<

Pinocitose


A pinocitose faz parte de um processo denominado de endocitose, tem como função absorver líquido de fluidos por células vivas através da membrana plasmática, vamos conhecer um pouco mais desse processo?

PINOCITOSE, COMO FUNCIONA?

As células contem substancias que são de extrema importância para o seu funcionamento, para isso ocorrer de forma adequada é necessário que esse processo ocorra de formas diferentes.

A difusão, por exemplo, é uma espécie de entrada para a água e solutos na célula, já as outras substancias podem ocorrer através de processos ativos e entre outros.

Há casos especiais em que as substancias entram nas células através de vesículas no seu processo de formação, essa ação se origina através da membrana plasmática da célula, todo esse processo faz parte da ação da endocitose:

Antes de especificar o que é a endocitose e seus processos é importante salientar o que é a membrana plasmática para compreender melhor o assunto:

A Membrana Plasmática tem várias funções de extrema importância na célula, como a proteção, delimitação da célula, e controle de transporte de substancias através de sua membrana, a mesma controla tudo que entra e sai de dentro da mesma, a endocitose, como mencionada é o transporte de substancias através da membrana.

Veja também: Glicólise

ENDOCITOSE E SEUS PROCESSOS:

Endocitose (endo =para dentro), ou seja, para dentro da célula, pode ser dividida em três tipos: Fagocitose, pinocitose, e endocitose mediada por um receptor:

A Fagocitose e a Penocitose são dois processos que fazem parte do transporte de células, são transportes de macromoléculas, grandes proteínas, ou seja, grandes massas para dentro da célula a mesma para receber essa substancia precisa ser transformada, essa transformação é a modulação da célula, chamada de invaginação, esse processo de invaginação engloba todas as substancias jogando-as para dentro da célula entrando como uma vesícula em torno da mesma.

A diferença entre elas nessa ação é que a Fagocitose é uma molécula solida e Pinocitose é uma molécula liquida, dissolvida na água, lembra um lipídio saturado.

Para ficar mais fácil o entendimento, sempre que falarmos de pinocitose podemos lembrar-nos da pinga, pino, ou seja, um liquido,e fago ( comer)

 Vamos observar como elas agem separadamente?

As partículas da Fagocitose são grandes, a célula para englobar esse alimento realiza projeções na membrana plasmática, para englobar esse alimento é denominado de pseudópodes, o mesmo tem a função de locomoção e captura de alimento, nesse processo a estrutura citoplástica da célula envolve a partícula, conseguindo fundir através da membrana formando uma vesícula no interior da célula, essa vesícula é chamada de fagossomo

Já pinocitose, é o englobamento de partículas pequenas, diferentemente da fagocitose, é criada uma espécie de canal, onde o alimento desce por esse canal da membrana e é englobado.

Possuem de igualdade é quem ambas em seu processo formam vesículas.

Endocitose mediada por um receptor: É chamada de receptor quando a invaginação da membrana desencadeia uma substancia constituinte especifica da mesma, sendo uma ação da endocitose mediada ou constituinte receptor, para haver a entrada da substancia é preciso que se tenham receptores específicos ou solutos, ligando os mesmo nas membranas plasmáticas. A imagem a seguir facilita o entendimento de todo processo:

Pinocitose: Endocitose

O que acontece com essas membranas? Ambas são digeridas através das vesículas que são produzidas através da célula como vimos no processo, é chamado de lisossomo, as enzimas do lisossomo digerem o material que foi fagossitado ou pinocitado.

Outros artigos:


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.