciso que as forças normal e de peso sejam idênticas, em sentidos opostos elas se anulam.

Aula sobre a Força Peso

Outros artigos que recomendamos:


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.