<

Sistema Locomotor


O Sistema Locomotor, denominado também de sistema esquelético, tem como função principal de proteger e sustentar órgãos internos do nosso corpo, apenas sendo umas das principais funções do seu funcionamento no corpo humano.

Características dos Sistema Locomotor

Sabe todos os movimentos que conseguimos realizar no dia a dia, movimentos esses considerados simples e fácil? Todo esse movimento faz parte do sistema esquelético e muscular, que são partes do sistema locomotor, o nosso corpo é formado por ossos, articulações e músculos esqueléticos, imagina se a gente tivesse nenhuma dessas composições? Seriamos uma espécie de gelatina grudenta, uma imagem nada agradável, não é?

As articulações são parte do corpo humano que propicia os movimentos, as mesmas permitem o deslocamento dos movimentos, e outros não, como os ossos do crânio.  A união do locomotor, como mencionado, funciona através da união de 3 sistemas, sistema esquelético, muscular, e sistema nervoso.

As principais funções do sistema esquelético é dar sustentação, propiciar o formato do corpo, proteção de órgãos vitais (pulmão, coração, cérebro) e é um grande armazenamento de cálcio e fósforo, o sistema locomotor, na parte esquelética, é composta por ossos e cartilagens. Os ossos do nosso corpo são divididos em três partes: cabeça, tronco, ossos dos membros inferiores e superiores, os ossos podem ser de vários formatos, como longos, chatos, curtos, irregulares

Longos: São ossos que geralmente tem o cumprimento largo, excedendo a largura e espessura, temos como exemplo o úmero, radio fêmur, tíbia e entre outros. É um tecido compacto, esse osso compacto proporciona resistência ao osso longo, pode apresentar em sua conjuntura óssea as epífises, que são estruturas cobertas por cartilagem e estão presentes nas extremidades do osso, e o periósteo, revestimento externo do osso, e por ultimo a diáfise e canal ósseo, encontrada na medula óssea.

Kit de Alfabetização Só Escola

Chatos: São ossos pequenos em comparação com os outros, são existente no sistema apendicular, temos como exemplo os ossos omoplata e abobada craniana.

Curtos: São encontrados em mãos, pés, e joelhos, suas dimensões, ou seja, o tamanho é semelhante, a camada do osso compacto é fina, o tecido ósseo é recoberto por tecido trabécular, tem como principal objetivo absorver os choques

Irregulares: Os ossos irregulares, como o próprio nome já diz, são ossos com estrutura bem complexa, são encontrados nas vértebras, mandíbulas e osso temporal, ossículos da orelha, não tem uma forma geométrica especifica.

Nos ossos, existem as cartilagens, a mesma tem como função de proteger contra atritos entre os ossos, pois os atritos ocasionam desgaste na estrutura óssea, há também os ligamentos, estão presentes nas articulações, tem como função prender os tecidos ósseos.

Segue a imagem do sistema esquelético:

Sistema esquelético
Sistema esquelético

Podemos dividir o esqueleto em dois conjuntos ósseos, esqueleto axial, esqueleto apendicular:

Esqueleto axial: O esqueleto axial são os ossos da cabeça, coluna vertebral e caixa torácica, é constituído por 22 ossos no crânio e 33 na coluna vertebral, intercaladas por discos intervertebrais, são elas: vértebras cervicais, dorsais, lombares, sacrais e por ultimo coccígea. Tem como função proteger o organismo e o sistema nervoso central, no total é constituído por 80 ossos.

Esqueleto Apendicular: São os ossos da perna e dos braços, que são os membros inferiores e superiores, tem como principal função dar sustentação ao corpo e movimentação é divida entre membros e cinturas articulares.

Recomendamos também: Entropia.

Divisão dos Músculos

O sistema muscular é formado por músculos, são capazes de produzir movimento, podem contrair e relaxar sem quebrar, são elásticos, protege os órgãos. Os sistemas musculares com o sistema ósseo juntos formam fibras que chamadas tendões, a união desse sistema com o sistema nervoso, possibilita os movimentos de mais de 600 músculos.

Os órgãos dos músculos podem ser divididos em liso, estriado cardíaco, estriado esquelético:

Músculo Liso: O músculo liso é formado em sua conjuntura por células longas e lisas, são revestidas por filamentos de proteína, esse filamento é chamado de endomisio pode também ser chamado de tecido muscular não estriado e tecido muscular visceral, essa espécie de músculo é encontrado nas paredes dos órgãos ocos, ou seja, vasos sanguíneos, artérias, bexiga, estomago, útero, diferentemente dos outros músculos, não apresenta em sua base estrias transversais, mas, também como o músculo cardíaco, apresenta movimentos de modo involuntário e contratação lenta em comparação a fibra esquelética.

O Músculo liso pode agir no organismo de diversas maneiras:

  • Ele é um ótimo apoio na hora do parto, ou seja, ajuda na contratação do útero para a saída do bebe
  • Ótimo regulador do fluxo do sangue através dos vasos sanguíneos e também no fluxo de ar dos pulmões
  • Regulamentador do diâmetro da pupila impede que luzes fortes entrem diretamente em contato com os nossos olhos

O músculo liso pode ser manter contraído por muito tempo

Músculo estriado cardíaco: O músculo cardíaco é formado por células individuas, elas são denominadas de cardiomiócritos, esse tipo de músculo ocorre principalmente no miocárdico, vamos conferir as principais características?

  • Sabe os batimentos do nosso coração? Esses batimentos são feitos pelo músculo cardíaco, é um processo involuntário, ou seja, não depende da nossa vontade, ela simplesmente acontece, são contrações rítmicas
  • As contrações acontecem através de um processo das células musculares, os discos intercalares funcionam como uma conexão elétrica nas células, essas células são bem unidas e ramificadas, essa conexão estimula todas as células, com isso o coração se contrai, pois é um estimulo recebido é muito forte.
  • Isso acontece pelo fato das células possuírem em sua estrutura a auto-estimulação, as mesmas são encontradas no endorcádio.
  • O sistema nervoso regula o ritmo dos batimentos cardíacos, isso acontece diante das necessidades que o organismo do nosso corpo apresenta

E por último:

Tecido muscular esquelético:

Essa musculatura se encontra recoberta pelo sistema do esqueleto, e interligada aos ossos, ou seja, presa ao tecido ósseo, por esse fato é denominada de tecido muscular esquelético, esse tipo de tecido são encontrados principalmente em vertebrados, diferentemente dos outros tecidos, esse tecido muscular tem a contração voluntaria, ou seja, depende do individuo para realizar ou não:

  • Na musculatura esquelética em sua estrutura há as células satélites, sabe quando nos machucamos e ocorrem lesões? A mesma é responsável pela regeneração do músculo
  • Outro fator importante envolve os exercícios, você que está lutando pra ganhar músculos e mais músculos nos exercícios físicos, talvez não saiba que isso ocorre na estimulação das células musculares, elas produzem miofibrilas, que são filamentos de proteínas contrateis, esse processo é que dá o aumento da célula, consequentemente resultando no aumento do músculo
  • É constituinte da grande massa muscular do corpo e suas extremidades são afiadas

____

Sistema Locomotor: Sistema Ósseo e Sistema Muscular

Outros artigos: