Ícone do site Educação e Transformação

Ginástica Laboral

Ginástica Laboral

Ginástica Laboral

ginástica laboral é um conjunto de práticas esportivas praticadas com a finalidade de evitar patologias e problemas de saúde relacionados ao ambiente de trabalho e às atividades laborais, motivando os trabalhadores a realizar exercícios físicos e diminuindo o stress. A ginástica laboral é frequentemente praticada no próprio ambiente de trabalho, e tem uma duração baixa, de no máximo uma hora.

Estas práticas podem ser realizadas diariamente e sua frequência varia com a disponibilidade dos profissionais e do local disponibilizados pela empresa.

Com a popularização desta ginástica, gestores e empresários perceberam que a melhoria da qualidade de vida e da satisfação no trabalho aumentava a produtividade dos funcionários, e consequentemente, da empresa como um todo. Houve, então uma mudança de prioridades das empresas, que passaram e se preocupar mais com o ambiente de trabalho que proporcionavam aos seus colaboradores.

Recomendamos também: Ginástica artística.

História da Ginástica Laboral

Este conjunto de atividades físicas surgiu na Europa, na década de 1920, após a Revolução Industrial, com a consolidação de um novo sistema de produção em escala.

Quando a laboral foi criada, era chama de “Ginástica de Pausa”, e era começou a se popularizar nas fábricas polonesas e russas.

Ao final da década de 1920, as indústrias japonesas assimilaram essas práticas e seus gestores perceberam seus benefícios, como a redução do desgaste físico e mental dos funcionários, aumentando a produtividade dos mesmos.

Em 1968, esta prática foi implementada nos Estados Unidos, ganhando grande visibilidade.

Esta prática chegou ao Brasil no ano de 1901. A primeira instituição brasileira a proporcionar sessões de ginástica laboral aos seus trabalhadores foi a Fábrica de Tecidos Bangu.

Atualmente, praticar ginástica laboral se tornou uma prática comum e popular em muitas empresas, que se preocupam com promover o bem-estar de seus funcionários, assim como promover a interação entre os mesmos, se tornando parte das diretrizes administrativas de muitas empresas.

A implementação de um programa de ginástica laboral também está relacionada à valorização dos colaboradores, o interesse da empresa pela saúde de seus colaboradores, à valorização de um trabalho realizado com qualidade, à prevenção de doenças e à construção de um bom ambiente de trabalho.

Assim, a ginástica laboral está relacionada também à qualidade de vida, à manutenção da saúde e à diminuição do desgaste causado pelo trabalho.

Tipos de ginástica laboral

A ginástica laboral pode ser classificada de acordo com os objetivos dos exercícios e de acordo com a necessidade dos trabalhadores:

Pode-se classificar as modalidades da ginástica laboral de acordo com o horário de realização dos exercícios:

Principais benefícios da ginástica laboral:

Veja mais:

Sair da versão mobile